NEWS!

The Umbrella Academy: A Febre do Momento

The Umbrella Academy: A Febre do Momento

Olá, Queridos Leitores. Nos últimos 15 dias, vi meu filho muito interessado em uma série que chegou à Netflix e acabei descobrindo que virou uma “febre”. Eu diria que faz mais entre o público mais jovem, mas não vou generalizar. Estou falando da série “The Umbrella Academy”. Vamos conhecê-la?

Cuidado! Prometo que tentarei não dar spoilers, mas se acontecer, me perdoem desde já.

The Umbrella Academy é uma série de televisão americana, adaptada da série de quadrinhos com o mesmo nome, criada por Gerard Way e o quadrinista brasileiro Gabriel Bá, a qual foi publicada pela Dark Horse Comics. Aqui, no Brasil, foi publicada pela editora Devir. A série de televisão teve sua estreia em 15 de fevereiro de 2019, na Netflix.

A história principal da série The Umbrella Academy se passa em um mundo totalmente alternativo, onde o Presidente Kennedy não foi assassinado e claro, os fatos seguintes sofreram alterações por consequência.

Em meio a um mundo caótico, no ano de 1989, 43 mulheres tiveram filhos sem, aparentemente, estarem grávidas, fato que chamou a atenção do milionário excêntrico Sir Reginald Hargreeves, o qual busca adotar todas elas ou o máximo delas que conseguir.

Ele consegue adotar 7 dessas crianças e começa um treinamento para que elas estejam sempre aptas a passar por qualquer situação, incluindo o combate ao crime e porque não, salvar o mundo se for preciso.  Porém, esse treinamento faz com que elas se tornem distantes da própria família e até mesmo uns dos outros, afastando-os por um longo período.

O que os reúne novamente é o falecimento de seu pai, o milionário, porém, as circunstâncias de tal acontecimento são peculiares e misteriosas. O que essas crianças, agora adultos, não esperavam é o reaparecimento de um de seus irmãos, desaparecido há 17 anos, que traz consigo a notícia de um inevitável apocalipse.

Agora, eles se encontram em uma situação a qual serão forçados a enfrentarem suas diferenças e trabalharem juntos.

A série é cheia de emoções, desde o início, conflitos mal resolvidos ou não-resolvidos, traumas que voltam para assombrar a vida de nossos protagonistas, vêm de encontro à notícia do falecimento do patriarca da família, fazendo com que as emoções fiquem à flor da pele, afetando os acontecimentos no tempo e espaço da história.

Segue abaixo, o trailer oficial da série. Está com o áudio original, sem legendas, mas muito simples de compreender. Olhem só:

A Crítica

A série, apesar de premiada, recebeu duras críticas. Seu começo foi eletrizante, imperando o tom excêntrico de forma marcante, apresentando cada um dos irmãos, suas falhas e personalidades bem definidas, seus relacionamentos com o pai de forma individual e ao mesmo tempo o relacionamento  o grupo, na própria academia. Todos os personagens são “fragmentados”, com traumas de infância, com consequências causadas por seus super poderes.

Somando isso a alguns elementos bizarros e extravagantes, como o macaco mordomo e a “mãe” que é um robô, fica clara a proposta extravagante da série. Porém, segundo alguns críticos, conforme a temporada avança, a série acaba caindo na mesmice convencional, com os personagens engessados uns aos outros e dessa forma, tornando alguns acontecimentos previsíveis.

Os personagens são ricos em peculiaridades a serem exploradas, porém, a preocupação da série em focar no apocalipse inevitável, faz com que a abordagem sobre esses personagens seja feita de maneira rasa.

A própria atmosfera excêntrica e a profundidade dos superpoderes dos irmãos, poderiam levar ao acontecimento do apocalipse, porém a série seguiu um caminho mais seguro, ao invés de se arriscar em um desconhecido.

Expectativas e frustrações a parte, a trilha sonora da série encaixou muito bem com as mais variadas cenas, sejam elas eletrizantes ou não. Mesmo que às vezes a cena em questão não seja tão bem produzida, algumas se encaixaram perfeitamente com sua trilha, criando momentos inesquecíveis.

Personagens

1) Spaceboy ou Luther: possui uma super-força e é o líder da equipe. Sempre sonhou em ir para o espaço e, quando atingiu uma certa idade, seu pai realmente o envia para lá. Porém, sofre um acidente que destrói seu corpo e é acoplado a um corpo de gorila. Possui uma fidelidade “irritante” ao pai.

Luther - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

2) Kraken ou Diego: rebelde e imprudente, pode prender a respiração por tempo indeterminado. Além disso, é muito habilidoso com as facas. Possui uma certa rivalidade com Luther e uma certa paixão escondida por sua irmã adotiva, Vanya.

Diego - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

3) Rumor ou Allison: vaidosa ao extremo, consegue alterar a realidade ao mentir. Divorciada, mãe da pequena Claire que acaba ficando com o pai, ela tem uma forte ligação romântica com seu irmão adotivo, Luther. Porém, nada é consumado entre eles. Sua mão esquerda é cibernética, embora não pareça.

Allison - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

4) Séance ou Klaus: possui uma certa morbidez e insegurança. Possui poderes de levitação, telecinese e consegue se comunicar com os mortos, porém somente quando está descalço. Faz uso de drogas e já foi morto uma vez, mas rejeitado tanto no Céu, quanto no Inferno.

Klaus - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

5) The Boy: podemos dizer que este personagem tem 50 anos, mas está preso a um corpo de 10 anos. Isso porque ele viajou no tempo, após discutir com seu pai adotivo, mesmo sendo alertado de que poderia nunca mais voltar. Ele passou vários anos tentando sair do mundo apocalíptico em que viveu e quando conseguiu, seus irmãos já estavam beirando os 30 anos. Seu corpo não apresenta sinais de envelhecimento, então ele “estacionou” no tempo. Age como adulto: fala palavrão e é viciado em café.

Este personagem é bem interessante, pois possui o DNA dos melhores assassinos da história. Durante sua tentativa de retorno, trabalhou com os Temps Aeternalis (organização que assegura que tudo aconteça da maneira que deve acontecer), com quem aprendeu a dar micro-pulos no tempo.

The boy - The Umbrella Academy: A Febre do Momento
The Umbrella Academy

6) Horror ou Ben: é um personagem que logo no início, já está morto. Possuído por “monstros”, suas aparições são marcadas com tentáculos aparecendo de seu “torso”. A estátua, na entrada da academia, é em sua homenagem.

Ben - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

7) Violino Branco ou Vanya: apesar de ser a personagem mais poderosa da Academia, também é a mais distante. Conhecida pela sua paixão pelo violino, um livro escrito por ela e também por ter se desligado da Academia, com o passar dos anos, por escolha própria. Consegue emitir ondas poderosíssimas, usando seu violino.

Vanya - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

8) Monóculo: o pai, Sir Reginald Hargreeves, é um alienígena disfarçado, que trouxe grandes mudanças à humanidade com suas invenções. Vencedor do prêmio Nobel por seu trabalho no aperfeiçoamento cerebral de chimpanzés, sempre foi muito duro e frio no treinamento das crianças adotadas, causando mágoas e sendo lembrado como um pai horrível.

Monóculo - The Umbrella Academy: A Febre do Momento

Existem outros personagens mais irrelevantes, como o chimpanzé falante Pogo, a “mãe” robô, que é uma figura similar à esposa do milionário, mais parecida com um manequim do que qualquer outra coisa, o Inspetor Lupo, amigo da Umbrella Academy e muitos outros.

A 1ª temporada da série contém 10 episódios e encontra-se disponível na Netflix. Não é meu estilo de série favorito, mas gostei do que vi. Recomendo a vocês que assistam. A segunda temporada ainda não foi confirmada, mas acredita-se que será lançada no começo de 2020. O que será que estará reservado aos fãs?

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário