NEWS!

Tekken 8: Combate Com Muita Pancadaria

Tekken 8: Combate Com Muita Pancadaria

O maior desafio do Tekken 8 é construir sobre uma experiência de jogo de luta que foi refinada quase à perfeição ao longo de mais de oito anos, sem parecer que está revisitando terreno antigo ou desestabilizando desnecessariamente os fundamentos estabelecidos por seu predecessor. Felizmente, é um desafio que a desenvolvedora Bandai Namco enfrenta ao introduzir um sistema de luta aprimorado focado na agressividade, um impressionante elenco de 32 lutadores e uma das experiências online mais sólidas em um jogo de luta.

O principal atrativo do Tekken 8 é o sistema Heat, que representa uma novidade em uma mecânica de combate já satisfatória. Certos movimentos no repertório de cada lutador emitem uma explosão de energia branca no contato, que por sua vez ativa uma aura dessa mesma energia ao redor dos membros do personagem. Enquanto nesse estado, os personagens podem causar mais dano quando bloqueados, ter acesso a um rápido Heat Dash ou a um poderoso Heat Smash, e receber alguns benefícios exclusivos dependendo do personagem. Claudio, por exemplo, ganha acesso a ataques aprimorados e poderosos Starburst enquanto o Heat está ativo, enquanto Leroy pode adicionar tempo ao seu medidor de Heat sempre que usa um de seus ataques únicos de parry ou reversão, mantendo-se potencializado por mais tempo.

Embora possa ser fácil pensar nisso como um mecanismo de recuperação, possui utilidade estratégica e versatilidade muito maiores, o que significa que pode ser usado tanto para um ataque agressivo quanto como um último recurso.

Isso faz com que cada batalha pareça uma verdadeira pancadaria, o que considero uma mudança refrescante para a franquia. O Tekken sempre foi bom em acelerar a adrenalina durante uma partida através do básico de trocar socos, mas as oscilações no momentum que uma ativação perfeitamente cronometrada do Heat pode causar aumentam significativamente a emoção tanto para os jogadores quanto para os espectadores. Importante ressaltar que o novo sistema Heat não abre caminho para o simples apertar desenfreado de botões para impor a agressão. Embora seja certamente possível vencer uma ou duas lutas esmagando botões, jogadores que preferem esperar o momento oportuno para atacar frequentemente sairão por cima, e, de maneira brutal e cinematográfica, talvez precisem fazer alguns ajustes para lidar com aqueles que apertam botões de forma descontrolada.

Os ataques Heat Smash são alguns dos mais vistosos de todo o jogo. Eles são semelhantes aos Rage Arts, onde o movimento super de uso único disponível apenas em momentos críticos de saúde, mas não exigem mais que você espere até estar perto da morte para usá-los, podendo ser estrategicamente empregados a qualquer momento, em vez de serem comparados a um mecanismo de recuperação usado em momentos desesperadores e graves. Eles também injetam mais da personalidade do Tekken em cada luta; um dos meus Heat Smashes favoritos pertence a Kuma, o enorme urso marrom, que espanca seu oponente com um peixe absurdamente grande, apenas para que o peixe fique desesperadamente dando saltos pela arena pelo restante da rodada. É um movimento poderoso com uma execução engraçada no final, e sempre vou apreciar isso.

Kuma é apenas um membro de um robusto elenco de personagens disponível ao iniciar o jogo, e há variedade suficiente entre os 32 personagens para que cada um se destaque visual e jogavelmente à sua maneira. Kuma e Panda se destacam imediatamente, pois ambos são ursos gigantes bípedes, o que é difícil de ignorar, mas a androide Alisa e sua cabeça removível, os ataques e movimentos de aranha da misteriosa Safina, e os olhos vermelhos penetrantes e a incrível armadura azul do samurai Yoshimitsu são alguns dos meus novos designs favoritos para os personagens que retornaram.

O novo sistema Heat oferece muito aos jogadores novos e veteranos de Tekken, e a ameaça de uma mudança drástica no curso de uma batalha com o simples toque de um botão cria momentos tensos e floreios satisfatórios quando bem-sucedidos.

Entrando para o elenco estão três novos rostos, e todos os três são incrivelmente divertidos de jogar de maneiras diferentes. Azucena está sempre em movimento, condizente com sua persona de “Rainha do Café”. Ela pode esquivar-se habilmente de ataques e golpear enquanto um oponente está exposto para desferir ataques retaliativos prejudiciais. Victor é um agente especial calmo e coletado que empunha um arsenal de armas futurísticas enquanto se teletransporta pelo ringue. No entanto, meu favorito dos três é Reina, que não apenas faz referência a um dos patriarcas da franquia, mas também adiciona uma nova camada de intriga ao modo história. Ela golpeia como um caminhão, com chutes giratórios chamativos e combos de socos eletrizantes que causam um estrondo.

Enquanto os novos personagens oferecem maneiras únicas de lutar, o elenco que retorna também possui muitos novos movimentos para você aprender. Veteranos do Tekken encontrarão habilidades e combos divertidos e interessantes que não estavam presentes antes, o que significa que todos no elenco têm uma nova curva de aprendizado para explorar. Eu tenho jogado principalmente com o lutador profissional King desde o Tekken 2. Se você está familiarizado com a luta profissional, dê uma olhada nas três primeiras letras de cada palavra no nome do movimento, e você pode adivinhar o que acontece. Melhor ainda, todos no elenco têm movimentos igualmente emocionantes como esse, e eles são muito divertidos de descobrir e implementar em suas estratégias de jogos anteriores.

Cada lutador também possui uma variedade de opções de personalização para escolher, permitindo ajustar seu lutador favorito ao seu gosto. Camisetas, jaquetas, bonés e muito mais podem ser ajustados a um personagem ou comprados com moeda do jogo que, felizmente, é bastante abundante. Embora haja um número finito de itens para cada personagem, misturar e combinar proporciona mais liberdade criativa do que eu esperava, e criei visuais realmente legais, assim como alguns engraçados. A ideia de Kazuya Mishima, o temível vilão principal do jogo, entrando em batalha contra Jin com uma camiseta no estilo Freddy Krueger enquanto usa um cone de trânsito na cabeça nunca deixa de me fazer rir.

Tekken 8 oferece uma impressionante variedade de modos, que vão desde batalhas padrão até algumas variações mais incomuns. O jogo online será o ponto principal do jogo, e o Tekken Fight Lounge é o ponto central de tudo isso.

Claro, nada disso importa se as partidas online não tiverem conexões estáveis, e fico feliz em informar que, na maioria das partidas que joguei online não experimentei nenhum lag, interrupções ou problemas técnicos. Apenas uma vez a ação parou, mas rapidamente foi retomada e não teve mais problemas. Os frames de rollback são facilmente visíveis na parte inferior direita da tela, então sempre sei como minhas partidas estão se saindo em tempo real. O jogo online foi um foco chave para meus testes no Tekken 8, e embora eu reconheça que este foi um número limitado de jogadores, estou muito satisfeito com os resultados até agora. 

Aqueles que não querem se aventurar online têm muitas maneiras de continuar lutando offline. Existem partidas padrão contra a inteligência artificial ou contra outros jogadores locais, por exemplo. O Tekken Ball, um jogo lateral bobo que mistura Tekken com vôlei, é uma pausa divertida da ação normal, embora a física da bola às vezes torne a experiência mais frustrante do que deveria. O modo de treinamento também é interessante, graças a uma ampla variedade de ferramentas que expõem dados de frames, detalham movimentos e exploram outros elementos que aprofundam a compreensão do jogador sobre o jogo.

O modo de jogador único mais fraco é chamado de Histórias dos Personagens. Aqui, você escolhe um personagem, assiste a uma breve introdução desse personagem e, em seguida, luta contra cinco oponentes predeterminados, um após o outro, no mesmo palco. Uma vez que todos os cinco oponentes são derrotados, há uma cena com o personagem e você é lançado de volta à seleção de personagens. As cenas finais são legais, mas todo o modo parece meio incompleto, como se fosse uma ideia tardia. Isso é o mais próximo que o Tekken 8 chega de um tradicional modo “arcade” dos jogos anteriores, e deixa muito a desejar.

Os testes continuarão assim que os servidores online estiverem disponíveis para o público no lançamento, e esta análise será atualizada e finalizada nos dias seguintes.

Apesar das questões com as Histórias dos Personagens, a preparação para o Tekken 8 focou intensamente no conflito entre Kazuya Mishima e seu filho, Jin Kazama, e esse conflito serve como base para o maior modo para um jogador do jogo, O Despertar das Trevas. Este modo de história de três horas se desenrola ao longo de 15 capítulos, e embora a árvore genealógica da família Mishima e o Gene Devil que percorre a narrativa sejam o ponto focal, os jogadores não estão limitados a jogar como Jin. Algumas missões permitem que você assuma o controle de outros personagens para variar um pouco; um capítulo até envolve jogar uma rodada inteira de um suporte de torneio escolhendo um personagem em cada confronto.

A Busca no Fliperama, uma jornada fofa de fãs de Tekken jogando o último jogo em seus fliperamas locais, também está disponível como uma oferta complementar ao outro modo para um jogador, e, ao contrário da história centrada em Jin, permite que os jogadores escolham quem quiserem. Não apenas isso, mas ensina certos combos e truques para o personagem selecionado, enquanto também adiciona movimentos para experimentar durante cada partida, promovendo um processo de aprendizado.

Ao começar a Busca no Fliperama, você recebe um avatar. Cada avatar pode ser personalizado da cabeça aos pés, com opções para pele, cabelo, roupas, acessórios e muito mais. Começa com um visual simples, mas logo estará usando uma camisa vermelha com bolinhas brancas brilhantes e carregando um troféu feito de punhos dourados. Juntamente com as personalizações dos personagens, isso proporciona uma grande sensação de propriedade sobre a aparência das pessoas que estou controlando no Tekken 8, o que é uma maneira agradável de envolver ainda mais os jogadores no jogo.

Um novo sistema de luta agressivo e um elenco diversificado de personagens fazem do Tekken 8 um golpe poderoso.

A Busca no Fliperama serve como um tutorial expandido de certa forma, tanto no Tekken 8 quanto na cena de jogos de luta que o rodeia. É verdade que a maioria do diálogo entre os avatares é mais dramático do que você ouviria em um fliperama local, e muito menos explícito, sejamos honestos, mas captura bem a essência de se encontrar e jogar pessoalmente. Além disso, ao ser concluído, leva o jogador diretamente para o Tekken Fight Lounge, onde jogadores do mundo real estarão esperando, sendo um excelente momento de “as rodinhas de treinamento estão saindo”.

Por fim, oito anos após o lançamento original de seu predecessor nos fliperamas, Tekken 8 chegou, trazendo consigo a intensidade para corresponder à longa espera. O Sistema Heat é uma adição empolgante às mecânicas de luta marcadas por movimentos chamativos e várias maneiras de usá-los. O elenco é profundo e variado, oferecendo algo para todos. Tanto os jogadores offline quanto os online encontrarão muitas coisas para fazer, e as opções de personalização adicionam um toque pessoal. Tekken 8 está preparado para mais uma década de sucesso.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário