NEWS!

Plenitude e Equilíbrio Através de Mindfulness

Plenitude e Equilíbrio Através de Mindfulness

Olá, queridos leitores. Vocês já ouviram falar em uma técnica chamada Mindfulness? Não? O nosso assunto de hoje é justamente sobre esse assunto. Vamos conhecer um pouquinho?

Pode ser que em algum momento você, leitor, já tenha ouvido falar sobre esse tema, mas não está recordando em que ocasião ou não sabe exatamente o que significa.  Para que vocês entendam o significado desse termo, vou explicar um pouquinho sobre a origem dele.

A origem do Mindfulness se deu em 1979, na Universidade de Massachusetts, Boston, EUA, graças a um professor da Escola de Medicina, Jon Kabat-Zinn, responsável pelo primeiro programa que criou essa técnica.

O termo Mindfulness é a junção de duas palavras: Mind (mente) e fulness (plenitude). Assim, o termo tem alguns significados semelhantes: “plenitude da mente”, “atenção plena”, entre outros.

Seja qual for o tema, a ideia do conceito é a mesma: capacidade de estar completamente concentrado e atento ao momento.

Jon é cientista renomado e budista. Todo seu conhecimento serviu de apoio e inspiração para que ele resolvesse adotar o método da consciência plena, Mindfulness, como forma de tratamento no hospital da cidade. Para as pessoas com problemas de estresse e dores crônicas, os resultados foram extremamente positivos, pois até então, os tratamentos convencionais não tinham alcançado nenhum resultado.

A partir desse resultado positivo, Mindfulness começou a ser reconhecido no mundo inteiro. Sem qualquer tipo de vinculação à religião nenhuma, o método começou a ser utilizado para promover qualidade de vida aos pacientes. O mais interessante é que a técnica não se manteve somente nas instituições de cuidados à saúde, mas empresas e instituições educacionais passaram a adotar a técnica também.

Olhem que interessante: quantas vezes você já fez algo por rotina, sem perceber direito o que está fazendo? Ou já se esqueceu de algo por distração ou por estar envolvido em alguma outra situação?

Isso, entre outros pontos, prova que vivemos de forma automática, sem nos concentrarmos no que realmente precisamos fazer.

Observem abaixo, o vídeo do canal Yoga para Você, onde é ensinado a prática de Mindfulness em 5 minutos. Espero que gostem!

Mesmo após tanto tempo, a técnica continua fazendo sucesso e surtindo os mais variados resultados. Como a aplicação é individual, é muito difícil relacionar todos os resultados, pois varia de pessoa para pessoa. Mas, alguns estudiosos relacionaram os mais comuns:

  • Redução de dores físicas e emocionais e a melhora na capacidade de enfrentá-las;
  • Redução do envelhecimento natural das células;
  • Aumento da massa cinzenta no cérebro, justamente nas regiões ligadas ao raciocínio, atenção, bem-estar, memória, etc.
  • Redução da massa cinzenta em áreas ligadas à ansiedade e ao medo;
  • Melhora no Sistema Imunológico e redução e inflamações;
  • Apoio ao tratamento de insônia, diabetes, depressão, obesidade, etc.
  • Melhora da Inteligência Emocional e dos relacionamentos no dia-a-dia;
  • Melhora de algumas habilidades, como resiliência, criatividade, etc.

Em todos os casos analisados, nada foi usado em conjunto, apenas foi trabalho a respiração e a meditação. Em alguns casos, os resultados avaliados foram obtidos em alguns grupos de terapia.

Mindfulness nas Escolas

Todos sabemos que as escolas, no Brasil e no mundo enfrentam o grande desafio de irem além do ensino teórico no papel e criar crianças e jovens com habilidades que promovam seu bem-estar e desenvolvimento enquanto cidadãos, já que o ambiente escolar é ideal e estratégico para isso.

Por esse motivo se faz tão necessário o preparo sócio-emocional dos professores, colaboradores, pais e alunos. Cada vez mais, as escolas têm procurado a ajuda de programas que utilizam Mindfulness, graças ao seu embasamento científico, além de promover a melhora na atenção e concentração do desempenho escolar de forma significativa.

Segundo o médico e professor Marcelo Demarzo, especialista em Mindfulness e pesquisador na área de Medicina, existem algumas formas de levar a técnica para a sala de aula:

  • Podendo ser inserida no período de aula (manhã, tarde ou noite), pode ter duração de 5 a 10 minutos, produzindo grandes benefícios à saúde do corpo de da mente ao longo do dia. O objetivo é manter o foco de atenção em um objeto, que ermitã estabelecer uma conexão com o momento presente e retornar a ele quando a atenção tiver que ser dividida. Chama-se ponto de ancoragem e pode ser desde a respiração e sensações corporais, até os movimentos corporais. Para que funcione, é necessário estar atento a alguns cuidados como: a escolha de uma roupa e ambientes confortáveis, posições cômodas, local silencioso, etc.
  • Práticas de compaixão também podem ser utilizadas, com o objetivo de promover empatia e emoções positivas. Consiste em visualizar imagens ou frases que geram bons sentimentos, como felicidade, bondade, alegria, etc.
  • Práticas informais e jogos de atenção plena: estas práticas permitem compreender alguns conceitos de maneira prática e divertida.  Um exemplo prático seria o professor convidar a turma para experimentar, cheirar, tocar certo objeto, se atentado não só para o gosto, mas também para a sensação que vai produzir: frio, calor, etc. Esta prática serve para despertar os sentidos e seus eventuais desconfortos, além de estabelecer uma ligação com a realidade externa, reduzindo o estresse, aumentando o bem-estar e alcançando um aprendizado mais eficiente.

Com o passar do tempo, a mistura de sentimentos do dia-a-dia é capaz de colocar nossa saúde em risco. Quando não conseguimos encontrar um meio de enfrentá-los com serenidade e compreensão, começamos a levar uma rotina estressante e desinteressante.

Por isso, a técnica de Mindfulness tem se mostrado tão interessante, pois ajuda o indivíduo a equilibrar o pensamento, como se conseguisse criar uma espécie de “almofadas” para sofrer os impactos com menos intensidade, mantendo-se tranquilo.

Quem quiser conhecer mais sobre a técnica de Mindfulness, indico o blog Mindfulness para o dia-a-dia, onde o médico e professor Marcelo Demarzo é colunista e que foi a fonte de pesquisa deste artigo.

Espero que tenham gostado! Até a próxima

________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário