Saudações, meus caros nerds amantes de action RPGs! Tudo bom convosco? Durante a BGS 2024, centenas de youtubers e influencers do mundo dos games puderam testar o promissor action RPG da Grinding Gear Games (GGG) e maior ameaça ao reinado da Blizzard e seu “todo poderoso” Diablo 4: Path of Exile 2. Após a liberação da desenvolvedora para que a galera que teve essa oportunidade pudesse postar suas análises, as redes sociais receberam uma quantidade incrível de vídeos e postagens com altos elogios ao jogo, cujo teor, inevitavelmente, tendia por comparar os dois títulos a fim de responder a seguinte pergunta:
Afinal, qual action RPG é melhor: Diablo 4 ou Path of Exile 2?
Algumas exceções à parte, a maioria desse conteúdo opinativo foi categórico em afirmar que os dois jogos são excelentes e podem ser jogados simultaneamente por trazerem aos jogador propostas diferentes de gameplay. Minha função, hoje, é apresentar a vocês as principais diferenças entre esses dois games e deixar a seu encargo a livre opção da escolha pelo conjunto que mais lhe agradar. Bora lá?!
Religião Vs Mundo Caótico
Enquanto Diablo 4 tem, claramente, sua história inspirada no Cristianismo, com uma luta bem delimitada entre anjos e demônios (apesar de que, no jogo, os anjos não são necessariamente “bonzinhos”) POE 2 já se baseia no gênero horror cósmico, apresentando um mundo totalmente caótico e repleto de criaturas bizarras esteticamente, cheia de membros, olhos em todas as partes do corpo, várias bocas e caudas, venenosas ou com outras variedades de poderes. Se você é fã das obras lovecraftianas, o título da GGG sairá na frente nesta categoria.
Complexidade Vs Casualidade
Inegavelmente, D4 é um jogo bem amigável com aqueles jogadores que possuem pouco tempo disponível para se dedicar ao jogo, mas consegue também oferecer maiores dificuldades para aqueles que buscam desafios mais severos. Além disso, suas mecânicas são fáceis de serem aprendidas e é relativamente tranquilo de se construir uma build eficaz para o personagem que escolher jogar. O primeiro POE é justamente famoso por contrariar toda essa lógica: o game não é tranquilo para jogadores casuais pelo fato da necessidade de uma maior dedicação de tempo para aqueles que queiram fazer os conteúdos de endgame; só de olhar para o tamanho da árvore de habilidades, a maioria dos jogadores em potencial já correm e vão para outros action RPGs; não é fácil conseguir itens, tampouco, montar builds, afinal, não existe ouro no jogo e as trocas são feitas item por item; há tantos conteúdos e mecânicas que um jogador novato teria que fazer uma árdua e demorada pesquisa para entender o funcionamento de cada um deles; dentre outros fatores que atestam sua complexidade. Path of Exile 2 promete seguir esse mesmo ritmo pois, ao mesmo tempo que toda essa dificuldade espanta muita gente, é também o que tornou a franquia amada e preferida por aqueles que a jogam.
Frenético Vs Cadenciado
De olho no sucesso do primeiro Path of Exile, Diablo 4 apostou em uma gameplay frenética, rápida, lotada de inimigos na tela e poderes sendo espalmados aos montes! Mudando radicalmente seu estilo, o segundo jogo da franquia da GGG trouxe uma gameplay muito mais cadenciada, onde a estratégia de movimentação tem que ser precisa a fim de que não acumule muitos monstros em cima de seu personagem, pois, agora, tankar não será uma tarefa fácil.
Skills Limitadas às Classes Vs Habilidades Associadas às Gemas
No game da Blizzard, todos os poderes e habilidades dos personagens são baseados em suas classes, ou seja, se você montar um maguinho, nunca terá uma marreta para sair martelando a cabeça dos monstros tal qual um bárbaro focado na habilidade “martelo dos ancestrais faz”. Já em POE 2, isso não será um problema, tendo em vista que as habilidades dos personagens são baseadas nas gemas que eles acoplam em suas armas. Assim, mesmo que não seja tão eficaz e prático de ser concretizado (afinal, o caminho a ser seguido na árvore de habilidades será maior e com mais “desvios”), é possível tanto jogar com um bárbaro de cajado que solte bolas de gelo quanto com um mago que use duas espadas e saia girando na tela feito um pião para cortar tudo que estiver em seu caminho!
Gratuito Vs Pago
Aqui, a não ser que, para você, dinheiro não seja problema algum, a derrota de Diablo 4 é inegável: enquanto tanto o jogo base quanto sua expansão custam o equivalente a jogos Triple A, Path of Exile 2 continuará sendo totalmente gratuito após o seu lançamento, pois, nos primeiros dias, apenas quem pagou pelo acesso antecipado poderá jogar.
Essas são as principais diferenças notadas após os feedbacks que pude ler e assistir. Repetindo o que já disse acima, a intenção aqui não é apontar qual o melhor jogo, mas, sim, apenas no que se diferem. Por mais que pertençam ao mesmo estilo, são games bem distintos e ambos são excelentes. Seja qual deles escolher, você irá se divertir muito! Minha dica final é: por que não dá uma chance aos dois?! Por que se limitar a um só?! Entre o fim da temporada de um e começo da temporada de outro, é possível levar os dois títulos ao mesmo tempo… enfim, a decisão é toda sua!
Abraços e até breve.
______________________________________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.