NEWS!

Os Simpsons de “A” À “Z”: Personagens, Previsões, Tecnologias E Curiosidades (Parte 3)

Os Simpsons de “A” À “Z”: Personagens, Previsões, Tecnologias E Curiosidades (Parte 3)

Olá, queridos leitores. Hoje estou aqui com o terceiro post da série: Os Simpsons de “A” à “Z”, onde abordarei um pouquinho mais sobre a série, mais personagens e alguns fatos realmente curiosos… ou macabros?

Vamos lá?

Bom, como já foi dito no primeiro post, “Os Simpsons” foi a primeira série de televisão da FOX a entrar para a lista das 30 melhores séries avaliadas. Durante as três primeiras temporadas, o personagem Bart Simpson foi, praticamente sozinho, o protagonista. Porém, nas temporadas que se seguiram, o foco mudou para Homer Simpson. Na década de 90, Bart se tornou o personagem mais popular, batendo recorde de vendas em produtos como camisetas, bonés, chaveiros, entre outros. Isso resultou na proibição, nos Estado Unidos, em usar a camiseta de Bart, por ser considerado um mau exemplo.

Devido a esse sucesso, a emissora decidiu mudar o horário de transmissão para o domingo à noite, fazendo frente ao programa de maior sucesso na época, “The Cosby Show”, gerando várias histórias e boatos sobre a suposta rivalidades “Bart Vs Bill”.

Apesar de “Os Simpsons” ser uma série irreverente, divertida, com duras críticas às vezes, mas nunca sem humor, em alguns países sua audiência não é tão boa, como é o caso do Japão. O fato é que os adultos, principalmente, deixam de assistir os principais programas do domingo à noite para assistir à série, mesmo que às vezes, os episódios sejam repetidos. Que coisa, não?

Apesar das duras críticas à série, alguns processos por instituições ou famosos, proibições solicitadas por escolas e igrejas, “Os Simpsons” continuam detendo uma audiência espetacular até os dias atuais. A série virou HQs, como a revista Simpsons Illustrated, de 1981 e a Simpsons Comics and Stories, de 1993.

O Filme, estreado em 2007, bateu recorde de bilheteria em sua primeira semana de exibição, provando que a série não precisaria ter um fim, para que virasse longa-metragem. Além disso, as temporadas foram lançadas em VHS e DVD, mas nem todas fizeram tanto sucesso.

Em 1991, produtoras de jogos de videogame, como a Konami, adaptaram Springfield várias vezes, sendo que a primeira adaptação foi para um fliperama. Mais de 20 jogos foram lançados, com os mais recentes sendo paródias de jogos atuais, como The Simpsons Wrestling, paródia e até de jogos de luta, como WWE. Fora isso, duas máquinas de pinball foram lançadas.

Mas, a sacada final foi a atração instalada no parque dos estúdios da Universal, em Orlando e em Hollywood, chamada The Simpsons Ride. Nessa atração, os personagens visitam um parque chamado “Krustyland”, em homenagem ao palhaço Krusty e, é claro que tem a aparição de Sideshow Bob, que acabou de escapar da prisão e está atrás da vingança contra a família Simpson.

Porém, para quem é realmente fã, a raridade deste post é um trecho do episódio piloto da série, que nunca foi ao ar porque para ser aperfeiçoado, principalmente na parte gráfica. Vamos conferir?

Os Simpsons: Previsões ou coincidências… macabras?

Os Simpsons é uma série que, apesar de ter nascido de um pedaço de papel rabiscado em apenas 15 minutos, contém tramas criativas e ousadas, que conseguem fazer a gente rir e chorar em um mesmo episódio. Seus personagens são complexos, carismáticos, divertidos e chegam quase a ser humanos de verdade. Sem contar a participação de coadjuvantes que sempre arrancam uma reflexão a mais. Porém, a série, além de todos esses atributos, tem a incrível habilidade de prever alguns fatos futuros e o surgimento de algumas invenções futuras. Vale lembrar que alguns desses episódios foram escritos há mais de uma década. Vamos conferir?

Algumas tecnologias, que não estavam nem perto de serem cogitadas suas existências…

– O aparecimento de Smartwaches: muito antes da Apple se quer cogitar o assunto, a ideia já aparecia em um dos episódios que mostra o futuro marido de Lisa Simpson utilizando a tecnologia. Marketing subliminar ou apenas coincidência?

 

– Autocorreção: quem nunca ficou irritado com o famoso corretor ortográfico? Eu já! Várias vezes! O fato é que em um dos episódios, os garotos mais velhos da série conseguem um dispositivo semelhante a um Ipad onde a autocorreção é mostrada em toda a sua efetividade;

 

– Farmville: em um dos episódios, os Simpsons fizeram graça com um dos jogos que seria sucesso no futuro, tipo uma fazendinha. Alguém se lembrou de alguma coisa familiar?

 

– Videoconferência: no mesmo episódio onde é mostrada a tecnologia Smartwatch, Lisa conversa com Margie por um telefone-tv, que hoje é sintetizado pelo Skype;

 

Mais previsões…

Episódio “Bart no Futuro” (17° episódio, 11ª temporada)

Donald Trump pode ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, mas suas aspirações presidenciais já haviam sido evidenciadas em um episódio clássico, em que um nativo americano previu o futuro de Bart Simpson. Nesse episódio, Lisa é eleita presidente e comenta com seus colegas de trabalho a seguinte frase: “Nós herdamos um orçamento em crise do Presidente Donald Trump.” É, no mínimo, assustador.

Episódio “Politicamente Incapaz, com Homer Simpson” (10° episódio, 23ª temporada)

Um episódio de 2012 previu o quanto seria inacreditável uma situação de colapso econômico na Grécia, ou seja, três anos antes do colapso acontecer realmente. Homer aparece em um programa de televisão, mostrando o título de uma notícia: “Europa coloca a Grécia no eBay”.

Episódio: “Como Aprendi a Gostar do Jogo Legalizado” (3° episódio, 9ª temporada)

A dupla de mágicos alemães “Siegfried & Roy” teve um fim trágico em 2003, quando Roy Horn foi atacado por um de seus tigres brancos, que eram sua marca registrada, durante uma performance em Las Vegas. Dez anos antes, no episódio onde Springfield legaliza os jogos de azar, uma extravagante dupla de mágicos alemães com grandes felinos albinos chama Gunter e Ernst para participar de um show no cassino do Sr. Burns. A performance é encerrada quando são atacados de forma abrupta pelos felinos. Muita coincidência né?

Episódio: “Os Simpsons na Copa do Mundo” (16° episódio, 25ª temporada)

Um ano antes do mundo do futebol virar de cabeça para baixo, quando os membros do alto escalão da FIFA foram acusados de corrupção pelo FBI, um fato semelhante aconteceu no episódio de 2014, citado acima. Esse episódio até previu a Alemanha como o país vencedor do torneio daquele ano.

Os Simpsons: Personagens de “A” à “Z”…

Como iniciei no post anterior, hoje darei continuidade a mais 10 personagens da série. Olhem só:

Chet Simpson: tio de Homer, dirige uma companhia de camarão, sem sucesso. É o mais novo irmão da família Abe, a julgar por sua aparência. Aparece muito pouco, junto com parentes no episódio “Lisa the Simpson”.

Clancy Bouvier: falecido pai de Margie, Patty e Selma. Era totalmente contra o casamento de Marge e Homer. Sua primeira aparição foi no episódio “The Way We Was” e, após isso, só apareceu no episódio “Fear of Flying”, onde revelou que era um dos assistentes de vôo masculinos.

Clancy Wiggum: chefe de polícia da cidade, irresponsável, incompetente, preguiçoso, obesos e facilmente corruptível. Pai de Ralph Wiggum.

Crianças Spuckler: estes, são o resultado da fórmula mais improvável do seriado. De um lado, Cletus, que se diz o pai, mas que também pode ser o tio, o irmão, o primo e por aí vai. De outro lado, Brandine, que ao que tudo indica é a mãe e teria mais de 40 filhos (?!).

Dr. Robert Terwilliger: é o pai de Sideshow Bob e Cecil. Auxiliou seu filho no plano para matar Bart Simpson, no episódio “Funeral a Um Amigo”.

Edwina Winston: foi namorada de Abraham Simpson, com quem,  provavelmente, ele teria tido uma filha.

Eliza Simpson: um parente distante da família Simpson, filha de Mabel e Hiram, fez parte da estrada subterrânea, que ajudou Virgil (um escravo negro do Cel Burns) a escapar.

Francesca Terwilliger: esposa italiana de Sideshow Bob. No início, ela não sabia nada das tentativas de assassinato do marido. Depois, não só o perdoou, como o ajudou no plano para matar a família Simpson.

Gino Terwilliger: é o filho de 2 anos de Sideshow Bob, extremamente parecido com o pai, até na cabeleira, mas tem sotaque italiano.

Gladys Bouvier: irmã de Jackie Bouvier, portanto, tia de Marge, Patty e Selma e tia-avó de Bart, Lisa e Maggie.

Da esquerda para a direita: Chet Simpsn, Clancy Bouvier, Chefe Clancy Wiggum, Crianças Spuckler, Dr. Robert Terwilliger, Edwina Winston, Eliza Simpson, Francesca Terwilliger, Gino Terwilliger e Gladys Bouvier.

Mais curiosidades…

  • A maioria dos personagens da série são canhotos. Matt Groening é canhoto! Mas, isso não é uma regra. Com o passar do tempo, outros personagens destros surgiram.
  • Uma pergunta que eu acredito que todos os espectadores já se fizeram: porque os personagens são amarelos? O colorizador da série, Gyorgi Peluci, explicou que os personagens Bart, Lisa e Maggie não tem uma linha que separasse o cabelo da testa. Se a cor fosse mais realista ia parecer que a testa deles havia sido serrada. Para mim, fez todo sentido do mundo.

Por hoje é só! Até o próximo post da série!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário