NEWS!

Os Processos de Ensino-Aprendizagem E As Múltiplas Linguagens

Os Processos de Ensino-Aprendizagem E As Múltiplas Linguagens

Olá, queridos leitores. Tudo bem? Hoje vou falar para vocês um pouquinho sobre as múltiplas linguagens utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Muito se discute sobre o assunto, mas pouco é posto em prática. Vamos lá?

Fala-se muito sobre o ensino de educação através da arte, principalmente. Segundo especialistas, o ensino da arte-educação é de extrema importância para que os futuros professores possam compreender o lado mais sensível do aluno.

Porém, é extremamente importante fazer uso das atividades relacionadas às artes, como por exemplo, a releitura de artistas famosos, o autorretrato e o retrato do outro, para que auxilie na compreensão da maneira como os alunos enxergam o mundo ao seu redor.

O objetivo dessa prática é tirar o professor da zona de conforto, ou seja, fazer com que ele busque compreender melhor seus alunos. Cada vez que o aluno compreender a atividade proposta, o professor deve inserir uma nova atividade para desestabilizar o paradigma estabelecido.

Figura 2 1 - Os Processos de Ensino-Aprendizagem E As Múltiplas Linguagens

Atividades como contos de fadas trazidos para a nossa realidade, são essenciais para que os alunos se projetem nas histórias, riscando o cenário e os personagens das histórias no chão, ou na lousa, tornando palpável aos olhos da criança, faz com que o ensino se torne mais humano e acrescente muito mais à vida do aluno.

Percebam que em momento algum deve-se esquecer que toda criança traz de sua casa uma bagagem de vida, um relacionamento com os pais e familiares, a educação oferecida em casa, seja ela boa ou não. Por isso é fundamental que os pais se envolvam na participação das atividades escolares. Usando isso, o professor poderá compreender de forma muito mais abrangente o universo daquela criança.

Ao falar no aprendizado através da arte, não podemos deixar de lado a questão da Música. Hoje, temos uma gama enorme de gêneros musicais. Mas fica muito difícil dizermos o que é bom ou ruim, não acha? Afinal de contas, gosto não se discute. Respeitar o outro é uma das tarefas mais difíceis e complexas que existe na educação. Aliás, acho que no mundo todo, não é? O que é bom para mim, não necessariamente é para você.

Figura 1 1 - Os Processos de Ensino-Aprendizagem E As Múltiplas Linguagens

Para alguns profissionais da área, a a sala de aula é um espaço de criação e é esse momento que dá liberdade ao que já foi pensado em um primeiro momento. É aí que o pensamento toma forma, de acordo com a liberdade artística oferecida. Só se aprende a desenhar, desenhando. Assim, como só se descobre um gosto musical, escutando vários gêneros musicais, até chegar a um que lhe agrade.

A produção artística é iniciada com hipóteses de desenhos, que podem dar certo ou não, podem tomar forma ou não. Por isso, alguns professores fazem o uso do grafismo ou das histórias em quadrinhos e até mesmo, da reprodução de algumas histórias através de desenhos.

Muito já se discutiu com relação às metodologias aplicadas no ensino da arte e de outras áreas, como geografia, história, m atemática, ciências, português, etc. Porém, nunca se chegou, de fato, à uma definição de qual seria a metodologia mais adequada. No final do século XIX e início do século XX, decidiu-se que o direito ao aprendizado de música, por exemplo, seria destinado a todos. Dessa forma, o ensino da música foi ganhando cada vez mais espaço no contexto escolar.

Da mesma forma que a música, temos o ensino da Dança, tão essencial para o desenvolvimento humano, quanto as Ciências, a Geografia e todas as outras disciplinas. O ensino da Dança faz com que o indivíduo descubra a essência corporal como um todo, mantendo foco, disciplina e determinação em seu aprendizado. Através dela, o indivíduo descobre o significado da sua ocupação em determinado ambiente.

Figura 3 - Os Processos de Ensino-Aprendizagem E As Múltiplas Linguagens

Isso porque a Dança, sendo uma arte, não possui limitações também. Criatividade é a palavra em destaque, tornando os cidadãos, pessoas reflexivas em seu cotidiano.

Lembrando que há milhares de anos atrás, lá no começo da humanidade, o homem se expressava através de gestos e através da dança. Isso, antes mesmo de se comunicar oralmente. Logo, a Dança não pode ser mantida fora desse contexto.

Por último, acredito que seja a parte mais importante, o ensino das Artes Visuais, o qual torna-se essencial, uma vez que vai produzir estímulos nos alunos, para ver, perceber, sentir com base nos códigos artísticos. Reeducar o indivíduo para que este possa reproduzir em sua essência, criando um senso crítico, com relação aos aspectos apresentados no mundo.

Até a próxima!

____________________________________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário