NEWS!

Os Mistérios De Mona Lisa

Os Mistérios De Mona Lisa

Olá, queridos leitores. Hoje quero contar para vocês um pouquinho sobre uma figura feminina, cheia de mistérios. Tudo começou porque há duas semanas atrás, ajudei minha filha com um trabalho da escola, sobre Leonardo da Vinci. Além de tudo isso, sou apaixonada por Literatura e Artes. Vamos conhecer Mona Lisa?

Muito pouco se sabe e muito já se especulou sobre essa figura tão misteriosa. Muitas foram as homenagens prestadas: na música (através de Nat King Cole e Jorge Vercílio), no cinema (O Sorriso De Monalisa, 2003), na literatura (O Código Da Vinci, de Dan Brown, 2003), na moda, no grafitti, releituras do retrato e assim por diante. Confira abaixo a canção Mona Lisa, por Nat King Cole e o trailer do filme “O Sorriso de Mona Lisa”, de 2003.



x

Muitos historiadores acreditam que a pintura original foi feita usando como modelo a esposa de um rico comerciante de seda e alguém do governo de Florença, Francesco del Giocondo. Essa suposição foi feita por causa de uma indicação encontrada em alguns escritos de Da Vinci durante seus últimos anos de vida, onde escreveu sobre o retrato de uma senhora florentina, feito a pedido de Juliano de Médici, um político italiano.

Em 2008, após o respaldo de alguns cientistas da Universidade de Heidelberg, essa suposição passou a ser mais aceita. Isso porque foi encontrado um documento com algumas referências claras a um retrato de Lisa del Giocondo, o qual Leonardo estaria pintando. Afirmou-se também que Lisa teria sido mãe recentemente e que o retrato seria uma comemoração à maternidade.

Apesar das especulações, muito pouco se sabe sobre a vida de Giocondo e sua esposa Lisa Gherardini. O título desse trabalho aparece pela primeira vez em um escrito de 1625, que se refere a um retrato de uma determinada Gioconda. Porém, essa referência não apoia e nem contradiz tal hipótese!

Existem alguns estudiosos que acreditam na possibilidade desse retrato ser a mãe de Leonardo, Caterina. Existem especulações de que Caterina Sclava teria sido escrava de um nobre florentino, deixada como herança ao seu filho, Piero da Vinci, o qual teve um filho com ela, Leonardo da Vinci. Porém, não existe comprovações dessa especulação. O que se sabe é que o pai de Leonardo nunca renegou a paternidade do filho, mas apesar disso, Leonardo teve vários problemas para reclamar sua herança.

Existe outra hipótese ainda, segundo a cientista Lillian Schwartz, dos Laboratórios Bell (local de análises de várias invenções e descobertas históricas), de que a Mona Lisa seria o auto-retrato de Leonardo da Vinci, porém em uma versão feminina. Essa hipótese se daria graças à uma análise digital e uma comparação das características faciais entre Leonardo da Vinci e a dama do retrato.

Uma última suposição, segundo a historiadora Maike Vogt-Lüersen, de Adelaide, é de que a mulher por trás do sorriso enigmático seria Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou na corte por 11 anos. Há indícios de que o retrato teria sido feito usando como base algum modelo da corte, talvez a própria Duquesa: o vestido verde escuro, por exemplo, indica que é um membro da família Visconti-Sforza.

Análise e as Questões Estéticas

A famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, abriu um padrão para retratos que seriam pintados no futuro. O esquadramento, em forma piramidal,  apresenta uma paisagem em segundo plano e uma pintura vista em meio corpo. As mãos sobrepostas encontram-se no centro da base do quadro, cuja luz refletida é a mesa da face, pescoço e colo. Se pararmos para observar, essa luminosidade dá um ar geométrico ao sorriso e às maçãs da face, onde pode-se ver a formação leve de círculos.

Mona Lisa Figura 2 - Os Mistérios De Mona Lisa

O sorriso de Mona Lisa é o maior dos mistérios, pois mostra ambiguidade. Embora muito se especulou até hoje, 86% dos resultados das análises, até mesmo as que foram feitas por sistemas computadorizados, indicam felicidade, graças à leve curva dos lábios. Porém, existe uma suposta análise feita por Freud, de que o sorriso indicaria uma possível atração de Leonardo por sua mãe, uma vez que Freud vinha buscando algum indício da possível homossexualidade de Leonardo. Porém, essa informação foi apenas uma suposição.

Sorriso - Os Mistérios De Mona Lisa

Os olhos, na hipótese de o retrato representar Isabel de Aragão, alguns especialistas dizem que representa um leve toque de tristeza, pois a Duquesa era considerada a esposa mais infeliz do mundo, devido a problemas de impotência e alcoolismo de seu marido.

Se analisarmos com cautela, o olhar do retrato é extremamente intenso e o efeito de ótica provocado é de que o olhar de Mona lisa nos segue por qualquer ângulo em que estivermos.

Olhar 300x91 - Os Mistérios De Mona Lisa

No retrato, Mona Lisa está coberta por um véu, pintado muito levemente, simbolizando a castidade preservada, característica tradicional dos retratos de esposas na antiguidade, porém faz um contraste com a ausência de jóias, que a esposa de um suposto marido rico teria.

Uma última característica muito interessante: na paisagem de fundo, o lado esquerdo encontra-se mais baixo que o direito. Há quem diga que o lado mais baixo (esquerdo) seria considerado o mundo real e o lado mais alto (direito), o mundo surreal.

Algumas características de Leonardo da Vinci, presentes em Mona Lisa

  • Realidade presente, através dos métodos matemáticos utilizados para medir as proporções humanas;
  • Técnita de Sfumato, usada para gerar leves graduações entre as tonalidades, tornando a pintura bem realista para a época e dando um ar de sedução e sensualidade ao retrato;

E claro, não podia deixar de trazer algumas curiosidades

  • Alguns relatos dizem que Leonardo da Vinci contratou músicos para animar a modelo, fazendo com que ela sorrisse o tempo inteiro;
  • As cores atuais da obra são diferentes das que Leonardo teria usado, isso porque o tempo e o verniz deram os tons verdes e amarelos que vemos hoje no retrato;
  • O quadro foi alvo de vários atos de vandalismo, em sinal de protesto social, político e artístico. Por isso, o retrato já passou por várias restaurações;
  • Mona Lisa não tem sobrancelhas no retrato, porém, essa explicação é simples: a Igreja Católica, na época, acreditava que os pelos da mulher eram sinal de luxúria, por isso era comum que as mulheres raspassem até as sobrancelhas.
  • Este retrato, juntamente com “A Última Ceia” (1495) foram as obras que consagraram Leonardo da Vinci como um dos expoentes máximos do Renascimento.

Espero que vocês tenham gostado. Há quem diga que assim como existem muitos mistérios sem explicação no mundo, talvez os segredos que o retrato de Mona Lisa esconde, seja mais um desses casos e deva permanecer assim. Quem sabe?

Até a próxima!

_________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.