NEWS!

Os Mais Belos Castelos e Palácios

Os Mais Belos Castelos e Palácios

Olá, queridos leitores. Hoje, quero fazer uma pergunta a vocês: quem não adora fazer uma viagem? Seja dentro do país ou para o exterior, uma viagem sempre é bem-vinda e acredito que um número muito pequeno de pessoas, não seja adepto da ideia.

Eu, por minha descendência portuguesa e espanhola, com um pouquinho de francesa, sempre tive um sonho: conhecer alguns castelos ao redor do mundo. Hoje, neste artigo, vou apresentar a vocês apenas cinco desses castelos, pois são muitos. Mas convido vocês, não só a fazer uma pequena viagem juntos, mas também a pesquisar e conhecer os demais!

Palácio de Schönbrunn

Quem se lembra do filme A Noviça Rebelde? Os castelos e a arquitetura lindíssima da Áustria. Pois é, este Palácio lembra muito bem uma das cenas do teatro, onde os Von Trapp se apresentam pela última vez, antes de fugirem do governo alemão.

Conhecido como o Palácio de Versalhes de Viena, trata-se de um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria. Localizado no 13º distrito de Viena, possui em seu interior pinturas de Giambattista Pittoni, pintor famoso e o mais solicitado pelos tribunais europeus.

Construído como residência para a imperatriz Leonor Gonzaga, entre 1638 e 1643, sofreu muitos danos durante o cerco turco à Viena. A construção barroca serviu de residência de verão para a família imperial austríaca, desde a metade do século XVIII até o final da Segunda Guerra Mundial.

Palácio Schönburnn 1024x341 - Os Mais Belos Castelos e Palácios

Castelo de Alnwick

Localizado em Alnwick, na Inglaterra, é a residência atual do Duque de Northumberland.

A sua estrutura primitiva foi erguida e utilizada para a proteção do norte da Inglaterra das invasões escocesas. Adquirido pela família Percy, foi restaurado em diversas ocasiões no decorrer da história.

Seu interior possui um estilo gótico, mas em alguns cômodos predomina o estilo italiano da Era Vitoriana. O exterior desse monumento foi utilizado para filmagens cinematográficas de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter. Além disso, a comédia Blackadder I, da BBC, e o filme Robin Hood: Price of Thieves, também usaram o castelo para suas filmagens.

O castelo abriga algumas relíquias do Antigo Egito e também alguns afrescos de Pompeía, demonstrando o interesse do Duque por arqueologia. Distribuídos entre as torres estão Museus, estátuas em homenagem a alguns soldados, entre outras peças consideradas históricas.

Castelo de Alnwick 1024x668 - Os Mais Belos Castelos e Palácios

Castelo de Windsor

Residência real, atualmente, localizada na cidade de Windsor, na Inglaterra. A construção original foi erguida no século XI, após a conquista normanda da Inglaterra, por Guilherme I. Usado pelos monarcas desde Henrique I, é o castelo que há mais tempo é habitado em toda a Europa.

Seus apartamentos luxuosos e exuberantes são considerados de muito bom gosto jorgiano. A Capela de São Jorge, presente dentro do castelo, é considerada a mais bela demonstração da arte gótica inglesa. Hoje, mais de 500 pessoas vivem e trabalham lá dentro.

Sua construção original foi projetada para proteger a dominação normanda nos arredores de Londres, além de vigiar estrategicamente o rio Tâmisa. Foi substituído aos poucos por fortificações de pedra e aguentou um longo cerco durante a Primeira Guerra dos Barões.

Restaurado várias vezes, com a ajuda de vários arquitetos famosos, o castelo sobreviveu a vários conflitos e eras inteiras, como a era Tudor, com pompa e estilo. Hoje, é a residência de férias preferida de Isabel II.

Castelo de Windsor - Os Mais Belos Castelos e Palácios

Palácio de Versalhes

Claro que eu não poderia falar de grandes castelos e deixar este de lado. O Palácio de Versalhes, o mais conhecido de todos, palco de muitas produções cinematográficas, é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma antiga aldeia rural, hoje, subúrbio de Paris.

O Palácio de Versalhes é famoso, não só pelo seu tamanho, mas como símbolo de uma Monarquia absolutista, a qual foi sustentada por Luis XIV. Hoje, é o ponto turístico mais visitado da França, além de ter sido, por mais de um século, modelo de residência real, copiado muitas vezes.

Em 1873. O castelo foi transformado em museu de história. Cercado por uma imensa área de jardins, canteiros e estátuas, possui um trem envidraçado que faz um passeio entre os monumentos.

Palácio de Versalhes - Os Mais Belos Castelos e Palácios

Castelo de Bran

Famoso, pois é conhecido como o Castelo do Drácula. Localizado na Transilvânia, Romênia, é um monumento nacional e um marco histórico. Ficou conhecido como a residência do personagem que dá título ao romance de Bram Stoker, que ao mesmo tempo traz à tona a afirmação persistente de que o castelo teria servido de residência ao Príncipe Vlad Tepes, governador da Valáquia.

Atualmente, abriga um museu aberto ao público, onde estão expostas peças de arte e mobiliários que faziam parte da coleção da Rainha Maria. As visitas livres ou guiadas acontecem diariamente.

No início, o castelo era usado como defesa do Império Otomano, em 1378. Há quem diga que o Príncipe Vlad, nesse período, tenha passado muitos dias nas masmorras do castelo. Mais tarde, tornou-se um poço aduaneiro entre a Transilvânia e a Valáquia. O fato é que o ambiente e a apresentação do castelo ficaram mais característicos e propícios a servir de inspiração para os filmes de terror.

Castelo de Bran 1024x683 - Os Mais Belos Castelos e Palácios

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário