Continuando nosso artigo sobre o BFV, agora vamos complementar o que faltou na primeira parte da análise (link da Parte 1). No caso iremos retratar o contexto histórico, as missões singleplayer, os mapas e modos de jogo, as atualizações e falar um pouco sobre minha história na série.
Lembrando que tudo que será retratado aqui será baseado na minha experiência de jogo e no meu conhecimento a respeito da série. Comentários e críticas são sempre bem vindas para contribuir com a qualidade desta análise.
Contexto histórico e campanha
Não é mais que óbvio que o jogo se passa durante o período da 2ª Guerra Mundial, contudo temos algumas ambientações pouco conhecidas mostradas no jogo. O lado bom disso é que pudemos conhecer novos locais de batalhas pouco conhecidos do público em geral (como os mapas situados na Holanda). O lado negativo vai para a ausência de grandes batalhas clássicas que não foram, até então, colocadas no jogo, como a famosa Batalha da Normandia e a Invasão a Pearl Harbor, por exemplo. Contudo o conteúdo vem sendo expandido continuamente e a EA nos informou que nada será cobrado pelo que for acrescentado ao jogo base. Então podemos esperar que esses mapas surjam eventualmente no decorrer das atualizações.
Um grande número de críticas ao jogo se deu a presença de personagens femininos no combate multiplayer do jogo. Como bem sabemos, as mulheres não desempenharam um papel efetivo no combate durante a guerra. Suas funções estavam mais associadas ao tratamento médico dos feridos e à assumir atividades até então masculinas na indústria e no comércio devido os homens terem se ausentado para o conflito. Eu particularmente não vejo problema algum em termos personagens femininos no game, ainda que não retratem a realidade ocorrida. O lado bom é que mais mulheres podem se engajar com o jogo e melhorar as vendas do mesmo, assim contribuindo para sua maior popularidade. Contudo, sabemos que várias pessoas compram os jogos da série pelo fato dos mesmos serem fiéis aos eventos históricos, então é de se esperar que haja divergência de opinião quanto ao assunto.
A campanha singleplayer está muito bem elaborada e nos trás algumas histórias de guerra em forma de capítulos independentes. Atualmente contamos com quatro histórias, além do prólogo (lembrando que apenas o prólogo e as três primeiras histórias destravam conquistas). As histórias são ambientadas na Noruega, França, Norte da África e na Alemanha e retratam vários contextos e períodos diferentes da guerra.
Mapas e modos de jogo
O BFV foi lançado com 8 mapas ambientados em locais importantes da 2ª Guerra Mundial divididos entre países específicos onde o combate ocorreu:
- França: Esses mapas retratam a queda da França, que eventualmente levou as tropas britânicas a se retirarem da Europa continental. Dois mapas Aço Retorcido e Arras.
- Holanda: Inspirado em um conflito pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial, ocorrido em maio de 1940. Esperando pouca resistência, o exército alemão invadiu a cidade de Roterdã, mas se deparou com uma oposição militar feroz. Dois mapas: Roterdã e Devastação.
- Norte da África: Esses dois mapas são inspirados por um ponto estratégico existente entre a Líbia e o Egito. Esta área foi o cenário de batalhas decisivas entre o Eixo e os Aliados em 1941 e 1942. Dois mapas: Hamada e Base Aérea.
- Noruega: Estes mapas são inspirados na campanha norueguesa, que aconteceu na primavera e no verão de 1940 ao norte, na cidade portuária de Narvik e nas montanhas ao redor. Dois mapas: Narvik e Fjell 652.
Mais um mapa foi acrescentado com os eventos Cursos da Guerra.
- Bélgica: baseado nas primeiras ofensivas da guerra, as paisagens da Bélgica que um dia foram serenas agora estão repletas de restos de tanques, após conflitos como a Batalha de Hannut. Mapa Panzerstorm, com foco na batalha de tanques (acrescentado em dezembro de 2018).
Comparado a seus antecessores, o BFV chegou com um mapa a menos que o BF1 (que foi lançado com 9 mapas) e dois a menos que o BF4 (que foi lançado com 10 mapas). Esses jogos receberam mais mapas com o passe de temporada, sendo que ele custava geralmente o mesmo valor que o jogo base. No BFV a EA afirmou que tudo que sairá de conteúdo futuro é gratuido.
Os modos de jogo multiplayer conquista e cada equipe por si tradicionais de toda a série se unem aos modos mais recentes dominação, linhas de frente, ruptura, invasão aérea, conquista de pelotão e último esforço para nos trazer uma excelente variedade de estilos de jogo disponíveis. Além disso temos o novo modo armas combinadas focado em mapas cooperativos para 4 jogadores e o modo battle royale fogo cruzado. E não podemos deixar de lado o modo criado no BF1 e que, em minha humildade opinião, é a melhor experiência multiplayer do BFV: Operações Grandiosas.
Atualizações e eventos
Diversas atualizações, não só para correção e bugs e erros mas também para adição de conteúdo novo ao jogo, vem saindo continuamente com os eventos dos Cursos da Guerra. O grande ponto positivo é que as missões que mudam a cada semana sempre estão relacionadas aos novos conteúdos adicionados ou aos modos de jogo pouco acessados pela comunidade (principalmente no Brasil).
- Firestorm: o modo Battle Royale que foi anunciado para o jogo e lançado em 26 de março de 2019 onde um círculo de fogo mortal limita o maior mapa de Battlefield já feito. Modo com 64 jogadores para se jogar solo ou e pelotão.
- Grécia: Estes campos de batalha são inspirados na Batalha da Grécia, que aconteceu de 1940 a 1941, quando as forças do Eixo enfrentaram os Aliados na Grécia continental e invadiram a ilha de Creta. Dois mapas: Mercúrio e Marita que serão adicionados em breve.
O evento chamado de Cursos da Guerra mantém o jogo em contínuo desenvolvimento, seja com adição de novas armas, modos de jogo ou mapas novos, como também com atualizações e correções de bugs e balanceamento de armas e veículos. O grande ponto forte deste evento é trazer jogadores a modos pouco jogados, principalmente aqui no Brasil onde prevalecem os modos conquista e cada equipe por si.
Basicamente a cada semana temos uma série de objetivos a serem feitos em algum modo de jogo predefinido. No final de cada série temos um “prêmio” destravado, que pode ser um item customizável, uma arma ou um veículo.
Minha história na série Battlefield
Comecei minha saga na série Battlefield lá em meados de 2012 com o BF3 no meu antigo PlayStation 3. Como já sabemos, o jogo sofria com bugs que chegaram a travar o console a ponto de você ter que remover o mesmo da tomada para poder ligá-lo novamente. Tudo isso foi corrigido com atualizações e o jogo se tornou um dos melhores da série até os dias de hoje. Nessa brincadeirinha foram mais de 285 horas de jogo no PS3 e 21h no PC, totalizando mais de 306h de gameplay.
Com a chegada do BF4 um novo rumo se tomou. O jogo conseguiu melhorar bastante seu antecessor e chegar com menos bugs. Uma grande variedade de mapas e armas, assim como a chegada da DLC com a remasterização dos melhores mapas do BF3, tornaram esse jogo o mais querido da série até hoje. Nesse a brincadeira aumentou de proporção e atingi a marca de 100 horas de jogo no PC e 341 horas de jogo no Xbox One, totalizando mais de 440 horas de jogo.
Apesar do BF1 não ter sido tão querido quanto o BF4, ainda assim trouxe um novo marco em gráficos e mudanças de jogabilidade. As armas antigas da 1ª Guerra Mundial tornaram o jogo mais difícil para os players acostumados às armas modernas e bem equipadas do BF4. Nesse eu joguei mais de leve e passei apenas um pouco mais de 191 horas brincando no Xbox One com os amigos.
No atual e maravilhoso BFV (sim isso mesmo, um jogo maravilhoso) já estou com mais de 140 horas de jogo no Xbox One X. E por isso que decidi escrever essa análise do polêmico BFV para o Universo NERD. Não preciso mais comentar a respeito do jogo pois tudo que penso está aqui nas duas partes da análise. E o Battlefield Hardline? Ahhh sim… esse que eu apelido carinhosamente de Battlefield Roger. Isso é Battlefield? Prefiro não comentar… Até a próxima pessoal ;D
________________________________________________________________________________
Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.