Toda vez que penso em procurar um game que retrata a vida humana ou pelo menos alguns dos elementos dela da forma mais próxima da realidade e com imersão, não consigo deixar de pensar em Life Is Strange. E com Life Is Strange 2 não podia ser diferente, pois mantém a mesma essência do primeiro.
O Episódio 5 abandona os vilões e os clichês do anterior e nos reconecta com o que faz Life is Strange 2 funcionar melhor: personagens sutis, relacionamentos profundos e uma narrativa que não tem medo de mostrar o lado feio dos EUA atual, enquanto tenta manter a essência da beleza humana.
E já faz algum tempo desde os explosivos eventos de Haven Point, ainda mais depois que a jornada de Sean e Daniel começou em Seattle. Mas agora, o fim de Life Is Strange 2 chegou e com isso, temos uma conclusão imersiva para essa história emocional.
De fato, não importa que tipo de relacionamento você tenha construído entre Sean e Daniel até agora, o jogo começa com os dois acampados sob as estrelas no Arizona. Esta cena ilustra uma força significativa da série que se desenvolveu desde o primeiro episódio, enquanto você pode orientar as escolhas e a moralidade de Sean e o impacto que tem sobre seu irmãozinho, mas nenhuma escolha que você faça mudará o amor que eles têm um pelo outro. Mesmo um Sean de baixa moral, com uma propensão a roubar quem jura como um marinheiro, ainda amará Daniel e o protegerá a todo custo.
Entender Sean, o torna como sendo um canal fantástico para vislumbrar a beleza dos personagens, a dor nas circunstâncias ruins em que ele se encontra tantas vezes e a adoração que ele tem pelo irmão. Você provavelmente acabará gostando de Daniel e cada vez mais de Sean. Quanto ao impacto que você pode ter, a personalidade de Daniel pode mudar, dependendo de como você o tratou e das escolhas que fez nos episódios anteriores. Ele terá uma moralidade aumentada ou reduzida, e essa característica mudará drasticamente a maneira como ele age nos momentos finais da série.
As performances de cada um dos irmãos continuam a tornar sua conexão crível e com muito afeto.
A inclusão da mãe de Sean e Daniel é explorada mais profundamente e com mais nuances do que no Episódio 4, onde sua aparência foi ofuscada pelo enredo inconsistente. As camadas de sua personagem e a preferência pelo isolamento são espelhadas pela primeira grande localização que você explora no último, chamada “Away”, uma comunidade de pessoas que evitaram a sociedade em favor de uma vida auto-suficiente no deserto.
Aliás, o último exemplo, é um testemunho de um dos maiores pontos fortes de Life Is Strange 2: sua disposição de fazer perguntas complicadas, amplificar vozes marginalizadas e tentar explorar o complexo clima sociopolítico. Essa tarefa difícil nem sempre é executada na perfeição, e algumas das representações mais extremas de norte-americanos xenófobos podem sair um pouco exageradas.
As performances realizadas pelos irmãos continuam a tornar sua conexão crível e com muito afeto.
Algumas interações no episódio 5 permanecem um pouco difíceis de engolir. É improvável um acampamento inteiro de párias sociais que decidem que não são escalados por uma criança de 10 anos com superpotências e às vezes, personagens inteligentes parecem ter lapsos inconsistentes de julgamento ou lógica. De qualquer forma, ignorar o impacto social dos poderes de Daniel permite que o enredo avance.
Chegar à conclusão de que é improvável que haja um final puramente feliz para os irmãos é desanimador, mas trabalha para solidificar as correntes temáticas da vida e o estado conturbado do atual clima sociopolítico, identidade, fraternidade, do povo norte-americano.
Os múltiplos finais são diferentes e refletem como você irá interagir com Daniel. Saiba que não há respostas fáceis que pareçam apropriadas, mas há positividade em cada conclusão possível.
Para ter uma melhor ideia da imersão e história que poderá encontrar em Life Is Strange 2, confira o teaser trailer de lançamento, publicado pelo Canal DomTheBomb, no YouTube.
Por fim, dizer adeus aos irmãos Sean e Daniel é tão difícil quanto deixar Chloe e Max no primeiro Life Is Strange, pois é uma prova da força extraordinária da construção de personagens do game. Embora a história dos irmãos chegue a algum tipo de final, as implicações maiores da história e seus temas levantam mais perguntas do que eles podem esperar responder. Será que é mesmo um final?
Life Is Strange 2 está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows, Linux e Mac OS Classic.
_____________________________________________________________________________
Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.