Continuando com mais um tema sobre LEGO®, agora irei abordar sobre a linha Mindstorm de produtos, lançada comercialmente em 1998 e voltada para a área de Educação Tecnológica.
A linha Mindstorm é resultado de uma parceria que já dura mais de uma década entre o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o LEGO Group.
Vamos entender como funciona essa linha específica da LEGO?
O produto LEGO Mindstorms é constituído por um conjunto de peças da linha tradicional (tijolos cheios, placas, rodas, entre outros) e da linha LEGO Technic (tijolos vazados, motores, eixos, engrenagens, polias e correntes), acrescido de sensores de toque, de intensidade luminosa e de temperatura, controlados por um processador programável, o denominado Módulo RCX (Robotic Command Explorer).
O projeto foi originalmente inspirado por Seymour Papert, um dos fundadores do MIT e autor da obra “Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas” (na década de 1980), onde apresentava as suas ideias de como os computadores iriam auxiliar o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes.
O conjunto permite criar robôs simples, passíveis de executar funções básicas pré-programadas!
O módulo RCX processa diversos comandos que foram pré-programados em um computador, através de softwares específicos, como o RoboLAB (em sua versão educativa) ou o Robotics Invention System (em sua versão comercial), permitindo a interação da estrutura construída com o ambiente virtual. O conjunto é fornecido com uma torre baseada em tecnologia que utiliza raios infravermelhos, que pode ser conectada a um computador pessoal de duas formas: através da porta USB ou também da porta serial.
Em agosto de 2006, a LEGO lançou comercialmente a versão LEGO Mindstorms NXT, e em janeiro de 2013, foi lançada a versão LEGO Mindstorms EV3, atualmente a versão mais avançada de toda a linha Mindstorm.
Todos estes conjuntos são utilizados, para além da função lúdica, mas como função didática em instituições de ensino tecnológico, abordando a teoria e também a prática de conteúdos direcionados para a introdução à robótica, permitindo o desenvolvimentos de projetos de pequeno e médio porte, estimulando a criatividade e a solução de problemas do cotidiano por parte dos alunos de diversos cursos.
A linha LEGO Mindstorms para educação consiste de três partes:
- Conjuntos de construção;
- Software educativo RoboLAB;
- Esquemas (diagramas) de trabalho.
Cada parte é comercializada separadamente, permitindo a cada escola e/ou educador selecionar a opção mais apropriada para as suas necessidades de ensino envolvendo diversas aplicações tecnológicas.
Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!
Postar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.