NEWS!

Fim da Hegemonia de PES e FIFA?

Fim da Hegemonia de PES e FIFA?

Saudações meus caros nerds boleiros de plantão! Tudo bom convosco? Antes de mais nada, já vou deixar aqui registrado: para fins dessa matéria, tratarei as atuais franquias eFootball e EA Sports FC como PES e FIFA, respectivamente, tendo em vista que, para mim, que as jogo desde os seus primórdios, jamais me acostumarei a chamá-las de todos os outros nomes esquisitos que as nomearam nesses últimos 10 anos! Estamos combinados?! Então, vamos lá!

Durante os últimos 30 anos, os amantes dos jogos eletrônicos fanáticos por futebol se dividiram em dois grandes conglomerados: aqueles que jogam PES e aqueles que jogam FIFA. Nesse tempo todo, pouquíssimas empresas tentaram desafiar a Konami e a EA lançando no mercado um game que concorresse contra os dois títulos dessas gigantes da categoria. Golazo, Redcard e Captain Tsubasa são alguns exemplos de tentativas que merecem ser mencionados, mas que não fizeram nem sombra ao domínio dos seus concorrentes mais famosos.

Nesse começo de dezembro, pela primeira vez nessas três décadas – pode-se dizer assim – FIFA e PES terão um rival a altura graças ao lançamento de UFL. Desenvolvido pela Strikerz Inc, publicado pela XTEN Limited e tendo o próprio Cristiano Ronaldo como garoto propaganda e um dos principais investidores, o jogo é, segundo a opinião de quem já o testou, uma média entre o realismo e simulação do FIFA com o divertimento a lá arcade de PES, trazendo gráficos belíssimos por conta de seu motor gráfico (Unreal Engine 5) e uma boa jogabilidade. Por enquanto, o game está disponível para o Playstation 5, Xbox Series X e Xbox Series S. Posteriormente, haverá versões para o PC e Playstation 4.

 

Provavelmente com a intenção de sobreviver por meio de microtransações que servirão para reforçar os times dos jogadores no modo online, UFL será totalmente gratuito. Infelizmente, isso abre brechas para que a desenvolvedora não dê atenção – ou mesmo nem introduza – aos modos offline, que sempre foram onde eu mais me divertia. Porém, como a intenção da empresa é continuar atualizando o game com o feedback da comunidade, e, não, ficar lançando continuações anuais, é bem capaz que um modo do tipo “master league” seja a principal solicitação dos fãs.

Uma das principais metas do desenvolvimento contínuo é conseguir licenças reais para poder conferir ainda mais realismo ao jogo. Até o momento, são 7 estádios de futebol (Borussia-Park, Arena Donbass, Estádio José Alvalade, Estádio de Londres, Estádio Luis II e Estádio Tupras) e 6 times (Besiktas, Borussia Monchengladbach, Mônaco, Shakhtar Donetsk, Sporting Lisboa e West Ham United). Negociações com outras ligas já estão em estágio avançado. Futuramente, espera-se que novos times, estádios e jogadores reais estejam disponíveis, trazendo os uniformes oficiais, nomes, escalações, aparências dos bonecos, etc.

Enfim, o jogo acabou de estrear e as primeiras impressões que causou foram muito boas. Vendo alguns gameplays, ainda se nota algumas movimentações esquisitas, passes e lançamentos com trajetórias e velocidades forçadas, dificuldade de marcação, entre outras coisinhas. Tudo isso será melhorado com o tempo. O jogo possui poucos anos de desenvolvimento e já atingiu um patamar que FIFA e PES demoraram muito para alcançar! É dar tempo ao tempo e deixar os desenvolvedores trabalharem, se possível, os ajudando por meio de participação nas comunidades com bons feedbacks em vez de meramente hatear. Sendo assim, UFC tem tudo para ficar redondinho e, se não tomar as coroas das franquias da Konami e EA, pelo menos será mais uma ótima opção no mercado que forçará o aprimoramento de seus concorrentes.

Abraços e até breve.

______________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário