NEWS!

Elder Ring É Para Poucos?

Elder Ring É Para Poucos?

Saudações, meus jovens nerds hadcores de plantão! Tudo bom convosco? Por fazer parte de um estilo de jogo que não me dou bem, não estava nem um pouco ansioso para o lançamento de Elden Ring; nem a fim de obter informações sobre um título que não pretendo jogar. Porém, assistindo a várias gameplays, relatos e memes que surgiram após a estreia, decidi pesquisar e ir a fundo sobre o fator que mais chamou a atenção no game: sua grande dificuldade!

Lançado há quase um mês (25 de fevereiro), Elden Ring é um RPG de ação criado pela FromSoftware e publicado pela Bandai Namco Entertainment. O enredo – provavelmente seu principal ponto forte – foi desenvolvido pela colaboração entre, ninguém mais, ninguém menos que Hidetaka Miyazaki (criador da série Souls) e o romancista George R. R. Martin, autor da série Crônicas do Gelo e Fogo, de onde se originou a série Game of Thrones. Horas após a liberação da venda, o jogo já batia recorde de vendas pelo mundo em todas as plataformas para as quais está disponível. No momento, já conta com mais de 12 milhões de cópias vendidas.

Tendo essas duas mentes por trás do jogo, já era mais do que esperado que ele trouxesse a dificuldade de Dark Souls somado à complexidade de Game of Thrones. Mas será que pegaram muito pesado na dose? De acordo com os desenvolvedores, Elden Ring é, sem dúvida, bastante difícil, mas que o jogo foi criado para que todos possam experimentá-lo. Entretanto, isso não significa que será um passeio no parque, livre de todo e qualquer estresse.

Não há modo fácil em Elden Ring. Na verdade, não há opções de dificuldade para escolher nos menus. Você recebe o que lhe é dado aqui! Em um movimento semelhante a muitos jogos de mundo aberto por aí, não há opções de dificuldade incluídas para o jogo. Dessa forma, todos enfrentam o mesmo nível de resistência assim que o game começa.

As batalhas contra chefes e outros encontros de combate são o que tornam o jogo complicado, fazendo que com você consiga avançar somente após várias tentativas. No entanto, grande parte do jogo é voltado para a exploração de mundo aberto, algo que todos podem desfrutar. Isso o torna capaz de escapar de qualquer luta que não esteja gostando simplesmente viajando para outras áreas. Assim, o jogador poderá voltar e tentar novamente mais tarde se estiver mais forte e com itens que facilitem os seus desafios. Certamente, isso o torna um pouco menos cansativo do que Dark Souls.

Comparado a outros jogos do estilo, Elden Ring não é muito difícil mecanicamente. A maioria dos inimigos telegrafa seus ataques com animações massivas de segundos que dão aos jogadores tempo suficiente para reagir com uma esquiva, bloqueio ou aparada na hora certa. Embora cada bloqueio e ataque individual possa não ser mecanicamente difícil, o game exige muito foco e resistência para encadear movimentos em uma batalha bem-sucedida (ou série de batalhas). Isso é especialmente verdade quando vários inimigos se unem para atacá-lo de todos os lados. Então, os movimentos em Elden Ring são como flexões: executar uma é brincadeira de criança! Mas executar 100 em sequência interrupta é uma verdadeira tortura para 99% das pessoas!

https://www.youtube.com/watch?v=InZzeQPX4ls&ab_channel=NoArcade2.0

Os desenvolvedores parecem bem cientes de que a dificuldade brutal impede, de fato, que uma grande parte de seu público em potencial sequer experimente o jogo. Em vista disso, eles alegam que existem maneiras de tornar as coisas mais fáceis, tal qual valer-se da utilização de NPC’s para oferecem ajudas nos momentos cruciais. Não apenas isso, mas a furtividade foi incorporada ao jogo em grande estilo, possibilitando a chance de se passar desapercebido por desafios que julgar necessário.

Sendo assim, Elden Ring é realmente tão difícil? Sim e não. O jogo não é especialmente exigente nos reflexos e não tem muitos desafios complicados que exigem horas e horas de dedicação. Também não tem muitas “paredes” frustrantes que impedem todo o progresso até que você possa “rompê-la”. Todavia, Elden Ring pode punir severamente até mesmo uma pequena quebra de foco! E o pior de tudo: o game está disposto a deixá-lo falhar porque, no meio do caminho, passou “batido” e perdeu algum elemento essencial (que o jogo não fez muita questão de explicar! Ou, quem sabe, você não leu direito aquele documento que encontrou…) para o seu progresso.

Abraços e até breve.

_________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário