NEWS!

Deadpool E Wolverine

Deadpool E Wolverine

Como Deadpool brinca várias vezes ao longo de Deadpool & Wolverine, o Universo Cinematográfico da Marvel está passando por “um ponto baixo” desde o enorme sucesso de Vingadores: Ultimato. Felizmente, Deadpool (Ryan Reynolds) está aqui para agitar as coisas ao se juntar ao MCU e tornar tudo mais estranho, certo? Talvez não, porque Deadpool & Wolverine é apenas uma versão para maiores de idade de um filme moderno padrão da Marvel: é bastante engraçado, a história gira em torno do mesmo tipo de macguffin em CGI de sempre, o terceiro ato é totalmente confuso e parece que um monte de coisas foram cortadas, e, no final das contas, não há conexões significativas com o enredo do MCU. Coisas padrão dos últimos cinco anos desta franquia, e uma grande decepção para o único filme do MCU no calendário de 2024.

Não que Deadpool & Wolverine seja horrível. Tem várias sequências de ação sangrentas excelentes, incluindo um banho de sangue inicial ao som de “Bye Bye Bye” do NSync, e quando é engraçado, é realmente engraçado. Mas, assim como em Deadpool 2, Deadpool & Wolverine é estranhamente cheio de cenas emocionalmente sinceras que não combinam nem um pouco com todas as piadas tolas que quebram a quarta parede, e agora temos o bônus adicional de uma história do MCU excessivamente complicada que exige muita explicação, apesar de ser, na verdade, extremamente superficial.

O enredo de Deadpool & Wolverine é basicamente a versão de Deadpool da série Loki. Ele é retirado de sua realidade pela Time Variance Authority (TVA) – pessoas de fora do tempo que mantêm as linhas do tempo em ordem – e levado para Paradox (Matthew MacFadyen). Paradox informa Deadpool que seu universo de origem está morrendo porque perdeu seu “ser âncora”, Wolverine, uma piada meta sobre Logan ser de longe o mais popular dos X-Men, como a franquia não funcionou sem Hugh Jackman, e o MCU subsumindo as franquias da Marvel da Fox após a fusão com a Disney. Paradox oferece a Deadpool a chance de se juntar aos Vingadores se ele ajudar a acelerar a destruição de seu universo de origem.

No entanto, nunca há qualquer discussão sobre o que Paradox realmente queria que ele fizesse, já que Deadpool rejeita a oferta e segue seu próprio caminho, pulando entre as linhas do tempo para encontrar um novo Wolverine, e os dois acabam presos no fim dos tempos.

Esse cenário, chamado de Vazio, foi introduzido durante a primeira temporada de Loki (Deadpool na verdade cita o episódio específico em que ele apareceu pela primeira vez, de maneira hilária), e é basicamente um limbo, pois é para onde as pessoas vão quando os agentes da TVA as tocam com seus bastões do tempo. Quando Loki foi para lá, ele encontrou vários outros Lokis. Mas Deadpool e Wolverine encontram muitos dos vilões mutantes de nível D dos filmes dos X-Men, como Toad, e um grande número de variantes do Deadpool e também a irmã gêmea maligna e incrivelmente poderosa do Professor X, Cassandra Nova (Emma Corrin), que supostamente teria morrido durante o parto. Ela é realmente muito legal, especialmente quando coloca os dedos dentro das cabeças das pessoas.

Tudo isso é sem sentido, no entanto. A história de Deadpool & Wolverine não funciona muito bem, o que não é necessariamente um problema, já que este é suposto ser um filme de comédia e a trama naturalmente vem em segundo lugar. Exceto que não é o caso. Este é um filme do MCU de ponta a ponta, e isso significa que há um excesso de tempo gasto explicando coisas para preparar um terceiro ato onde essas coisas na verdade não importam muito.

Felizmente, o filme funciona com frequência de cena a cena – basicamente, sempre que Deadpool & Wolverine muda para o modo de sequência de ação ao som de músicas conhecidas, o que ocupa uma parte considerável do filme, ele funciona muito bem. A sequência ao som de “Bye Bye Bye” começa o filme perfeitamente em alta, e nunca demora muito para termos outra cena similar quando Deadpool e Wolverine se despedaçam em um velho Honda Odyssey.

Mas fora dessas cenas, que são brilhantes e visualmente atraentes, a produção é basicamente o padrão da linha de montagem da Marvel. Tudo feito conforme o manual, ângulos de câmera padrão, ritmo de edição padrão, ambientes em CGI padrão. Mas é isso que você obtém quando contrata um cineasta como Shawn Levy, que é excepcionalmente talentoso em entregar filmes que ganham uma nota 6/10 dos usuários do IMDb com coisas como Doze é Demais, Uma Noite Fora de Série e Uma Noite no Museu.

Levy nunca foi um cineasta que eleva o material com o qual trabalha, e isso não mudou!

As inúmeras participações especiais ajudam um pouco em algumas dessas partes – não vou estragá-las, mas o destaque é um personagem dos primeiros filmes da Fox/Marvel que encontra um fim particularmente hediondo nas mãos de Cassandra. Mas as participações especiais são rapidamente ofuscadas por Cassandra, que é essencialmente a versão para maiores de Wanda má em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Corrin está assustadoramente divertida no papel, embora a história da personagem não faça sentido algum no terceiro ato.

Infelizmente, essas participações especiais não realmente acrescentam muito. Há muitos personagens aleatórios dos filmes da Marvel da Fox, mas poucos que importam para qualquer um dos personagens principais. E eles contribuem para a queda final de Deadpool & Wolverine: sua total incapacidade de gerir seu tom. Este filme salta constantemente entre Deadpool fazendo piadas estúpidas e Wolverine refletindo muito seriamente sobre todos os erros que já cometeu na vida, e é difícil lidar com isso, pois essa mudança deixa insensível a quase qualquer sentimento.

Por fim, a piada de tudo isso é que não fomos a lugar nenhum. Deadpool & Wolverine não muda o MCU nem afeta outras histórias em andamento, e a presença real do universo no filme é mínima. Parece uma cápsula nos dias de hoje: dando a impressão de que coisas estão acontecendo, sem realmente fazer nada. Claro, algumas das piadas foram engraçadas e algumas das cenas de ação foram boas, mas Deadpool & Wolverine é o pior filme do Deadpool.

____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário