NEWS!

Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

Doença é uma palavra que ninguém gosta, mas que precisamos conviver e aprender a superar. Existem muitas doenças no mundo e muitas outras que já passaram de alguma forma pela história da humanidade, mas algumas dezenas ainda são classificadas como incuráveis, pelo menos com a tecnologia que temos atualmente para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e outros tratamentos.

Pois é, caros leitores, infelizmente, apesar dos avanços na área da Medicina serem consideráveis, ainda existem diversas outras doenças que continuam sem cura e que precisamos entender muito para superar. Com isso, vamos conferir uma pequena lista contendo cinco patologias que, apesar dos esforços de muitos cientistas em diversos países, continuam sem tratamento significativo e eficaz após o contágio.

Vamos começar com a doença de Creutzfeldt-Jakob

A primeira doença que vou comentar neste artigo é a mais sinistra desta lista, pois é rara, degenerativa e fatal. Segundo estudos, é iniciada pela transmissão de uma proteína chamada príon. Esta proteína afeta o sistema nervoso central e desencadeia perda de memória, convulsões, paralisia facial, problemas motores e rigidez muscular. Segundo estudos, sua incidência é de 1 em cada milhão de habitantes.

O maior risco são pessoas entre 40 e 70 anos.

A doença de Creutzfeldt-Jakob foi descrita pela primeira vez na década de 1920 por neurologistas alemães e infelizmente, ainda não existe uma cura dada a complexidade de sua ação (ver imagem abaixo). Após o diagnóstico, o tratamento também não é eficaz e os afetados costumam falecer após um ano do surgimento dos sintomas e confirmação do diagnóstico. Existe ainda uma variante dessa patologia, capaz de atingir pessoas mais jovens e é conhecida como “doença da vaca louca”. Acredito que muitos leitores já ouviram falar e com isso temos uma impressão melhor desta doença cruel.

creutzfeldt Jakob - Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

A segunda desta lista é o poderoso Ebola

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera raro os casos de pessoas infectadas pelo vírus Ebola, mesmo desde sua descoberta no Zaire (atual Congo) em 1976. Entretanto, já foram registradas epidemias que resultaram na morte de centenas de doentes, pois essa é uma enfermidade extremamente infecciosa e transmitida pelo contato direto com o sangue e outras secreções.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, falta de apetite e conjuntivite, progredindo para náuseas, diarreia e profundas hemorragias até o quadro se tornar irreversível pela Medicina atual.

O vírus é poderoso e se multiplica nas células do pulmão, baço, fígado e tecido linfático, onde causa danos irreparáveis, provocando posteriormente a destruição das células que revestem os vasos sanguíneos. O índice de fatalidade está na faixa de 50 a 90% dos casos, e o vírus ainda não tem vacina eficaz.

virus ebola - Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

A terceira se chama Lúpus Eritematoso

Esta é uma doença autoimune que provoca a inflamação de várias partes do corpo. Atualmente são conhecidas três tipos de variações: discoide, sistêmico e o induzido por drogas. A primeira variação afeta apenas a pele e provoca o surgimento de aberturas cutâneas no rosto, couro cabeludo e pescoço.

Estudos chegaram a conclusão que cerca de 10% das pessoas que sofrem de lúpus do tipo discoide evoluem para o sistêmico, que é o mais comum e pode afetar qualquer órgão ou estrutura do corpo.

O lupus sistêmico costuma afetar principalmente a pele e as articulações, assim como o trato gastrointestinal, os rins, o coração e também o sangue. Por fim, a terceira variação, induzida por drogas, aparece em decorrência do uso de determinados medicamentos (é importante entender o efeito do medicamentos) e seus sintomas são parecidos com os do lúpus sistêmico. Além dos sintomas descritos acima, podem aparecer também úlceras na boca e manchas avermelhadas pelo corpo, dores e mal-estar.

o impacto do lupus no corpo - Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

Agora é a vez de lutar contra a Poliomielite

A conhecida paralisia infantil, a pólio é uma infecção viral aguda que afeta o sistema nervoso. Os doentes, normalmente no início, apresentam sintomas como dor de cabeça, febre, náusea, dores no corpo e espasmos, podendo evoluir para a paralisia permanente de um ou mais membros. Mais da metade dos casos é registrada em crianças com menos de 5 anos, sendo que 1% dos infectados são afetados pela típica paralisia provocada por essa doença perigosa. Estudos e estatística registraram que de 5 a 10% dos afetados apresentam os sintomas descritos acima, sendo que mais de 90% não demonstra qualquer sinal da doença.

Agora atenção: embora exista uma vacina para prevenir o contágio, uma vez que ocorra a contaminação a doença não tem cura. E apesar do processo de erradicação global, ainda são registrados cerca de mil casos de pólio por ano, principalmente na África do Sul e também no Sudeste Asiático.

poliomelite viral - Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

Por fim, uma velha conhecida: a Raiva

Apesar da Raiva ser tratável caso o atendimento seja realizado imediatamente após o contágio, depois que a doença se instala, a cura é classificada como rara e a doença é fatal. Isso tudo em função de se tratar de uma infecção viral que afeta o sistema nervoso e é transmitida através da mordida de um animal mamífero portador do vírus, sendo na maioria dos casos, cachorros, gatos e morcegos.

De fato, é bastante difícil que humanos contraiam a Raiva, mas se ocorrer, os sintomas são mudanças comportamentais, hipersensibilidade a determinadas faixas sonoras, fotofobia ou aversão à luz, pânico de ficar em ambientes externos, hidrofobia e o desenvolvimento de um olfato mais aguçada.

O ciclo epidemiológico da Raiva


ciclo raiva - Conheça 5 Doenças Ainda Incuráveis

Se cuidem… Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir a maioria das doenças!

_________________________________________________________________________

Fontes: OMS, The New England Journal of Medicine e Revista Saúde.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas