NEWS!

Comemoração Dos 90 Anos De Mickey Mouse

Comemoração Dos 90 Anos De Mickey Mouse

Olá, queridos leitores. Tudo bem? Como todos sabem, sou muito fã de desenhos animados. E, nesta data, não poderia deixar passar em branco o aniversário do camundongo mais adorável da criação Walt Disney: Mickey Mouse, que completa 90 anos de existência! Vamos conhecer um pouquinho sobre ele?

Um pouco da história

Acredito que todos já viram ou ouviram falar a respeito de Mickey Mouse. Personagem de desenho animado que se tornou símbolo da The Walt Disney Company, foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks, além de ser dublado pelo próprio Walt Disney. Portanto, hoje, 18 de novembro, comemoramos 90 anos desse personagem tão carismático e por coincidência, também, a data de lançamento de Steamboat Willie.

Para quem não se lembra, trata-se de um curta-metragem em preto e branco da Walt Disney Studios, estrelada por Mickey Mouse, guiando um barco a vapor, o Steamboat Willie. Vocês podem não se lembrar, mas uma cena bem curtinha desse curta-metragem aparece no início de alguns desenhos da Walt Disney, como Bolt, O Supercão. Lembraram? Para quem não lembrou, assista o vídeo abaixo:


x

Em pouco tempo, o camundongo antropomórfico passou de personagem de desenhos animados e revistas em quadrinhos, para um dos símbolos mais conhecidos no mundo inteiro.

Interessante sabermos que sue nome original era Mortimer e, por sugestão de Lillian Bounds, esposa de Walt Disney, teve seu nome alterado para Mickey Mouse. Ela considerava o primeiro nome formal demais para a imagem do camundongo.

O personagem inicial bebia e fumava, fazia várias sacanagens, porém, como atingiu uma popularidade enorme em pouco tempo, Walt Disney achou melhor torná-lo um personagem politicamente correto.

Seus traços eram diferentes, olhos esbugalhados, corpo magricela, mas com o passar dos anos, foi tomando outra forma, ficando com as orelhas mais arredondadas e adquirindo outra personalidade.

Na verdade, Walt Disney criou um outro personagem, Oswald, um coelho, o qual era a maior aposta do desenhista. Porém, como não havia assinado nenhum documento com seu contratante, seu patrão se apropriou indevidamente do desenho, deixando Walt Disney arrasado. Foi então que ele decidiu criar o personagem camundongo. Para Disney, era um amuleto da sorte, pois foi graças a ele que saiu da miséria. Qualquer tentativa de seus sócios de acabar com o personagem era logo combatida por Disney. Segundo ele, Mickey Mouse era mais importante que qualquer garota do mundo.

Atualmente, nas HQs (Brasil), seus melhores amigos são Pluto e Pateta e sua namorada é a Minnie. Em algumas histórias, ele costumava andar com o Pato Donald e, segundo os quadrinhos, todos moram na cidade de Patópolis, porém vivem universos diferentes.

O personagem Mickey usa calções vermelhos e sapatos amarelos, em homenagem à Ordem DeMolay, sociedade maçônica para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos, da qual Walt Disney era membro. Claro que, em outras linhas de história, a roupa dele muda, por exemplo, quando ele é detetive e veste um casaco típico. Porém, existem duas temáticas principais nas histórias dele: em uma delas enfrenta o Bafo de Onça e na outra, o Mancha Negra, ambos seus inimigos mortais.

634.mm .cm .111612 copy 634x1024 - Comemoração Dos 90 Anos De Mickey MouseA primeira vez em que o Mickey apareceu em uma publicação foi no Brasil, na revista O Tico Tico, em 1930, onde ele era chamado de “O Ratinho Curioso”. Hoje, em Portugal, aparece em publicações de banda desenhada, pela editora Goody S/A. Além Disso, o personagem ganhou destaque nos manuais Disney e no Grande Livro Disney, em 1977, nas publicações da Editora Abril, no período de 1950 a 2018.

Segundo especialistas, Mickey Mouse foi inspiração para a criação de vários desenhos ao redor do mundo, como a japonesa Astroboy, ou os desenhos de Maurício de Sousa.

O grande marco, para a empresa, foi a tradução de Fantasia, uma animação que tinha Mickey como aprendiz de feiticeiro, mas que não foi muito bem aceito na época, apesar de ser um filme com status de obra de arte, devido à sua proposta visual diferente e cheia de efeitos e que apresentou a experimentações de novas técnicas.

Personagens Relacionados

Alguns personagens fizeram, e ainda fazem parte, da história de Mickey: Minnie Mouse, a namorada de Mickey; Pato Donald, seu melhor amigo; Pateta, seu outro grande amigo; Pluto, seu cão de estimação; entre outros.

Veja abaixo:

Figura Montada 2 - Comemoração Dos 90 Anos De Mickey Mouse

Alguns dos personagens importantes na trajetória do Mickey Mouse.

CURIOSIDADES

  • A primeira palavra falada pelo personagem foi “Hot Dog!”, no primeiro filme com fala dos personagens, “The Karnival Kid”, de 1929, dublado pelo próprio Walt Disney.
  • O nome do personagem muda em diferentes países: Topolino (Itália), Micky Maus (Alemanha), Ranton Mickey (Espanha), Musse Pigg (Sueco) e Mi Lao Shu (China), são algumas dessas variações.
  • O personagem já esteve no Oscar, por duas vezes: em 1998, subiu ao palco com o ator Tom Slelleck e em 2003, voltou a aparecer na cerimônia como animação, ao lado da atriz Jennifer Garner.

Espero que tenham gostado!

________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.