NEWS!

Algumas das Melhores Obras de Tim Burton – Parte 1

Algumas das Melhores Obras de Tim Burton – Parte 1

Olá, queridos leitores. Hoje quero trazer para vocês um pouquinho sobre a filmografia de uma das figuras que mais gosto na indústria cinematográfica: Tim Burton. Vamos conferir?

Como a quantidade de filmes é muito grande, dividirei este artigo em três partes. Assim, não deixaremos passar nada, não é mesmo?

Tim Burton tem verdadeiras obras de arte na indústria cinematográfica, algumas como diretor, outras como produtor, outras ainda, como ambos. Porém, existem obras onde ele participou da criação dos personagens ou do roteiro original.

Um fato curioso é que em alguns dos filmes ele manteve uma sequência de trabalho com atores como Johnny Depp (um grande amigo do produtor), Wynona Ryder e Helena Bonham Carter (com quem teve um relacionamento e dois filhos). No mínimo curioso, não é?

Um pouco sobre a personalidade

Timothy “Tim” Walter Burton é cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista norte-americano. Suas obras sempre apresentam um aspecto gótico, excêntrico, sombrio e com uma pitada exagerada de fantasia. As trilhas sonoras de seus filmes são sempre compostas por Danny Elfman, cantor, compositor e ator.

Tim Burton, como amante dos grandes filmes da indústria cinematográfica de terror, já realizou alguns projetos sobre Ed Wood e convidou grandes atores para participar de seus filmes, como Vincet Price e Christopher Lee.

Teve uma infância bem peculiar e cheia de imaginação, perdido em seus pensamentos. Fugia de sua realidade através dos livros de Edgar Allan Poe e de filmes de terror de baixo-orçamento. Foi contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador, graças à uma bolsa de estudos que ganhou da Disney. Foi ai que tudo começou, pois como estava insatisfeito com seu trabalho, começou a fazer suas próprias produções, como João e Maria e Frankenweenie. Porém, a Disney começou a achar as obras de Tim Burton sombrias demais. Isso o levou à sua demissão.

Tim Burton 1024x577 - Algumas das Melhores Obras de Tim Burton - Parte 1

Logo abaixo, separei alguns filmes, em ordem cronológica, que considero alguns dos melhores. Vamos ver? E adivinhem qual é o primeiro da lista?

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)

O primeiro trabalho do diretor com o ator Johny Depp, é considerado até hoje o melhor filme do Diretor. De 1990, é considerado um conto de fadas moderno, uma mistura de drama, comédia, romance e fantasia.

A história começa com uma garotinha que pede à sua avó que lhe conte a história de como surgiu a neve. A avó, então, conta a história de Edward, que é a criação de um velho inventor, que faleceu antes de concluir seu último trabalho: um jovem artificial de carne e osso, sem as mãos e sozinho, na mansão onde moravam ambos. No lugar das mãos, Edward tem tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão.

Até que um dia, a senhora Peg Boggs entra na mansão para vender seus cosméticos e se depara com Edward. Ped, penalizada, resolve trazer o rapaz para passar um tempo em sua casa, o que provoca burburinhos e fofocas por toda a vizinhança.

Edward é um jovem inocente, vítima de sua bondade e ingenuidade, amados por uns e odiado por outros.

Segue abaixo o trailer do filme:

Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)

Este é um dos filmes mais queridos de Tim Burton. A comédia gira em torno de um casal que morre em um acidente e se tornam assombrações em sua antiga casa, importunando o casal de ricaços que vem ocupar a casa.

Após morrerem, quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem aprisionados na tarefa de assombrar sua antiga casa pelos próximos 50 anos. Porém, a casa logo é ocupada por Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O´Hara), junto com sua filha Lydia Deitz (Winona Ryder), uma garota excêntrica, que usa um estilo dark e é a única que pode ver e falar com o casal de fantasmas. Eles contratam os serviços de um exorcista charlatão (Michael Keaton) para apavorarem os novos moradores, mas tudo vira uma bagunça.

Segue abaixo o trailer do filme:

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and The Chocolate Factory)

Claro que quando falamos de Tim Burton, não podemos deixar de lado clássicos como este.

A versão de 2005, de Tim Burton, foi a segunda adaptação feita, já que a primeira não foi bem aceita. Nesta segunda, Tim Burton procurou ser mais fiel à original, ainda que com algumas flexibilidades.

Mais uma vez, contamos com Johny Depp no elenco. Bastante elogiado pela crítica, a alma do filme está nas personagens infantis e podemos ver, novamente, o quão fantasioso são seus filmes, além é claro, do colorido e da maneira emocional divertida com que ele lida com algumas situações.

O filme não foi muito bem recebido por algumas pessoas, mas o fato é que acabou fazendo um sucesso maior do que a primeira versão.

Segue abaixo, o trailer do vídeo:

A Noiva Cadáver (Corpse Bride)

Esta história, de 2005, é baseada em um conto russo-judaico do século XIX, ambientado em uma Inglaterra Vitoriana, mais especificamente em Londres. Em um vilarejo, vive o jovem Victor Van Dorst (Johnny Depp) que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, acidentalmente, Victor coloca a aliança no dedo de um cadáver de uma noiva, quebrando um feitiço, se comprometendo a viver com ela na Terra dos Mortos.

Tentando achar uma solução para voltar ao Mundo dos Vivos e casar com Victoria, Victor começa a perceber o que aconteceu com a Noiva-Cadáver e descobre um mundo bem divertido e animado junto aos mortos.

Segue abaixo o trailer do filme:

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street)

A história triste de um barbeiro inglês que vivia muito feliz com sua esposa e filha. Porém, por um golpe de traição, é preso e tem sua vida destruída. Assim, quando retorna à sociedade, decide se vingar de todos que o feriram.

Além de um barbeiro, se torna um assassino em série que mata seus clientes com a navalha. Com a ajuda de sua assistente, Sra. Lovett, transforma os cadáveres de seus inimigos em tortas de carne, as quais fazem um sucesso absurdo na cidade.

Este filme era o sonho de Tim Burton, porém, só conseguiu realizá-lo em 2006, quando a Dreamworks o nomeou como substituto do diretor Sam Mendes. As filmagens deram um pouco de trabalho, principalmente no que diz respeito à atuação vocal de Johny Depp, mas no final foi um sucesso.

Segue, abaixo, o trailer do filme:

Frankenweenie

Esta é uma animação americana, parodiando Frankenstein, de Mary Shelley, com uma mescla de comédia e terror. Conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cãozinho e melhor amigo, Sparky, num acidente de carro. Em uma atitude desesperada, ele tenta trazer o cão de volta à vida.

Ele consegue, mas seu colega de classe, Edgar, descobre e conta aos outros. Todos decidem, então, trazer seus mascotes à vida, mas tudo dá errado.

Há quem diga que o personagem Victor é o mesmo interpretado por Johnny Depp em A Noiva Cadáver, Victor Vand Dort, pois suas aparências são muito semelhantes. Se prestarmos atenção, há a presença de um cão semelhante à Sparky quando Victor Van Dort vai para a Terra dos Mortos. Coincidência?

Segue o trailer do filme, abaixo:

A lista de filmes é enorme, mas vou ficando por aqui! Fiquem ligados que logo darei continuidade ao artigo! 

Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário