NEWS!

A Simbologia Das Mariposas

A Simbologia Das Mariposas

Olá, queridos leitores. Hoje, quero contar para vocês um pouquinho sobre um assunto que, confesso para vocês, acelera o batimento cardíaco só de pensar: mariposas e sua simbologia.

Sim, leitores queridos, não sou fã delas nem um pouquinho.

Vocês podem me perguntar: mas por que você está escrevendo sobre algo que não gosta? O assunto surgiu porque reparei que nos últimos filmes de terror que assisti sempre aparecem as mariposas.

E Não vou dizer que são em todos, mas na maioria, sim!

Mas, vocês já se perguntaram porquê? Alguns dizem que é um bicho agourento, outros que significa a libertação de um espírito. Mas, será que isso é verdade ou são apenas crendices?

O que são as Mariposas?

As Mariposas são insetos com hábitos noturnos, com antenas filiformes (muito finas) ou pectinadas (em forma de pente). O que as distingue das Borboletas são a disposição de suas asas, as antenas com formas diferenciadas, de acordo com cada espécie, e os hábitos noturnos.

A palavra “mariposa” vem do castelhano e é composta por Apócope de Maria (Mari) e do imperativo do verbo posar (posa), em português pousar. Para quem nunca ouviu o termo, Apócope é uma supressão de fonemas à qual as palavras estão sujeitas, à medida em que a língua em questão evolui.

Dependendo muito do lugar, as mariposas têm nomes e significados diferentes. Em Portugal, por exemplo, Mariposa é o nome dado às Borboletas. Aqui no Brasil, Mariposas são animais semelhantes às borboletas, porém com hábitos diários diferentes, como por exemplo, o habitat de sua larva, a posição das asas quando está em repouso, se alimentar a noite e assim por diante.

Diferente da Borboleta, tem uma atração pela luz. Esse fenômeno é chamado de fototaxia ou fototropismo, ou seja, o movimento que um organismo faz em direção a qualquer estímulo luminoso. Outro exemplo é o Girassol, que responde aos estímulos da luz solar. Apesar disso, o fato da Mariposa voar, girando em torno da lâmpada, por exemplo, ainda é inexplicável, sendo que o normal de seu voo é ser plano e reto.

Figura Mariposa e Borboleta - A Simbologia Das Mariposas

A Mariposa mantém as asas abertas quando está em repouso, enquanto que a Borboleta, mantém as asas fechadas.

A Simbologia

Aqui, o assunto é mais delicado, pois não podemos dizer que existem significados errados, pois cada um tem o direito de acreditar no que quiser, até que se prove cientificamente o que é certo. Mas, vamos conhecer alguns significados ao redor do mundo, afinal de contas, acho válido, mesmo que cada um tenha sua opinião.

Para muitos, por ser um animal noturno, é considerada um símbolo da transformação ou a transformação através da morte. A imortalidade, através da passagem de lagarta para Mariposa e o renascimento.

Muitos filmes de terror tem a mariposa como animal predominante. Muitos acreditam que a simbologia seja a de uma espécie de portal para espíritos permanecerem no mundo terreno ou se comunicarem com alguém. Outros acreditam que seja a representação de espíritos ruins.

Como disse a vocês até aqui, a interpretação é pessoal. Quem escreve o filme tem uma interpretação, quem assiste, pode ter outra diferente ou nem associar o símbolo do bicho à qualquer coisa no filme.

Para os astecas, a Mariposa é um animal conhecido por atravessar os mundos, por isso é chamada de Sol Negro. Existe uma espécie, a Attacus, associada à uma deusa asteca, a Itzpapaloti (itzili – obsidiana, papaloti – mariposa), pois leva em suas asas, navalhas de uma pedra negra, a obsidiana.

Figura Attacus - A Simbologia Das Mariposas

Reparem nas pequenas imagens em suas asas, representando navalhas de obsidiana.

x

Também são consideradas como o movimento nas sombras, retratando a alma das bruxas. Elas sentem-se atraídas pela luz, assim como a alma se sente atraída pela divindade. Mas, com a força consumidora do calor, voam em torno do fogo até se queimarem.

Para um significado mais voltado ao mundo espiritual, as Mariposas representam um fogo como símbolo da morte que transforma, pois a Mariposa passa por uma metamorfose. Assim, essa seria uma mudança de plano espiritual para as pessoas falecidas, por exemplo, retratando a imortalidade da alma.

Os significados e o que as Mariposas representam pode variar de acordo com as cores também. Olhem só:

  • Mariposa preta: simboliza a alma dos mortos, ou a própria morte. Alguns acreditam que quando uma Mariposa preta é avistada, significa a premonição do falecimento de alguém;
  • Mariposa branca: simboliza sorte e prosperidade. Muitas pessoas acreditam que quando uma Mariposa branca entra em sua casa, significa que a sorte e a prosperidade estão sendo trazidas junto com ela;
  • Mariposa marrom: para alguns simboliza desgraça e acontecimentos trágicos que estão por vir, más notícias. Outras pessoas, porém, acreditam que seja um bicho que traz novidades, boas notícias;
  • Mariposa azul: para a maioria dos povos, simboliza a alegria, leveza de ambiente e o romantismo;
  • Mariposa amarela: simboliza tempos de chuva, frio e ventanias. Mudança de situação repentina, tempestade em um ambiente calmo.

Cores das Mariposas 1024x233 - A Simbologia Das Mariposas

Existem muitas pessoas que, quando sonham com Mariposas, acordam assustadas ou ficam apreensivas, achando que algo ruim acontecerá em sua vida ou com alguém próximo. Vou repetir: o significado diz respeito ao que cada um acredita. Porém, algumas culturas acreditam que sonhar com elas seja o símbolo de mudança, que pode acontecer em uma ou em diversas áreas da vida: pessoal, profissional, familiar, financeira e assim por diante. Pode representar também o desejo de mudança do indivíduo e, como dizem, às vezes para mudarmos alguma situação é necessário mudanças para que aconteça uma renovação.

Algumas curiosidades

  • A Mariposa Bruxa, conhecida como bruxa (Brasil), black witch (Estados Unidos), mariposa de la muerte (México), duppy bat (Jamaica) e por muitos outros nomes ao redor do mundo, é associada à má sorte e até a própria morte;
  • Existem algumas Mariposas que não comem. Isso porque em sua fase larval, já adquire todo o alimento necessário para sua sobrevivência, que é muito curta. As demais podem se alimentar de néctar, sangue, excrementos de animais e assim por diante;
  • Algumas espécies conseguem ser mestras na arte da camuflagem, pois conseguem imitar desde plantas até fezes de outros bichos;
  • O olfato delas é extremamente apurado, apesar de não possuírem narinas. Através das antenas, podem “farejar” um determinado cheiro que esteja até 10km de distância;
  • Elas amam cerveja, por mais bizarro que pareça. Esse fato foi comprovado pelos biólogos da The Nature Conservancy, associação que luta pela proteção dos recursos naturais de nosso planeta;
  • Existem cerca de 9 vezes mais espécies de Mariposas, do que de Borboletas.

Apesar de ter verdadeiro pavor de qualquer tipo de Mariposa ou Borboleta, achei o assunto muito interessante. Espero que vocês tenham gostado também e até a próxima!

_________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.