NEWS!

A experiência divertida de Luigi’s Mansion 3

A experiência divertida de Luigi’s Mansion 3

Um dos games que mais aguardava para 2019 foi enfim lançado, já conquistou todos aqui em casa e chegou o momento de trazer um artigo descontraído para todos vocês que acompanham nosso trabalho. De fato, Luigi’s Mansion estará sempre relacionado diretamente com Super Mario, mas esta série é, de muitas maneiras, uma experiência única e sensacional.

Enquanto as aventuras de Mario percorrem os jogadores por mundos vibrantes carregados de poços, piscinas de lava e outros desafios de plataformas a serem superados, as de Luigi têm sido decididamente mais metódicas, trocando os cenários coloridos dos títulos de seu irmão por corredores sombrios e enfatizando a observação cuidadosa com reflexos rápidos.

A terceira mansão pela qual Luigi continua medrosamente se aventurando, continua muito essa tradição, mas este novo trabalho ilustra o quão convincente esse estilo de jogo permanece, além de uma nova mecânica que torna este game, talvez, o melhor da série até agora.

Luigis Mansion 3 Imagens 2 e 3 - A experiência divertida de Luigi's Mansion 3

Luigi’s Mansion 3 vale o investimento?

Era uma vez…Ops! Mais uma vez, o covarde Luigi se vê no papel de herói quando Mario, a princesa Peach e demais amiguinhos são sequestrados pelo maligno rei Boo, logo após o grupo entrar no luxuoso, mas ameaçador, Hotel Last Resort. O querido Luigi não consegue evitar seu destino após escapar por uma rampa de lavanderia e aterrissar no porão do hotel, onde logo se reúne com o excêntrico pesquisador e professor E. Gadd e seu fiel Poltergust, literalmente um aspirador de pó modificado que pode sugar fantasmas e empurrar objetos, além de fazer outras coisas.

Como assim, outras coisas? Pois é… o Poltergust serve como base para toda a gama de ações de Luigi no game e apesar de ser um saltador mais hábil do que seu irmão, Luigi não mostra nenhuma das suas proezas de salto aqui; os pés do encanador são plantados firmemente no chão durante quase toda a aventura. Seu principal meio de interagir com o meio ambiente vem através das inúmeras habilidades do Poltergust. Além de ser capaz de aspirar detritos e soprar ar, o equipamento vem com o Strobulb e a Dark-Light, onde o primeiro libera um clarão ofuscante de luz que pode atordoar fantasmas e ativar certos interruptores, enquanto o segundo revela objetos e inimigos invisíveis no decorrer da história

Além de tudo isso, o tiro com sucção dispara um êmbolo que pode se prender a certos objetos, permitindo que Luigi os balance ou os puxe, enquanto o Burst libera uma rajada de ar que derruba a multidão de inimigos e levanta momentaneamente o encanador do chão. A adição mais vital ao repertório de caça aos fantasmas de Luigi, no entanto, é a diferente maneira de capturar os fantasmas.

Agarre-se a um espectro com a Poltergust e você carregará um medidor que permitirá que você os bata repetidamente no chão, causando danos extras.

Luigis Mansion 3 Imagem 4 - A experiência divertida de Luigi's Mansion 3

As novas habilidades não apenas parecem extensões naturais do conjunto de habilidades de Luigi, mas também injetam uma ação bem-vinda na jogabilidade, pois nos games anteriores, os encontros com fantasmas eram geralmente restritos com a lanterna e com a ação de aspiração. Mesmo assim, você dependerá bastante do Strobulb para controlar a multidão de inimigos, mas agora você poderá acertar um fantasma em qualquer outro que estiver por perto, causando danos em vários inimigos ao mesmo tempo. Encontros posteriores forçarão você a usar as outras habilidades à sua disposição, tornando as batalhas consistentemente mais agradáveis.

Agora, indo um pouco além da questão do combate, o novo recurso mais significativo do Poltergust é a capacidade de convocar Gooigi – uma versão verde e pegajosa de Luigi e originalmente introduzido no remake do primeiro game para o Nintendo 3DS. Entretanto, o papel do Gooigi foi ampliado aqui, abrindo uma nova gama de quebra-cabeças a serem superados. O seu “clone” mantém as mesmas habilidades que Luigi, mas seu corpo gelatinoso pode deslizar através de grades, acessar lugares que o Luigi não consegue e até prender armadilhas, permitindo que ele ultrapasse obstáculos aparentemente intransponíveis para descobrir os cantos mais escondidos do hotel. Além disso, certos inimigos e objetos serão grandes demais para Luigi tentar mover sozinho, exigindo a ajuda que Gooigi fornece.

Depois de desbloquear Gooigi, você poderá jogar quase toda a aventura de forma cooperativa. O game se presta bem ao modo cooperativo ou solo! Muitos dos quebra-cabeças que você encontrará exigem que Luigi e Gooigi trabalhem em conjunto, o que torna mais agradável a exploração do hotel com um familiar ou amigo. Enquanto isso, jogadores solo podem trocar entre o Luigi e o Gooigi pressionando o botão direito, permitindo que você assume rapidamente o controle de qualquer personagem, conforme a situação exigir.

Deste modo, você nunca encontrará um cenário que não possa ser superado, embora alguns chefes e quebra-cabeças aparentam serem projetados para a gameplay com um segundo jogador em mente.

Luigis Mansion 3 Imagem 5 - A experiência divertida de Luigi's Mansion 3

Assim como em Dark Moon, a terceira mansão 3 de Luigi faz uso inteligente de suas pequenas habilidades. Todo quebra-cabeça que você encontrar ao explorar o Last Resort poderá ser superado observando o ambiente e empregando alguma combinação dessas habilidades. Você também encontrará quebra-cabeças que não irão oferecer uma solução tão óbvia, o que torna a resposta ainda mais satisfatória. O game é de maneira geral simples, mas raramente fica na mesmice, pois cada desafio que você enfrenta renova um pouco.

O hotel abriga uma variedade de itens colecionáveis para encontrar, como moedas, pérolas, barras de ouro e outros objetos de valor que estão escondidos em baús, gavetas, banheiros e qualquer outro compartimento que você possa imaginar, incentivando-o a procurar. Mais atraentes, no entanto, são joias especiais que estão escondidas em cada andar. Para encontrá-las, você precisará estudar cuidadosamente os arredores. Mesmo as joias que estão à vista geralmente exigem uma solução antes que você possa coletá-las, o que leva um tempo para explorar todos os cantos do luxuoso edifício

Cada andar do hotel adere à um tema diferente, variando de comodidades típicas, como restaurantes e lojas de presentes à alojamentos estranhos, como de castelos medievais e monumentos antigos. Apesar desses temas díspares, a variedade mantém a aventura agradavelmente surpreendente. Obter acesso a um novo andar é sempre uma delícia, porque você nunca sabe o que esperar quando a porta do elevador irá se abrir. O game evita a natureza baseada em missões em favor de uma estrutura muito mais flexível.

Salvo algumas excessões, a maioria ocorrendo no início da aventura, Luigi não será chamado de volta ao laboratório de E. Gadd após concluir os objetivos, permitindo que você explore o hotel bem mais a vontade e que a jogabilidade pareça menos repetitiva.

Luigis Mansion 3 Imagem 6 1 - A experiência divertida de Luigi's Mansion 3

Sempre que iniciar sua missão, no entanto, você só terá acesso ao porão e ao saguão principal; para chegar ao resto do hotel, você precisará rastrear os botões do elevador para os outros andares e estes, geralmente, estão na posse de um chefe fantasma. Esses encontros com os chefes são outro destaque, pois cada um tem uma personalidade distinta que é transmitida de maneira encantadora através de suas animações. Você encontrará todos os tipos de personagens, de um diretor de cinema lamentando uma perda, até um segurança medroso que parece mais assustado que Luigi. Essas personalidades ajudam a elevar o nível da experiência com a gameplay, pois exigem que as habilidades de Luigi sejam usadas de maneiras inteligentes.

Os controles, ocasionalmente, ficam um pouco “presos” no seu caminho. Por exemplo: para acionar a Luz Escura, você precisa segurar o botão X, o que significa que você não poderá mover com o analógico certo para ajustar seu objetivo enquanto usa essa habilidade. O game consegue compensar isso, permitindo que você mire usando controles de movimento, mas ficará limitado(a) a mirar para cima e para baixo, tornando-a uma solução deselegante. O tiro de sucção sofre de um problema semelhante; muitas vezes você precisa manter o botão pressionado para alinhar suas fotos, dificultando a mira, principalmente em situações tensas.

É importante deixar bem claro que nenhum desses problemas é grave o suficiente para prejudicar o game, mas pode ser um aborrecimento ocasional para alguns jogadores.

Para completar o pacote estão dois modos multijogador dedicados: ScareScraper e ScreamPark. O primeiro acontece da mesma forma que em Dark Moon, desafiando até oito jogadores, localmente ou online, a completar andares sucessivos de uma torre dentro de um prazo estrito. Cada andar tem um objetivo específico, como derrotar todos os fantasmas ou coletar uma certa quantia de dinheiro. Você precisará trabalhar em conjunto para superar os desafios. Enquanto isso, o ScreamPark é um modo de festa local, no qual duas equipes competem entre si em minijogos bem divertidos.

Luigis Mansion 3 Imagem 7 1 - A experiência divertida de Luigi's Mansion 3

E existem três minijogos diferentes para você escolher e vou deixar cada um para você descobrir, sem revelar spoilers. Com isso, ambos os modos podem ser bastante divertidos, especialmente o ScareScraper, que se estende pela linha competitiva e cooperativa. No entanto, como o foco é a campanha principal, os minijogos são comparativamente rasos e carecem do mesmo apelo.

Mas enquanto os modos multiplayer podem não prender sua atenção por muito tempo, a força da série Luigi’s Mansion sempre decorreu da satisfação de explorar suas configurações cuidadosamente construídas e, nesse sentido, certamente que Luigi’s Mansion 3 é bem sucedido. O game pode não divergir radicalmente da fórmula da série, mas oferece outro conjunto muito bem elaborado de desafios a serem superados, suavizando alguns dos problemas que impediam os games anteriores. Vamos curtir o trailer oficial de lançamento?

O game Luigi’s Mansion 3 está disponível para o Nintendo Switch.

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário