NEWS!

Campus Party: Tecnologia, Ciência E Inovação

Campus Party: Tecnologia, Ciência E Inovação

Comunidade NERD & GEEK, leitores do Blog do Projeto Universo NERD … A Campus Party Brasil 2017, edição de São Paulo já foi, mas não deixamos de conferir e mais informações ainda serão publicadas.

Pois é … E aconteceu primeiro em “Sampa”, entre 31 de Janeiro e 5 de Fevereiro … esse evento muito especial, sendo considerado o maior da América Latina voltado para entusiastas de tecnologia, ciência e inovação, onde contou com mais de 750 horas de palestras, workshops e atividades envolvendo ciência e inovações tecnológicas. O evento aconteceu no Pavilhão de Exposições Anhembi, zona norte da cidade.

A ideia deste post, é trazer para nossos leitores a origem deste importante evento mundial, dar uns primeiros “pitacos” no que ocorreu e anunciar que este será o primeiro de uma série de posts especiais sobre eventos que irão acontecer em 2017. Acompanhe a seção EVENTOS e fique sempre antenado(a) com a nossa visão!

Anhembi eventos - Campus Party: Tecnologia, Ciência E InovaçãoPavilhão de exposições Anhembi, localizado na zona norte da Cidade de São Paulo.

Vamos começar fazendo uma breve reflexão?

Sempre existirá quem diga que, no futuro próximo ou distante, a tecnologia ainda vai fazer muito mais pelo ser humano. Mas nem todo mundo se interessa, de fato, por ver no presente um vislumbre de tecnologias que tanto desejamos ou ainda não conhecemos. Pois esse tipo de pessoa deveria se interessar! É muito legal e fascinante ir para a Campus Party e viver uma amostra do que, provavelmente, será “o futuro”.

A verdade é que hoje existem tecnologias que, infelizmente, só veremos daqui alguns ou muitos anos … pois estão nas mãos de governos, de militares e/ou de grandes corporações … tudo por questões financeiras, estratégicas e de segurança. Foi assim com o motor a combustão, diversos dispositivos, como o GPS (que existe desde antes da Guerra do Vietnã) ou até mesmo a internet, que atualmente não vivemos sem.

Tudo bem que (ainda) não temos os chamados “carros voadores”, mas basta dar uma voltinha pelas diversas atrações de uma Campus Party, incluindo as maratonas de desenvolvimento e programação, para descobrir que o que fazemos hoje superou o que alguém já sonhou no passado. Um pouco do futuro bem na sua frente … e o que esse espetacular evento faz é trazer conceitos e ideias ainda em desenvolvimento para uma realidade palpável e uma experiência completamente nova. Segundo o site oficial da organização

O evento é a maior experiência tecnológica do mundo, que junta jovens nerds das mais diferentes nações, em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento.

Neste ano, o evento deverá ser realizado em sete países, incluindo o Brasil (e não apenas São Paulo!) e pode ser uma boa desculpa, não só para aprender mais da tecnologia emergente como, também, conhecer um pouquinho de outro lugar. Todas as demais localidades (África do Sul, Costa Rica, Itália, México, Portugal e Singapura) tem se mostrado extremamente promissoras na área da inovação tecnológica nos últimos anos, com a efervescência de startups e contendo comunidades empreendedoras.

campus party - Campus Party: Tecnologia, Ciência E InovaçãoAs edições de 2017 (marcadas em azul) e alguns dos eventos anteriores (clique na imagem para ampliar).

Mas como surgiu a Campus Party?

A história começou através de uma iniciativa espanhola em 1996, apenas como um evento de demonstração de games e novidades tecnológicas e logo se tornou algo em que os desenvolvedores do mundo todo, principalmente de games e softwares, começaram a prestar mais atenção. A Campus Party, com esse nome e formato atual, foi inaugurada oficialmente em 1997, na cidade de Málaga (Espanha).

Atualmente, o formato contempla um festival de até sete dias inteiros conectando comunidades online, desenvolvedores de jogos, jogadores, programadores, blogueiros (nosso caso!), universidades, estudantes, artistas e até membros do governo. É praticamente uma “festa”, 24 horas por dia. Não é à toa que em toda Campus Party exista uma área exclusiva para camping, onde as pessoas (literalmente) montam suas barracas para acompanhar absolutamente tudo o que está acontecendo no evento.

camping - Campus Party: Tecnologia, Ciência E InovaçãoÁrea de camping (para descanso) da Campus Party Brasil 2017 edição de São Paulo.

Desde a sua fundação (este ano completará 20 anos) a Campus Party já esteve em países como Colômbia, Estados Unidos, México, El Salvador, Chile, Alemanha, Equador e Brasil, sempre recebendo convidados ilustres em todas as suas edições. Os nomes mais conhecidos até o momento e que já passaram pelo evento são: Al Gore, ambientalista norte-americano, Stephen Hawking, famoso físico teórico, Steve Wosniak, um dos fundadores da Apple, Paulo Coelho e o músico e piloto Bruce Dickinson, entre muitas outras celebridades das áreas de tecnologia, inovação, artes, criatividade, empreendedorismo e política.

No evento ocorrido em São Paulo, estiveram presentes os ícones Mitch Lowe, co-criador da Netflix, Eduardo Kobra, um dos artistas de grafite mais conhecidos e conceituados do mundo, Grayson Chalmers, desenvolvedor do popular game Overwatch, e Duília de Mello, astrônoma e astrofísica brasileira que vem fazendo um excelente trabalho com suas recentes descobertas na área. Parabéns, Duília!

Realmente visitar uma Campus Party é perceber que qualquer conhecimento que possa melhorar o mundo em que vivemos hoje é muito bem-vindo, inclusive o que emerge dos visitantes do evento. Não são apenas os melhores profissionais da área de tecnologia, inovação e empreendedorismo que participam das atividades, mas também muitos entusiastas, estudantes ou não, que curtem conversar sobre os principais assuntos do evento e que, certamente, marcam presença na semana mais inspiradora do ano para quem adora tecnologia e acredita que é possível mudar o mundo em que vivemos para melhor. Você também acredita?

A principal missão da Campus Party, inclusive, é justamente essa: a de inspirar as pessoas para tentar criar, mudar ou melhorar as coisas, ou seja, fazer parte de um pedaço do futuro e da evolução da raça humana. Quem se identifica com o propósito da organização e quer fazer a diferença de alguma forma, tem quase que uma obrigação moral de participar desse tipo de evento.

Inspirar e preparar os campuseiros (participantes do evento) e as cidades para serem os pontos mais importantes das mudanças da humanidade em que vivemos nos próximos anos.

E tem mais Campus Party no Brasil em 2017 e também em outros países!

Nesse ano, o evento irá passar por países que oferecem muito mais do que apenas de quatro dias a uma semana de imersão no mundo da tecnologia. E a verdade é que, por mais que você fique acordado durante os dias de festival, o que provavelmente irá acontecer, sempre dá para esticar por mais um, dois, três ou mais dias para conhecer os belos lugares e principalmente aqueles que você ainda desconhece.

Então anota aí a agenda da Campus Party 2017 para planejar sua(s) próxima(s) viagem(ns):

Brasil: a décima edição da Campus Party no Brasil (CPBR) já abriu o circuito do ano, em São Paulo e outras edições já estão previstas para Brasília (de 14 a 18 de Junho) e Belo Horizonte (de 9 a 13 de Novembro). Fiquem atentos em nosso Blog que novidades serão publicadas! Os ingressos podem ser adquiridos através do site de cada edição e existem pacotes para todos os dias de evento.

Portugal: a primeira edição da Campus Party em Portugal ocorrerá de 30 de Junho a 4 de Julho no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais. O site oficial da CP portuguesa contém mais informações.

México: a sétima edição da Campus Party no México ocorrerá de 5 a 9 de Julho e será apoiada pela Universidade de Guadalajara. O site oficial da CP mexicana já registra 450 mil campuseiros em sete anos!

Itália: a primeira edição da Campus Party na Itália será em Milão e ocorrerá de 20 a 23 de Julho. O site oficial da CP italiana contém mais informações. É uma ótima oportunidade para o verão europeu!

África do Sul, Costa Rica e Singapura ainda não oficializaram suas datas, mas os eventos estão confirmados para 2017. Visite o site oficial da organização que tão logo as datas serão conhecidas.

Como percebemos, participar de uma Campus Party é testemunhar, bem de perto, o que está sendo feito. E é na Campus Party que a gente descobre que o futuro é tão infinito quanto o universo em que vivemos.

Até o próximo post sobre a Campus Party!

_____________________________________________________

A seção EVENTOS contará com novidades ao longo do ano. A subseção CAMPUS PARTY é nossa primeira novidade e não contará apenas com este post. Fiquem atentos que iremos trazer mais informações!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e o canal do YouTube, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário