NEWS!

Conheça nova bateria que manterá seu futuro smartphone carregado por até 5 dias

Conheça nova bateria que manterá seu futuro smartphone carregado por até 5 dias

Os smartphones e outros dispositivos que usam as atuais baterias de íon-lítio evoluem todo ano, mas sua evolução maior está restrita às atuais durações e eficiências das melhores baterias que temos no mercado.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, desenvolveram uma bateria de lítio com enxofre (ou lítio-enxofre) que possui uma capacidade de até cinco vezes maior do que as melhores baterias de íons de lítio que equipam smartphones e carros elétricos atualmente.

O protótipo manteve uma eficiência de aproximadamente 99% por mais de 200 ciclos e uma versão do tamanho de uma bateria comercial poderia alimentar os smartphones mais modernos por até cinco dias.

E como está o avanço no desenvolvimento desta nova bateria? De acordo com os pesquisadores, o problema das baterias de lítio-enxofre é que a capacidade do eletrodo de enxofre para armazenar energia é tão grande que ele se esfarela com os repetidos ciclos de carga e descarga. Por isso que as pesquisas agora focam em evitar uma redução da capacidade de carga para fazer a bateria durar mais.

Mesmo assim, é o melhor desenvolvimento de uma nova bateria nos últimos anos e é um gargalo para o avanço de diversos dispositivos que necessitam de baterias.

Esse problema acontece porque o eletrodo de enxofre se expande e se contrai conforme se recarrega e disponibiliza a energia, com uma variação de volume de cerca de 78%.

A mudança de volume também ocorre nos eletrodos das baterias de íons de lítio, mas numa proporção cerca de oito vezes menor e por isso possuem uma durabilidade considerada boa.

O atual problema tem uma solução? Para lidar com este problema, o pesquisador Mahdokht Shaibani e seus colegas criaram um ambiente com mais espaço para que as partículas de enxofre possam se expandir e contrair usando uma quantidade menor do material que as mantém coesas.

Os espaços foram criados com um material polimérico de ligação, que forma uma série de “pontes” entre as partículas de enxofre e equilibrando a resistência da bateria ao esfarelamento com sua capacidade de armazenar e disponibilizar uma grande quantidade de energia.

A equipe de desenvolvimento destaca que as novas baterias podem reduzir drasticamente o custo das atuais e melhorar no armazenamento de energia das fontes renováveis, como solar e eólica. A grande vantagem está no baixo custo na obtenção do enxofre, além de ser abundante.

Por fim, temos o desenvolvimento de uma bateria que não apenas favorece o desempenho e longa vida útil de diversos dispositivos, mas também é simples e de custo baixo para fabricar, usando processos à base de água e que pode levar à reduções significativas nos resíduos perigosos para o meio ambiente.

Agora, vamos acompanhar a evolução desta pesquisa!

Quanto tempo dura a bateria do seu smartphone atualmente?

Bom final de semana para todos e até domingo!

 _____________________________________________________________________________

Referência: Inovação Tecnológica e artigo Expansion-tolerant architectures for stable cycling of ultrahigh-loading sulfur cathodes in lithium-sulfur batteries. Revista: Science Advances. Vol.: 6, no. 1.
DOI: 10.1126/sciadv.aay2757

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário