NEWS!

Língua Portuguesa sem mistério #4

Língua Portuguesa sem mistério #4

Olá, queridos leitores. Hoje, vou tratar sobre um assunto da Língua Portuguesa, o qual muitas pessoas têm dúvidas, mesmo tendo aprendido mais de uma vez na escola: crase. Vamos lá?

Quando digo que o leitor pode ter aprendido mais de uma vez é poque alguns assuntos são estudados de maneira básica no Ensino Fundamental I e depois, de maneira mais aprofundada ou mais complexa no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio.

A crase é uma matéria que deixa muitas dúvidas, quer seja por falta de didática, falta de tempo no cronograma (fazendo com que o tema seja abordado de forma muito rápida) ou por dificuldades de quem está aprendendo, muitas vezes não sanadas na hora.

Mas, vou tentar explicar de forma bem objetiva… espero que meus queridos leitores gostem rs… Porém, crase é um assunto longo e farei a explicação em dois artigos.

Mas, chega de enrolação. Vamos ao que interessa!

O que é crase?

Crase é a contração ou fusão, como você preferir, de duas vogais idênticas, indicado pelo acento grave ` . Para ficar mais claro:

Figura 1 - Língua Portuguesa sem mistério #4

Casos da crase

Existem casos onde sempre será usada a crase, casos onde ela será opcional e casos onde nunca ocorrerá o uso dela.

Uso Obrigatório da crase

Locuções conjuntivas: conjunto de duas ou mais palavras que, como o nome diz, juntas, atuam como uma conjunção, ligando orações. Neste caso, para o uso da crase, existem somente duas locuções desse tipo: à medida que e à proporção que. Ficou fácil, não é?

À medida que o tempo passa, as lembranças ficam mais apagadas.

À proporção que o tempo passa, o desespero tomava conta das pessoas.

Locuções Prepositivas: conjunto de uma ou mais palavras que têm o mesmo valor de uma preposição. A última palavra desse conjunto, sempre será uma preposição.

à beira da / à espera / em atenção à / em frente à / graças à / com vistas à/ quanto à / com referência à / face às / frente às / em direção à / junto à/ devido à / defronte à / próximo à/ em relação à / com respeito à.

Os comerciantes estavam à beira da falência.

A mãe de Clara estava à espera de um milagre.

Em atenção à várias reclamações, revisaremos nossa forma de atendimento.

Parou em frente à padaria.

Porém, um alerta: nem sempre a locução prepositiva está explícita. Muito cuidado, pois a crase deverá ser colocada mesmo assim! Observe:

A apresentação proclamou à Carlos Gardel. (à maneira de Carlos Gardel).

Locuções adverbiais: conjunto de duas ou mais palavras que juntas, atuam como advérbio, alterando a função de um verbo, adjetivo ou do próprio advérbio. Neste caso, para que seja obrigatório o suo da crase, essas locuções tem que ser femininas e indicarem modo, tempo ou lugar. Observe:

à espreita / à primeira vista / à risca / à disposição / à vontade / à toa

O assaltante estava à espreita de sua vítima.

Ele se apaixonou, foi amor à primeira vista.

Estamos à sua disposição para maiores esclarecimentos.

Porém, como tudo na língua portuguesa tem uma exceção, com a crase não seria diferente rs. Em casos de locução adverbiais, onde não existe a possibilidade de dúvida, o uso da crase vai ser facultativo:

barco a vela / barco à vela

motor a gasolina / motor à gasolina

matou o animal a bala / matou o animal à bala

Em casos onde a locução é formada por adjetivo, o uso da crase será OBRIGATÓRIO:

bife à milanesa

comer às escondidas

falar às claras

Em casos onde a locução termina em de e em que, o uso da crase será OBRIGATÓRIO:

À custa de / à força de / à semelhança de / à medida que / à proporção que

Vou ficando por aqui! Logo, logo, voltaremos com a segunda parte!

_____________________________________________________________________________

 

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário