NEWS!

Você Já Ouviu Falar De Comprimidos Robóticos?

Você Já Ouviu Falar De Comprimidos Robóticos?

Que assuntos sobre micro/nano robôs estão entre nós, quem já se informou a respeito tem esse conhecimento. Entretanto, pesquisadores estão chegando em um novo patamar de micro-robôs, que além de conseguirem percorrer nossas veias ou outras partes do corpo, podem ser direcionados magneticamente para um local em específico, melhorando tratamentos, economizando tempo e custos.

Os novos micro-robôs poderão ser armazenados em cápsulas para diversos tratamentos!

Um Robô que leva remédios e células onde é necessário!

Enquanto os chamados micro e nano-robôs capazes de desentupir veias e “consertar” células não chegam, a tecnologia robótica já desenvolvida pode ser utilizada para tornar os comprimidos muito mais eficazes dos que os atuais.

É aqui que entra os micro-robôs do tipo cápsula que podem carregar não apenas medicamentos, mas também células, para as emergentes terapias com células-tronco, e entregá-las em partes específicas do corpo humano, exatamente onde é necessário.

A maioria dos “micro-robôs” existentes consegue entregar medicamentos apenas na superfície externa, sendo que neste processo, a carga útil pode ser perdida, seja por abrasão ou por reação química, nos lugares errados dentro do corpo humano. Para superar essas limitações, uma equipe coreana desenvolveu uma cápsula robotizada, dotando a estrutura tipicamente usada em medicamentos de um “motor” e de uma tampa que pode ser aberta e fechada sob determinado comando. Com isso, os novos micro-robôs podem utilizar um sistema de propulsão inspirado nas bactérias ou podem ser guiados externamente por um campo magnético.

Um material biocompatível e magnético

A estrutura de polímero do robô foi fabricada usando um sistema de litografia a laser. Partículas de níquel (Ni), um material com propriedades magnéticas e de titânio (Ti), um material biocompatível com o corpo humano, foram depositadas na superfície externa da cápsula, o que permite guiar o micro-robô externamente usando um campo magnético.

Os testes demonstraram que os robôs conseguem não apenas carregar partículas de dezenas de micrômetros, mas também manipular essas partículas entre dois pontos quaisquer, mediante um mecanismo de pegar e soltar. Além disso, experimentos com células vivas, neurônios receptores olfativos, deram sinais positivos sobre a biocompatibilidade do sistema.

O professor Hongsoo Choi, do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk afirma:

Com o uso de micro-robôs do tipo cápsula, células e drogas podem ser encapsuladas e liberadas nos locais desejados, permitindo prevenir a perda e a desnaturação das células e drogas pela ação do ambiente externo. Vamos continuar com a pesquisa para oferecer várias aplicações médicas no futuro.

De fato, é um salto importante para a medicina e que não irá demorar!

_________________________________________________________________________

Fonte: A Capsule-Type Microrobot with Pick-and-Drop Motion for Targeted Drug and Cell Delivery. Seungmin Lee, Soyeun Kim, Sangwon Kim, Jin-Young Kim, Cheil Moon, Bradley J. Nelson, Hongsoo Choi, Advanced Health Care Materials, 2018.

DOI10.1002/adhm.201700985

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas