NEWS!

O Modelador Óptico Que Irá Acelerar A Internet

O Modelador Óptico Que Irá Acelerar A Internet

Quem não gostaria de um sinal de internet muito mais rápido e estável do que temos atualmente? De acessar a web em locais públicos? Assim como NÓS, do UniversoNERD.Net, fazer streamings com mais qualidade e sem interferências? Pois bem, caros leitores… Isso já é possível em redes mais avançadas que estão começando a ser testadas em alguns locais do planeta, sendo uma delas muito promissora e que utiliza um componente chamado Modelador Óptico,  o qual transmite dados com mais velocidade e estabilidade.

Conheça o Modelador Óptico

Um equipe formada por pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Hong Kong conseguiu miniaturizar um modulador de niobato de lítio, um componente essencial para a indústria optoeletrônica e para a transmissão de dados por luz, colocando o modulador inteiro dentro de um chip. Desta maneira, o modulador é menor, mais eficiente, com transmissão de dados mais rápida e ainda custa menos. E segundo Cheng Wang, um dos principais pesquisadores deste grupo:

A tecnologia está pronta para revolucionar a indústria!

Os moduladores conhecidos como eletro-ópticos são componentes críticos nas comunicações modernas, pois convertem os sinais eletrônicos de alta velocidade dos computadores e roteadores, em sinais ópticos, antes de transmiti-los através das conhecidas redes de fibras ópticas.

Em comparação, os moduladores de niobato de lítio existentes e comumente usados exigem uma alta voltagem de acionamento (cerca de 3 a 5V), o que é significativamente maior do que o 1V disponível nos circuitos típicos do tipo CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Com isso…

… torna-se necessário um amplificador que cria volume, fica mais caro e consome mais energia.

Agora, o modulador eletro-óptico miniaturizado tem menos de 2 cm de comprimento e sua área superficial é cerca de 100 vezes menor do que a área dos componentes tradicionais, além de ser altamente eficiente, com alta velocidade de transmissão de dados, com a largura de banda aumentando de 35 GHz para 100 GHz e ainda assim, com menos consumo de energia, além de perdas ópticas muito baixas.

Esta evolução do componente abrirá caminho para futuras redes de comunicação de alta velocidade, baixa potência e econômicas, sem esquecer que o componente é adequado para diversas técnicas de computação quântica fotônica, dados guardados e processados em luz.

O professor e pesquisador Wang ainda destaca:

No futuro, poderemos colocar o CMOS bem ao lado do modulador, para que ambos possam ser mais integrados, com menos consumo de energia. O amplificador elétrico não será mais necessário!

E até onde pesquisei a respeito, tal tecnologia não será para um futuro que consideramos como distante e sim, para um horizonte de 3 a 5 anos ou até menos, em alguns países. Como venho escrevendo em artigos com temas ligados a games aqui neste site ou na minha coluna do XPGG, a tecnologia de streaming está crescendo, onde processamento e armazenamento em nuvem irão evoluir mais rapidamente, graças a diversos avanços, dentre eles a evolução do modelador óptico.

_________________________________________________________________________

Fonte: Integrated lithium niobate electro-optic modulators operating at CMOS-compatible voltages. C. Wang, M. Zhang, Xi Chen, M. Bertrand, A. Shams-Ansari, S. Chandrasekhar, P. Winzer, M. Loncar, Nature, 2018.

DOI10.1038/s41586-018-0551-y

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas