NEWS!

O Deserto Mais Seco do Mundo

O Deserto Mais Seco do Mundo

Olá, queridos leitores. Com certeza, vocês já ouviram falar sobre o Deserto do Atacama. Mas, o que vocês provavelmente não sabem, é que se trata do deserto mais seco do mundo. Vamos ver um pouco a respeito?

O Deserto do Atacama vai desde a região norte do Chile, até a fronteira com o Peru. Com seus aproximados 1000 km de extensão, é considerado pelos estudiosos como o deserto mais alto do mundo, além do mais seco também, como já disse acima. É considerado assim porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem chegar até o deserto, devido à sua altitude. Com isso, chove muito pouco na região.

A maior parte do deserto é composto por um terreno cheio de pedras, lagos de sal e areia, muita areia. Suas temperaturas variam de 0°C (noite) à 40°C (dia). Por esse motivo, não existem poucas cidade sou vilas no deserto.

Mas, uma cidade muito conhecida é a de São Pedro de Atacama, com pouco mais de 3000 habitantes e localizada a 2400 metros de altitude. Por estar isolada, é considerada um oásis no meio do deserto e também um ponto de encontro para viajantes, mochileiros, fotógrafos, cientistas, pesquisadores, aventureiros, entre outros. Possui também uma vida noturna bem agitada, com bares e restaurantes que ficam lotados.

Um pouco da história

Os primeiros povos a habitarem a região foram os atacamenhos, junto com os aymaras, ambos nativos da região e com um legado preciosíssimo e inestimável, no que diz respeito à arqueologia local.

Essa riqueza é muito bem guardada em museus, como o de San Miguel de Azapa (Vale de Azapadeduer) e o Museu Del Padre Le Paige, em São Pedro de Atacama mesmo. Além disso, existe a arte rupestre pré-colombiana que encontra-se na região da cidade mesmo, que é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana: o Gigante de Atacama.

No centro da cidade, pode-se também descobrir ruínas intactas, as Vivendas Circulares de Tulor (800 a.C.), as pukaras (fortalezas de defesa) e o centro administrativo Inca (Catarpe)

Por fim, o Deserto do Atacama é muito procurado por turistas para a prática de esportes radicais, como montanhismo, montaria, off-road, trekking, entre outros. Também é muito procurado por arqueólogos, por possuir uma vastidão de artefatos históricos, além dos gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, salinas, vales e cânions. Mas, o mais impressionante são as múmias, deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes), há mais de 1000 anos.

Curiosidades

  • A flora local conta com árvores de pequeno porte, como a Pimenta e o Algarrobo, arbustos como o Chanhar e plantas como a Anhanhuca e a Brea, além, claro de cactos.
  • As plantas só nascem na região onde ocorre o Inverno Florido, entre as cidades de Copiapó e Vallenar. O resto da cidade possui terreno pedregoso, totalmente impróprio para qualquer planta.
  • apesar de ser uma região extremamente seca, possui alguns lagos com água durante quase o ano inteiro, servindo de fonte de vida para os habitantes locais e para os animais.

Até a próxima!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário