NEWS!

Monstro do Lago Ness: Mito ou Verdade?

Monstro do Lago Ness: Mito ou Verdade?

Olá, queridos leitores. Vocês conhecem a história, para muitos tida como uma simples lenda, do Monstro do Lago Ness? No artigo de hoje, vou contar rapidamente para vocês. Vamos lá?

História

O Monstro do Lago Ness, monstro de Loch Ness, ou simplesmente Nessie, trata-se de um criptídeo aquático, o qual algumas pessoas alegam ter visto em Loch Ness, ou para alguns, Lago Ness, localizado na Escócia, Reino Unido.

Mas, o que é um Criptídeo?

Criptídeo ou Criptido é um termo usado para designar uma criatura à qual sua existência é sugerida, mas não é comprovada cientificamente. Portanto, a existência levanta debates há séculos entre os céticos e os crentes e até os dias atuais, ainda é um mistério para a Criptozoologia, ciência que estuda os criptídeos.

Para os que dizem terem visto o monstro, é uma criatura parecida com uma serpente ou réptil gigante marinho, semelhante à alguma figura pré-histórica, talvez um Plesiossauro.

Aparições

A primeira aparição de que se tem relatos, o qual foi testemunhado por várias pessoas, está descrito na obra Vida de São Columba, a qual retrata a vida de um missionário irlandês, que viveu entre 521 e 597 d.C. e se mudou para a Escócia. Na obra, o missionário descreve como salvou um picto (antigo habitante da Escócia) das garras do monstro, somente com o poder de sua voz. Porém, outros relatos de seres que se renderam ao poder de sua voz, colocaram em dúvidas suas “proezas”. O que ele realmente queria dizer quando falava no “poder de sua voz”?

Porém, o primeiro relato considerado oficial, data de 1880, testemunhado por um mergulhador profissional, Duncan MacDonald, que afirma tê-lo visto embaixo d´água. Duncan havia sido contratado por uma seguradora, para localizar um navio de carga.

Um outro relato é de 1923 e conta como o tenente Alfred Cruickshank avistou uma criatura com mais ou menos 3 metros de comprimento e dorso arqueado. Porém, a aparição que gerou a popularidade do Monstro do Lago Ness é de maio de 1933 e conta que um casal de hoteleiros viram um monstro gigante e assustador a entrar e sair da águas, como os golfinhos fazem. Um circo da região chegou a oferecer 20.000 libras pela captura do monstro, o que resultou em uma busca frenética e muitas, mas muitas fotos.

A foto mais famosa é de 19 de abril de 1934, tirada pelo cirurgião R.K. Wilson. Depois disso, várias fotos surgiram, algumas verdadeiras e outras falsificadas. Mas nenhuma que comprove realmente sua existência.

Características

Praticamente todos os relatos de aparições do monstro descrevem-no à semelhança de um Plesiossauro, uma criatura parente dos dinossauros extintos desde o período Mesozóico. Répteis aquáticos gigantes, com o pescoço desproporcional em relação à cabeça, que se movimentavam com a ajuda de enormes barbatanas.

FIgura 1 - Monstro do Lago Ness: Mito ou Verdade?

Porém, os céticos argumentam que é praticamente impossível um ser ter sobrevivido 63 milhões de anos e que essa descoberta implica, não em um só indivíduo, mas em uma pequena comunidade. Estudos feitos baseados no tamanho do lago e na quantidade de alimento, que o número de criaturas existentes varia entre 10 e 20, se o peso de cada um for de mais ou menos 1.500Kg. Porém, como descrito, eram criaturas enormes, então, provavelmente, não possuíam este peso.

Outra teoria que derruba a sobrevivência desse ser é a de que um Plesiossauro nunca colocaria a cabeça para fora da água, como algumas pessoas afirmam terem visto. Além disso, ele é um ser adaptado ao calor e não às temperaturas extremamente baixas do Lago Ness.

A explicação mais plausível é de que as criaturas tenham sido confundidas com os esturjões que abundam o lago. Será?

A maior dificuldade em encontrar evidências da existência dessa criatura é a própria particularidade geológica do Lago Ness. Ele é estreito, profundo e alongado, a visibilidade da água é reduzida graças à quantidade de turfas (material de origem vegetal) dos solos ao redor. Tudo isso, prejudica e muito a visibilidade da região. Acho que nunca saberemos ao certo se sua existência é real ou não, não é mesmo?

Até a próxima!

_______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para conhecer o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário