NEWS!

Conheça O Veículo Mais Eficiente Do Mundo

Conheça O Veículo Mais Eficiente Do Mundo

Não é segredo para ninguém que existe uma corrida para a construção de veículos com a máxima eficiência possível, seja envolvendo tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, como os veículos a bateria ou tecnologias limpas, como os veículos a hidrogênio. Entretanto, temos aqui uma tecnologia diferente, um recorde em eficiência energética e ainda usando a gasolina como o combustível principal do estudo.

Uma equipe de estudantes e engenheiros da Universidade de Dalarna, na Suécia, construiu o veículo de maior eficiência energética do mundoA equipe Eximus IV construiu um veículo sobre trilhos que usa 0,517 Wh para transportar uma pessoa por um quilômetro.

Dito de outra forma, o valor 0,517 Wh equivale a usar 0,63 mililitro de combustível, o que seria mais ou menos 12 gotas de gasolina para transportar uma pessoa por apenas 10 km. É claro que são em condições ideais e o professor Henrik Rodjegard, um dos coordenadores do evento, destaca:

Em teoria, o Eximus IV poderia transportar uma pessoa por quase metade de um caminho ao redor do mundo usando a energia contida em apenas um litro de gasolina.

E este não é apenas um estudo rotineiro, mas também um estudo que participou de um concurso chamado Delsbo Electric, que tem como objetivo selecionar o veículo elétrico sobre trilhos mais eficiente do mundo. Sim, Sobre trilhos! Nesta situação, evita-se obstáculos e diminui ao máximo os problemas e imperfeições ao longo da trajetória, podendo manter uma velocidade constante durante todo o percurso.

Entretanto, o veículo transporta até dois passageiros, mas não depende deles para se locomover!

O evento aconteceu em uma pista de 3,36 km, com os veículos participantes transportando entre um e seis passageiros, sem exigências de velocidade e consumindo o mínimo de energia. Após cruzar a linha de chegada, a energia consumida por cada veículo é dividida pelo número de passageiros a bordo e toda a extensão da “pista” é coberta por uma rede capaz de enviar vídeos e um fluxo constante de dados dos veículos. O equipamento de medição rastreia dados do veículo 2.000 vezes por segundo e os coloca online em rempo real. Todos os veículos na competição deste ano consumiram menos energia do que a necessária para acender os faróis de um carro comum. Com isto, a diferença que faz o vencedor é mínima.

Por exemplo, durante a primeira volta da corrida, o veículo que viria a ser o vencedor registrou um pico no consumo de energia. Ao analisar e comparar os dados de código aberto da competição, a equipe descobriu que o pico ocorreu em um ponto específico ao longo dos trilhos. Eles foram até lá, mediram tudo e descobriram uma diferença de 8 mm na distância entre os trilhos. Com isto, foi só ajustar a distância entre eixos do veículo para atingir o resultado histórico.

recorde eficiencia veiculo 2 - Conheça O Veículo Mais Eficiente Do Mundo

Para o 2021, os organizadores planejam incluir sensores de vento e temperatura ao longo de toda a pista para facilitar o desenvolvimento de sistemas automatizados mais avançados, que poderão reagir com antecedência às mudanças nas condições. E continua a corrida para consolidar veículos eficientes.

Por fim, a automação do Eximus pode ter sido um dos responsáveis pela sua vitória, onde o veículo continua transportando passageiros, para cumprir os regulamentos do concurso, mas este ano foi dirigido automaticamente por um programa de computador. Curioso?

______________________________________________________________________________

Fonte: Inovação Tecnológica

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário