NEWS!

Conheça O Robô Que Irá Se Mover Sem Motor

Conheça O Robô Que Irá Se Mover Sem Motor

Entender a física sempre foi relevante para o desenvolvimento tecnológico, mas cada vez mais, é importante para o desenvolvimento e evolução de várias tecnologias que estão limitadas pela mecânica e suas divisões. A termodinâmica, a eletricidade e a nanotecnologia escondem segredos que aos poucos estão sendo descobertos por pesquisadores e cientistas das respectivas áreas ao redor do mundo. É neste contexto que trago um breve artigo curioso sobre o robô que irá se mover sem motor ou partes mecânicas.

Novas estruturas em 3D

Recentemente, descobri o termo “robótica mole”, que está se aproximando cada vez mais de seu grande objetivo: imitar os seres vivos. Um grupo de pesquisadores, gerenciado pelo professor Amirali Nojoomi, da Universidade do Texas, nos EUA, criou hidrogéis que executam movimentos complexos e repetitivos, permitindo que as estruturas feitas com o material se movam de forma controlada.

A nova estrutura não possui motor ou quaisquer outros mecanismos internos, pois os hidrogéis podem ser controlados externamente, pela ação da luz ou por diferenças de temperatura. Isso permite que sejam programadas para se expandir e contrair de uma forma controlada no espaço e no tempo. A técnica usa hidrogéis sensíveis à temperatura com diferentes graus e taxas de expansão e encolhimento.

Em outras palavras, usando uma impressora 3D, a estrutura é programada espacialmente para responder à mudança de temperatura, o que significa programar seus movimentos e suas reações.

Sobre algumas aplicações

As aplicações potenciais para a tecnologia incluem a robótica mole bioinspirada, músculos artificiais, que são materiais macios que mudam de forma ou se movem em resposta a sinais externos, e matéria programável. O conceito também pode ser aplicável a outros materiais programáveis.

O professor Kyungsuk Yum, destaca:

Estudamos como os organismos biológicos usam tecidos moles continuamente deformáveis, como músculos, para criar formas, mudar de forma e mover-se, porque estávamos interessados em usar esse tipo de método para criar estruturas em 3D.

A robótica e o biomimetismo

O biomimetismo é agora parte central da robótica mole, gerando de materiais programáveis que parecem coisas vivas a materiais sintéticos que “morrem” com o tempo. Os objetivos a longo prazo é aproximar-se dos seres vivos com objetivos terapêuticos, incluindo a criação de implantes controláveis e robôs biocompatíveis para serem implantados no corpo.

Pois é, caros leitores… Gostaram desta curiosidade?

_________________________________________________________________________

Fontes: Inovação Tecnológica e Bioinspired 3D structures with programmable morphologies and motions. Ines M. Amirali Nojoomi, Hakan Arslan, Kwan Lee, Kyungsuk Yum e Angewandte Chemie. Nature Communications, Vol.: 9, Nº.: 3705, 2018.

DOI: 10.1038/s41467-018-05569-8

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas