NEWS!

Cidades Inteligentes Começam A Sair Da Teoria

Cidades Inteligentes Começam A Sair Da Teoria

O conceito de Cidades Inteligentes abrange diversos projetos nos quais um determinado espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação, de gestão urbana e ação social. Esses projetos agregam três áreas principais: Internet das Coisas, Big Data e Governança Algorítmica.

O objetivo maior é criar condições de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados.

Sobre as Cidades Inteligentes

Para uma equipe multidisciplinar, reunida em torno do projeto europeu RemoUrban (remodelagem urbana), uma cidade inteligente é onde a vida se tornou mais fácil. E este projeto não está ficando só na teoria!

Algumas ações como passagens de ônibus podem ser compradas diretamente de um aplicativo no smartphone e os carros particulares são paulatinamente substituídos por carros e bicicletas compartilhados pelo público. Neste projeto também já existem ônibus e carros que não funcionam com gasolina ou outros combustíveis convencionais, pois são alimentados com eletricidade, graças à infraestruturas de recarregamento disseminadas pelas cidades que estão participando deste projeto inicial.

As consequências de todas estas melhorias na mobilidade são várias, principalmente na redução do consumo de energia e das emissões de CO2, além do tempo de viagem.

Nas cidades que começam a incorporar a inteligência urbana, bairros mais antigos não são deixados abandonados, pois são regenerados. Os edifícios são isolados termicamente para consumir menos energia, principalmente com relação aos usos dos sistemas de ar-condicionado e aquecimento. Estes sistemas ainda se conectam uns aos outros através de redes de compartilhamento de água e ar quentes e frios.

Além disso, esses edifícios compartilham informações conforme cada morador define se o interior de seus apartamentos está muito quente ou muito frio, permitindo que os próprios edifícios estabeleçam a temperatura e o consumo de energia de suas centrais de resfriamento e aquecimento. Em troca, os moradores monitoram quanta energia estão gastando e economizando em mapas interativos de energia, que fornecem uma representação visual do consumo de energia de toda a área em que vivem e arredores.

Como a energia é indispensável, boa parte já está vindo de painéis solares e aquecedores termossolares.

Algumas cidades já estão em fase de testes

Todas essas atividades descritas acima, além de outras mais, já estão acontecendo em cidades importantes, como Miskolc (Hungria), Nottingham (Inglaterra), Seraign (Bélgica), Tepebasi/Eskisehir (Turquia) e Valladolid (Espanha). Estas cidades foram selecionadas como “berços de testes” das tecnologias e práticas selecionadas pelo projeto Remourban, que está sendo financiado pela União Europeia.

O objetivo é desenvolver um modelo de regeneração urbana sustentável, através da reformulação das infraestruturas de energia, mobilidade e tecnologia da informação, chegando a algo mais parecido com cidades inteligentes e sustentáveis. E todas as diretrizes selecionadas estão sendo testadas na prática.

Desta forma, outras cidades poderão avaliar a pertinência de cada solução para sua própria situação particular e seguir o exemplo, adotando as melhores práticas em cada caso.

E para ilustrar este projeto, vamos conferir uma animação em vídeo que está no Canal do YouTube “Remourban Project“. Para ativar as legendas em português, clique no ícone da engrenagem, em “Legendas/CC”, em “Traduzir automaticamente” e, por fim, em “Português”.

O projeto continuará em expansão e quem sabe, com a presença de alguma cidade brasileira no futuro!

_________________________________________________

Bibliografias: RemoUrban e Inovação Tecnológica.

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário