NEWS!

Você sabe o que é Exaustão Emocional?

Você sabe o que é Exaustão Emocional?

Olá, queridos leitores. Hoje, quero falar um pouquinho para vocês sobre algo que tem acometido muitos de nós, muitas vezes sem percebermos. Você já ouviu falar sobre exaustão emocional? Vamos conhecer!

O que é?

Exaustão emocional é a sobrecarga de esforços sobre a nossa mente. Aqui, quando falamos em sobrecarga, não se trata apenas de excesso de trabalho, mas de conflitos, situações que causam estímulos emocionais ou cognitivos, responsabilidades que assumimos durante o dia-a-dia e assim por diante.

A exaustão emocional não surge de um momento para outro. É um processo lento, causado por situações que vão se acumulando, até que a pessoa entre em colapso.

Já viram como funciona uma panela de pressão? Pois é! As pessoas com exaustão emocional são verdadeiras “panelas de pressão”!

Porém, existem pessoas que mesmo com essa sobrecarga, não extravasam e entram em uma outra situação: apatia (a pessoa, literalmente, fica apática e inerte), em depressão profunda ou até mesmo crônica.

Este é um assunto que não é recente, porém muitas vezes ignorado. Muitos médicos, ainda hoje, relutam em atribuir sintomas físicos aos problemas emocionais, o que pode resultar em um diagnóstico “tardio” de alguma doença mais grave.

Já, na história da Literatura, temos diversos autores que atribuem problemas físicos à causas emocionais que os desencadeiam: William Shakespeare e Machado de Assis são os escritores que se sobressaem no assunto, pois ninguém entendia melhor do que eles a conexão corpo e mente.

Vamos pegar como exemplo Hamlet, o atormentado príncipe, o qual movido pelo desejo de vingança com relação à morte de seu pai, sofre desmaios, palidez, falta de ar, vertigens, entre outros sintomas, devido à sua carga emocional excessiva.

Mas, voltando ao nosso assunto, embora a exaustão emocional seja sentida de forma mental, ela vem acompanhada de um grande cansaço físico, como uma fadiga sem fim. O indivíduo cai em um estado de inércia, do qual é muito difícil de sair.

O que provoca esse estado?

Normalmente, a causa da exaustão emocional é “dar mais do que receber”. Pergunto a vocês, já sabendo qual será a resposta: quantas pessoas vocês conhecem que são dessa maneira? Dão mais do que recebem em troca? Me arrisco até a dizer que você mesmo, leitor, já passou por isso ou ainda age assim… Infelizmente, mais pessoas do que imaginamos sofrem de exaustão emocional.

Isso ocorre porque, muitas vezes, o indivíduo dá tudo de si, seja no trabalho, seja em um relacionamento, na escola, em atividades sociais, ou em qualquer outro ambiente que esteja envolvido com algo.

Uma coisa ainda mais agravante: normalmente, o indivíduo que é assim, nunca tem tempo de olhar para si mesma ou recebe o reconhecimento esperado dos outros envolvidos. Isso leva à uma frustração sem medida.

Dizem que não podemos esperar que as pessoas sejam iguais a nós, mas quem de nós nunca esperou um reconhecimento ou um gesto de alguém e nunca recebeu? Ou se o recebeu, não era o que esperávamos?

Sintomas

Antes de surgir a exaustão emocional, alguns sintomas dão sinais de que ela está por surgir:

  • Cansaço Físico: o indivíduo se sente cansado com uma certa frequência e não tem vontade de se quer levantar e enfrentar o dia que o aguarda.
  • Insônia: por mais que isso pareça improvável, pois o indivíduo apresenta cansaço, ele não consegue dormir. Sempre está pensando demais nos problemas, como se a cabeça não parasse de girar, mesmo deitado, em repouso.     O silêncio do ambiente ou de outras pessoas dormindo, chega a ser desesperador.
  • Irritação: o indivíduo está sempre irritado, muito sensível a qualquer sinal de contrariedade e a perda de auto-controle vira algo rotineiro.
  • Desmotivação: o indivíduo passa a agir de forma mecânica, como se nada lhe desse prazer de fazer. Ele se sente obrigado a fazer suas atividades, sempre em prol dos outros e nunca de si mesmo.
  • Distanciamento: as emoções começam a deixar de existir, como se tudo fosse feito de maneira fria, sem afeto e sem emoções envolvidas.
  • Esquecimento: o excesso de carga emocional leva à frequentes falhas de memória. O indivíduo começa a esquecer coisas comuns de seu dia-a-dia ou coisas que acabaram de ser ditas.
  • Dificuldade de Raciocínio e Concentração: o raciocínio fica lento e o indivíduo se sente confuso com facilidade. A concentração se torna algo que exige um esforço absurdo por parte do indivíduo.

Existe saída?

Sim! Se paramos alguns minutos para pensar, a exaustão emocional é, na maioria das vezes, culpa do próprio indivíduo que a sente, devido à uma falta de limites impostos. É muito difícil, principalmente quando estamos envolvidos afetivamente, colocarmos limites em algumas situações, dizer “não”, quando necessário.

O primeiro passo para superar uma exaustão emocional seria uma rotina organizada, onde fique definido o momento de descanso e o momento de preocupação. Saber equilibrar trabalho e descanso é muito importante. O perfeccionismo, a insegurança, a baixa autoestima, são fatores que precisam ser eliminados da vida do indivíduo. Embora seja muito difícil, pois existem alguns momentos em que não conseguimos sentir mais nada além disso, faz-se necessário uma autoanálise, ou até mesmo a ajuda de profissionais para isso, para que se consiga sair dessa situação.

É fácil? Não! Mas, vale a pena a tentativa, você não acha?

Até a próxima!

_______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para conhecer o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário