NEWS!

Novo Mineral Que Pode Viabilizar Baterias De Sódio Foi Descoberto na Rússia

Novo Mineral Que Pode Viabilizar Baterias De Sódio Foi Descoberto na Rússia

A região da Sibéria, na Rússia, possui muitos vulcões ativos. Acredita-se que erupções dessa região podem ter causado extinções em massa no passado, além dos vulcões serem responsáveis por formar minerais e pedras preciosas. Sabendo disso, pesquisadores Russos estudam demasiadamente a região onde descobriram recentemente um novo mineral: a Petrovita.

Os pesquisadores encontraram esse novo mineral no topo do vulcão Tolbachik, na península de Kamchatka. O Tolbachik possui atividade vulcânica bastante intensa, sendo que a última erupção ocorreu em 2012. E foi nos escombros que os cientistas encontraram um mineral com uma cor azul-esverdeada.

Esse novo mineral que pode ser útil para a tão esperada transição das baterias de lítio para as baterias de sódio, que têm um potencial muito maior de eficiência e durabilidade.

O nome Petrovita, dado a este novo mineral, é uma homenagem ao geólogo Tomas Petrov, professor da Universidade de São Petersburgo. Nos últimos anos, os pesquisadores descobriram dezenas de novos minerais nesta região, muitos dos quais únicos no mundo. E, ainda assim, essa descoberta mais recente tem algo de especial com relação as características do novo material.

mineral bateria sodio - Novo Mineral Que Pode Viabilizar Baterias De Sódio Foi Descoberto na Rússia

O minério Petrovita, cuja fórmula química é Na10CaCu2(SO4)8, consiste em aglomerados globulares azuis formados por cristais tabulares. Contudo, e aí está seu grande diferencial, pois é repleto de inclusões gasosas, o que o torna poroso e pouco denso, sendo os espaços vazios em seu interior vazios conectados uns aos outros por canais, através dos quais os átomos de sódio, que são relativamente pequenos, podem se mover.

E essa condutividade iônica torna o mineral promissor ser usado como um material catódico nas baterias de íons de sódio. Entretanto, neste momento, o maior problema desse uso é a existência de uma pequena quantidade de um metal de transição importante, o cobre, na estrutura cristalina do mineral. Mas isso pode ser resolvido sintetizando-se um composto com a mesma estrutura da petrovita em laboratório.

Vamos aguardar o avanço das pesquisas. Acredito que não irá demorar para termos baterias de sódio começando a substituir as tradicionais baterias de lítio, pelo menos em algumas aplicações específicas.

______________________________________________________________________________

Fonte: Inovação Tecnológica e Artigo: Petrovite, Na10CaCu2(SO4)8, a new fumarolic sulfate from the Great Tolbachik fissure eruption, Kamchatka Peninsula, Russia. Revista: Mineralogical Magazine. Vol.: 84, Issue 5, pp. 691-698. DOI: 10.1180/mgm.2020.53.

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário