NEWS!

Conhece a Supercola Ecológica?

Conhece a Supercola Ecológica?

Caro leitor! Acredito que já ouviu falar ou usou algum tipo de “supercola“. Esse nome se refere a um produto que normalmente é a base de cianoacrilato e existem diversas densidades diferentes para cada tipo de aplicação. Este tipo de cola normalmente é de secagem imediata (entre 2 e 10 segundos) dependendo da viscosidade. Estas colas são desenvolvidas para colar substratos iguais ou diferentes.

Mas agora, químicos descobriram como fabricar uma cola similar às melhores do mercado sem a necessidade de qualquer solvente tóxico.

De fato, este novo tipo de cola é feita misturando nanofibras de celulose com água, onde o trabalho maior foi descobrir como esse adesivo à base de plantas funciona tão bem assim que a água evapora.

O Professor e Pesquisador Blaise Tardy e seus colegas da Universidade de Aalto, na Finlândia, descobriram que o mecanismo é bastante similar ao que as lagartixas usam para se sustentarem em superfícies.

Conforme a água do material começa a secar, formam-se interações não covalentes entre os nanocristais de celulose, que resultam em camadas superestruturadas e aderentes entre as duas superfícies sólidas que se pretende unir. Os pesquisadores explicam que:

Os cristais de nanocelulose inerentemente fortes alinham-se em lamelas ordenadas e rígidas ao longo de várias escalas de comprimento, como resultado das tensões associadas à evaporação confinada. Essa ordem de longo alcance produz uma força adesiva anisotrópica notável quando.

Esta supercola ecológica desenvolve sua força máxima em uma direção preferencial, pois ao tentar separar os componentes colados ao longo do plano principal da ligação, a força é mais de 70 vezes maior quando comparada à direção perpendicular a esse plano.

Em outras palavras, apenas uma gota tem força para suportar até 90 kg de peso, mas, mesmo assim, pode ser facilmente removida com o toque de um dedo, bastando afastar as superfícies na direção cruzada.

A propriedade de colagem direcional é útil para a proteção de componentes frágeis em máquinas sujeitas a choques físicos repentinos, como componentes de alto valor em microeletrônica, para aumentar a capacidade de reutilização de elementos estruturais e decorativos valiosos, em novas soluções para aplicações de embalagens e, de forma mais geral, para o desenvolvimento de soluções adesivas mais ecológicas.

O que você acha disso, caro leitor?

 _____________________________________________________________________________

Referência: Inovação Tecnológica e Artigo. Exploiting Supramolecular Interactions from Polymeric Colloids for Strong Anisotropic Adhesion between Solid Surfaces. Revista: Advanced Materials.

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário