NEWS!

Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade

Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade

Batman: Creature of the Night recebeu muita atenção quando foi anunciado pela primeira vez. O escritor Kurt Busiek o descreve como um sucessor espiritual de Superman: Secret Identity, uma série na qual ele e Stuart Immonen colaboraram, e uma das histórias autônomas mais aclamadas da DC nos últimos 20 anos. Mas anos se passaram entre o anúncio do título do Batman e a publicação da primeira edição, e a batalha do artista John Paul Leon contra o câncer levou mais dois anos antes que a quarta e última edição fosse lançada. Por causa desses atrasos, a série foi amplamente esquecida. Felizmente, o próximo lançamento da história em quadrinhos apresenta a oportunidade perfeita para revisar “Batman: Criatura da Noite”.

O conceito subjacente por trás da identidade secreta e da “Criatura da Noite” não deveria funcionar. As HQ’s especiais na forma de livros se passam em uma realidade muito parecida com a nossa, onde os heróis da DC são apenas personagens de histórias em quadrinhos. Mas nas histórias, alguém chamado Clark Kent realmente se torna um Superman, e alguém chamado Bruce Wainwright se torna uma variação do Batman.

A ideia parece absurda na superfície, mas dá aos leitores e aos próprios protagonistas uma perspectiva única sobre esses personagens icônicos.

Batman – Creature of the Night. imagem inicial - Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade

Uma continuação digna de Superman: Identidade Secreta

Em Identidade Secreta, Clark Kent desenvolve os mesmos poderes do Superman que conhecemos e amamos. Esse não é o caso de Bruce Wainwright. Em Criatura da Noite, o trauma de um menino ao ver seus pais abatidos na frente dele se manifesta como um demônio. Neste contexto, ele assume a forma de Batman, cujos quadrinhos eram uma fonte de conforto para Bruce, e ataca criminosos em Boston, Massachusetts, onde nosso protagonista cresceu. O demônio cumpre seu desejo de vingança, mas Wainwright disfarça isso como justiça. A série é mais uma obra de terror do que de super-herói, e pode ser por isso que, ao contrário de Identidade Secreta, o protagonista não é uma correspondência exata com o herói que emula.

A história centra-se nas ramificações psicológicas de Bruce ao ver seus pais assassinados, e a arte dá vida às suas emoções e visão distorcida do mundo. John Paul Leon captura o medo e a angústia sempre presentes por meio de gestos faciais sutis e mesmo em momentos ocasionais de leviandade, ainda há uma tristeza estampada na face de Bruce. O uso intenso de sombra por Leon encapsula a escuridão da qual Bruce não consegue escapar, e as cores suaves sugerem uma ausência de alegria e uma atmosfera de pesadelo.

As poucas páginas que mostram a vida de Bruce Wayne antes de sua tragédia apresentam mais espaço em branco e cores mais claras, mas tudo após a morte de seus pais parece muito mais pálido e envolto em sombras e uma atmosfera de pesadelo.

Batman – Creature of the Night. imagem 1 - Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade
Batman – Creature of the Night. imagem 2 - Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade

Além disso, “Criatura da Noite” faz você repensar sobre o verdadeiro Bruce Wayne. Nos quadrinhos, depois de ver seus pais abatidos em um beco, Bruce treinou sua mente e corpo para se tornar o homem mais forte e inteligente do mundo. Seu trauma foi tão profundo e tão ressonante, que dedicou sua vida literalmente ao combate ao crime. E o mundo está em grande parte bem com isso? Todos, desde o Superman até os presidentes anteriores, confiam no julgamento de um homem em uma fantasia de morcego, permitindo-lhe desempenhar o papel de justiceiro. Mas esta obra ilustra muito bem como é perigoso deixar que seu trauma defina o resto de sua vida. Será que os pesadelos se tornaram realidade?

Bom, caros leitores… Eu me pergunto se essa desconexão é por que Busiek não escreveu mais quadrinhos do Batman, pois “Criatura da Noite” atua não apenas como uma obra de arte, mas como uma tese sobre o personagem, apresentando uma visão mais cuidadosa de como o trauma mudaria a personalidade e o comportamento de um homem. Acho que a história poderia ter aprofundado na condição psicológica de Bruce, pois nada aqui fez a estrutura mental de Bruce parecer o produto de uma pesquisa sobre formas de doença mental. Além disso, só porque os eventos da história são fantásticos, não significa que você não pode vincular os problemas do protagonista a uma desordem do mundo que acreditamos ser o real.

Busiek parecia preferir não definir o estado mental de Bruce Wayne de propósito, mas acredito que a história poderia ter sido mais impactante se tivesse.

Batman – Creature of the Night 1e2 - Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade
Batman – Creature of the Night 3e4 - Batman: Creature of the Night, Quando Os Pesadelos Se tornam Realidade

Por fim, “Criatura da Noite” é muito diferente de “Identidade Secreta”, mas é igualmente digna de elogio. Os dois especiais foram publicados com mais de 10 anos de diferença e os fãs passaram tanto tempo esperando pelo título do Batman que, quando chegou de fato, não parecia mais o grande evento importante que poderia ter sido. Mas, depois de finalmente experimentar a versão do romance de Busiek e Leon sobre Caped Crusader, é seguro dizer que a série valeu a espera. Vale a pena conhecer essa obra!

Essa série especial de História em Quadrinhos inclui quatro livros com capa dura (tem versões com cada simples), escrito por Kurt Busiek, ilustrado e colorido por John Paul Leon e com letras do lendário Todd Klein.

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário