NEWS!

Superliminal – Uma Terapia dos Sonhos na Forma de Puzzle E Que Envolve A Percepção

Superliminal – Uma Terapia dos Sonhos na Forma de Puzzle E Que Envolve A Percepção

Superliminal é um game de quebra-cabeça (puzzle) lançado pela Pillow Castle, onde o jogador viverá uma experiência através da perspectiva em primeira pessoa, incorporando elementos de jogabilidade em torno de ilusões de ótica e onde certos objetos, quando apanhados, podem ser movidos em direção ou afastados da perspectiva do jogador, alterando seu tamanho e posicionamento, tudo para resolver os puzzles.

Parece que ficou mais difícil do que nunca ter uma boa noite de sono. O game Superliminal trata exatamente disso, sobre sonhos e a lógica por trás, representando um tipo de pesadelo em si. Por toda a sua geometria confusa, lógica estranha e crescente inquietação, é uma experiência otimista e satisfatória que envolve a percepção. O game oferece uma corrida curta e agradável através de um subconsciente em crise, além de ser consistentemente inteligente e desafiador para sua sua mente virtual e real.

Na história, o jogador é participante de um programa de terapia dos sonhos, mas durante o estudo, o personagem fica preso em um ciclo de sonho recorrente e é guiado pela voz do superintendente do estudo, Dr. Glenn Pierce, sobre como escapar deste pesadelo. E é uma experiência curiosa!

Superliminal Imagem 10 1024x407 - Superliminal - Uma Terapia dos Sonhos na Forma de Puzzle E Que Envolve A Percepção

Uma experiência diferente com Superliminal

Tudo começa como você sendo o paciente do Dr. Glenn Pierce, alguém que está passando pelo programa de terapia do sono. E neste cenário, todo o game se passa dentro do seu sonho clinicamente induzido, à medida que o programa investiga seu subconsciente, pedindo que complete uma série de desafios para encontrar paz de espírito e superar sentimentos de inadequação e insegurança. As coisas dão errado rapidamente, no entanto; você tropeça mais profundamente do que o pretendido em um estado de sonho e quanto mais fundo chega, mais o seu ambiente muda de uma realidade reconhecível.

É um truque legal e de fato, muitos dos quebra-cabeças do Superliminal envolvem segurar pequenos objetos acima da cabeça para que eles pareçam distantes e depois soltá-los várias vezes à medida que aumentam sucessivamente de tamanho. Mas apesar de algumas repetições e mesmo na maneira como as coisas crescem e diminuem, há alguma variedade. Explicar os melhores quebra-cabeças de maneira muito específica seria arruinar a alegria de descobrir suas soluções, mas houve momentos em que eu movi objetos inesperadamente do fundo, ou descobri segredos escondidos dentro de pequenos objetos depois de aumentá-los. E tem muito mais do que relevei até agora neste artigo. É lógico que não revelarei, pois a graça deste game é você mesmo tentar decifrar os puzzles envolvidos ao longo de toda a história.

Bem, caros leitores! Ao longo do jogo, encontrei objetos que apareceriam infinitamente enquanto tentava interagir com eles, ou que só apareceriam se eu olhasse para uma sala de um certo ângulo. Eu gostava de labirintos com soluções abstratas e me deliciava com alguns usos inteligentes da recursão que seriam difíceis de explicar com palavras. A lista de truques deste game é impressionante e mesmo que as ideias se repitam, você pode esperar surpresas por toda parte. Esta experiência é grande em ilusões, desde truques de perspectiva forçada que fazem com que as pinturas em 2D pareçam 3D, até visões distantes enganosas que parecem muito diferentes de perto em ambientes nada normal e espaços que pensamos ser impossíveis. 

É como se cada um dos quebra-cabeças cruzassem com os ambientes dos sonhos, mas apesar dessa influência, Superliminal parece algo único e próprio. Uma experiência diferente e interessante!

Superliminal Imagem 11 1024x559 - Superliminal - Uma Terapia dos Sonhos na Forma de Puzzle E Que Envolve A Percepção

É interessante que você não possui um “corpo” no game, pois os espelhos não refletem nada e nem suas mãos ou pernas consegue ver ou perceber. Nesta experiência, você precisa reaprender como existir em cada espaço, mesmo nos casos em que uma sala está cheia de objetos que podem ser manipulados. O estilo da arte muda à medida que avança, com ambientes que variam de câmaras clínicas em branco e laranja até as configurações mais fantásticas que podemos imaginar de acordo com cada nova fase da história.

Há também uma narrativa simples à medida que você se aprofunda cada vez mais no estado de sonho. Pierce e uma assistente de inteligência artificial “plantam” curtas narrações ao longo da gameplay, principalmente em ambientes que se tornam mais abstratos e aparentemente não significam nada, mas fazem parte da sua terapia. A história acaba sendo um pouco complicada, como você pode esperar de um game em que observar as coisas de uma perspectiva diferente é o principal mecanismo para envolver a sua mente.

Embora o ritmo deliberado deste game signifique que eu não gostaria que fosse muito mais longo, ainda existem algumas seções truncadas, algumas ideias que não parecem totalmente exploradas . A história é dividida em nove capítulos, cada um lidando com ideias e estéticas ligeiramente diferentes e, em alguns deles, terminam de forma rápida. Isso significa que algumas das ideias parecem subutilizadas.

É claro que gostei de Superliminal e fiquei decepcionado que tudo parece muito rápido. Eu queria ver a fantástico ideia conceitual deste game estendida até os limites das mentes dos criadores.

Por fim, Superliminal é uma ótima experiência de quebra-cabeça, cheia de ideias inteligentes que são muito bem realizadas. O uso da perspectiva em primeira pessoa e os puzzles inteligentes de manipulação modificam as técnicas e mecânicas dos games com a qual a maioria dos jogadores está familiarizada e traz algo realmente novo. Esta experiência alcança seu objetivo central e oferece algumas perspectivas genuinamente novas sobre o que os games de quebra-cabeça em primeira pessoa podem fazer.

Superliminal foi lançado para o Microsoft Windows em novembro de 2019 e para os consoles Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch há duas semanas, em 7 de julho de 2020.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário