NEWS!

Manifold Garden: Uma Infinidade de Possibilidades

Manifold Garden: Uma Infinidade de Possibilidades

Olá, queridos leitores. Hoje quero apresentar a vocês um jogo diferente, que desafia e te leva a reimaginar questões de física e de espaço. Estou falando de Manifold Garden. Vamos conhecer um pouco sobre?

Antes de mais nada, quero apresentar um pouco sobre o desenvolvedor, William Chyr Studio, o qual há 7 anos aproximadamente, começou a desenvolver Manifold Garden, inicialmente chamado de “Relatividade”. Seu criador, que deu o nome ao studio, William Chyr, é um desenvolvedor de jogos indies e atualmente, reside em Chicago.

Sobre o Jogo

Manifold Garden é inspirado nas obras de Maurits Cornelis Escher, artista gráfico holandês, conhecido pelo uso de xilogravuras, litografias e meio-tons em suas obras, as quais mostram uma tendência a apresentar construções impossíveis, planos regulares, exploração do infinito e as metamorfoses, que são as combinações geométricas e suas transformações.

Fugura 1 1024x576 - Manifold Garden: Uma Infinidade de Possibilidades

Assim é Manifold Garden, um jogo em primeira pessoa, repleto de puzzles que desafiam as leis universais e para os quais não se aplicam as leis da gravidade. A mecânica principal da gameplay consiste em desafiar essas leis, andando sobre tetos e paredes, se reorientando em cada ambiente avançado.

E além de se movimentar, com a opção de usar ou não a gravidade ao seu favor, podemos aplicar essa mecânica aos objetos presentes no jogo. Conseguem imaginar essa experiência?

Não é um simples jogo de empilhar blocos, mas sim uma infinidade de possibilidades e ao mesmo tempo arquiteturas impossíveis para serem exploradas. Como não existe a noção de cima e baixo, o mundo de Manifold Garden literalmente não tem chão: se você cair de uma parede, a tela não vai escurecer e reiniciar, você simplesmente volta para onde caiu.

O jogo é inspirado em obras e construções arquitetônicas, de vários lugares do Mundo e também em vários estilos de vários arquitetos: a arquitetura brutalista de Tadao Ando (arquiteto japonês), os traços de Frank Lloy Wright (arquiteto americano) para o desenho do jogo, construções como o poço Chand Baori (Índia), entre muitos outros.

Veja abaixo, um vídeo muito interessante, do canal do criador William Chyr, no YouTube, que mostra as inspirações para a construção dos ambientes do jogo:

Mas, a principal influência para Manifold Garden foi o mangá Blame, de Nihei Tsutomu. Sua arte é influenciada pela cultura cyberpunk e ele possui uma considerável comunidade de fãs fora do Japão.

Nesse mangá, pronunciado como BLAM, a humanidade está confinada em uma megaestrutura repleta de cavernas, corredores e escadarias, em uma cidade que não para de crescer para todas as direções. A personagem principal passa seus dias lutando para sobreviver em meio à arquiteturas impossíveis.

Figura 2 1024x454 - Manifold Garden: Uma Infinidade de Possibilidades

O jogo inteiro é baseado em senso de escalas e muitos dos puzzles foram inspirados em arquiteturas eclesiásticas, além dos momentos mais importantes, marcados por templos, catedrais e monastérios.

O mais interessante é que podemos explorar todas as superfícies planas do jogo, de forma e com combinações infinitas!

Conforme o jogo avança, você poderá abrir um infinito de possibilidades, uma extensão sem fim, eu diria. E à medida que você avançar, os puzzles se tornarão cada vez mais alucinantes, te levando a bolar estratégias e descobrir outras formas de desafiar as leis da física, de uma forma que talvez você nunca imaginaria.

O jogo foi lançado recentemente, no mês passado, para ser mais exata, para Windows PC, na Epic Games Store. Também para Mac, iOS, e tvOS através do serviço de subscrição Apple Arcade. Além disso, o jogo está programado para lançamento na Steam em 2020 e foi anunciado para PS4, sendo que outras plataformas estão sendo exploradas. Só nos resta aguardar e, com certeza, estaremos de olho.

Você tem curiosidade de jogar? Até a próxima!

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário