NEWS!

Dead Cells – Kill, Die, Repeat!

Dead Cells – Kill, Die, Repeat!

Mata, morre, repita… parece o trailer de um filme de alguns anos atrás, mas desta vez, é um jogo eletrônico, um jogo que se chama Dead Cells, da desenvolvedora francesa Motion Twin. É bem legal e divertido!

Mas vamos começar falando da empresa, como sempre…

Agradecemos a Motion Twin, por ter enviado o jogo para nós! É uma empresa indie que é gerenciada de maneira diferente da maioria… Vocês conhecem a Valve e como é gerenciada? Mais ou menos da mesma maneira, sem dono, todos associados, iguais em tudo, todos trabalhando com o fim de entreter os outros e criando jogos sensacionais! A mesma tem no portfólio jogos como “Teacher Story”, “Mini Troopers” e “Dino RPG”, que não conheço pessoalmente, mas que depois desse jogo, vou fazer questão de testar!

Sete pessoas criando jogos que irão lhe entreter bem mais do que pensa…

A expressão “Mata, morre, repita” define a base deste jogo, com dificuldade incremental é bem normal morrer antes de chegar no final de todas as telas e, se queremos ser mais específicos, terá que morrer para avançar!

1 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Cada aventura tem o seu herói, e nessa aventura você será um casulo de lodo verde que entra em um corpo decapitado… tudo normal diria, e é com essa linda imagem que sua história começa! Não vai morrer, ou melhor, vai morrer sim, mas de maneira diferente, o seu corpo morre, mas a sua alma verde e viscosa vai achar um outro corpo em breve, mantendo algumas coisas e perdendo outras… 🙂

Dinheiro e equipamento? Perdidos! Melhorias temporária como a necromancia? Desapareceram! As runas? Essas ficam, como também as melhorias permanentes! Esta é a mecânica base do jogo, pois para avançar nas fases terá que investir as “células” que ganhou matando os inimigos em melhorias permanentes ou ajustes nos drops. Com isso, à cada rodada, poderá fazer passos à frente para a fase sucessiva, mas cuidado… se não chegar na fase seguinte, não poderá investir as suas células e todo seu trabalho será perdido!

 

5 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Não tem checkpoints… morre, repita! Mas a cada rodada, terá mudanças no mapa que cada vez será diferente! Este mapa se estende na mesma forma de “Shadow Complex” e “The Swapper”, e como no segundo, tem portais para se movimentar rapidamente entre as várias áreas. Existem também áreas secretas escondidas por vegetação ou por um portal utilizável com a runa certa, mas apesar de mudar uma coisa fica a mesma, os inimigos. Cada área tem os inimigos específicos e, com o avançar das fases, ficam mais numerosos e poderosos, e é por isso que morrer é normal. Se na primeira rodada não fez 2 passos, na segunda fase ou até a quinta irá conseguir chegar ao final e a cada rodada e a cada fase fechada, você ficará mais forte!

Essa força vem da sua experiência, das melhorias e das runas e também do equipamento que com a habilidade certa poderá começar com uma arma ou escudo desbloqueados melhores que as armas básicas. Este é um dos fatores que influenciam muito a conclusão da fase!

8 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Agora vocês se perguntarão o que são as runas das quais estamos falando… bem, são melhorias permanentes, mas diferentes das outras melhorias. Estas runas não se ganham usando as células, mas matando alguns bosses nos mapas! Elas garantem uma capacidade específica que serve “pra chegar onde nenhuma célula chegou antes”, desde esfregar um monólito até fazer crescer um rampicante para entrar em um quarto escondido, estas runas dão a possibilidade de ampliar a exploração do mapa.

Pode explorar estes mapas de duas maneiras distintas, inspecionar cada canto à procura de relíquias, quartos escondidos e matando todos os inimigos em troca de células, ou você pode correr! O jogo premia os speed runners com quartos a fechamento temporizado, onde nestes quartos poderá achar células bônus, dinheiro e equipamentos. Mas lembre, se não acabar a fase, o que você ganhou será perdido e não adiantará correr e não terá um bom equipamento. Por isso é importante conseguir fechar a fase!

Mudando de fase, as células adquiridas matando os inimigos poderão ser trocadas por upgrades, onde cada upgrade terá um custo dependendo do nível dele, mas antes de prosseguir, terá que gastar todas as suas células! Não poderá guardar células para o futuro, todas terão que ser utilizadas antes da saída em uma ou mais melhorias, não importando se não conseguiu encher a barra da melhoria, poderá completar isso em mais rodadas! Estes upgrades irão ser mantidos independentemente de quantas mortes terá nas fases, isso é o que lhe dará experiência e poder crescente morte após morte. Juntamente a isso, poderá escolher alguns upgrades temporários, como ser salvo de uma morte (muito útil) ou ganhar vida matando os inimigos.

Estes segundos upgrades serão apagados ao morrer, mas a escolha de um deles no lugar de outro vai mudar completamente a maneira como você jogará as fases.

7 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Ok, ganhar as células, mas como?

Você terá 2 ataques primários que estarão sempre disponíveis, poderá atacar ou se defender dos inimigos dependendo das armas equipadas, espada, arco e flecha, escudo, ataque de gelo… e terá 2 espaços utilidades para granadas, torretas e mais, onde cada ataque tem o seu espaço na batalha, por exemplo, um combo (se der tempo entre os ataques) é jogar armadilha, congelar o inimigo e matar com espada, ou jogar duas torretas de ataque e descansar deixando elas fazerem o trabalho. Mas no meio de dez inimigos bem fortes, às vezes, a única estratégia é desviar, muito útil para não tomar dano, se afastar um pouco da luta e tomar um café para pensar no que fazer… mas tem que ser um café rápido, pois os inimigos virão atrás pra acabar o trabalho!

Fique de olho quando a sua conta de células está alta, pois a morte leva embora todas elas. Explorar o mapa ou desafiar um mini-boss na fase poderá jogar fora toda a sua possibilidade de upgrade!

Sim, os upgrades só podem ser feitos na passagem entre duas fases!

Obviamente, nesse jogo, a perda de células não vai prejudicar, mas terá que reiniciar e… matar!

6 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Ao matar alguns inimigos ou achar uma área secreta, poderá pegar uns projetos de armas que poderão ser desbloqueados com as células. Isso lhe dará boa vantagem e quando desbloquear a arma e a habilidade certa, poderá receber umas dessas armas desde o começo! Mas nenhum equipamento chegará assim do nada, pois no mapa tem o mercado e você terá poucas escolhas (que pode aumentar com a habilidade certa) mas, às vezes, fazer compras gastando o seu ouro ajudará muito na sua estratégia!

O ouro, outra coisa bem importante como as células, se ganha matando os inimigos mas também vendendo objetos, pedras e reciclando as armas. Tudo depende das melhorias permanentes que irão regular também quanto outro será salvo ao morrer! O ouro serve também, chegado ao ponto certo para melhorar o equipamento que está nas suas mãos, dando um plus muito bem vindo para as estatísticas ou mudando seus efeitos!

13 - Dead Cells - Kill, Die, Repeat!

Basicamente, este é um jogo de repetição, e a cada uma delas, terá mais experiência e força para chegar um passo mais na frente, mas nem sempre acontece isso, pois acabei sendo morto antes de chegar no final do primeiro mapa quando a rodada acabou na quarta, mas sso é culpa de vários erros de avaliação que se somam, acabando antes do tempo… mas isso é… normal!

Este jogo vira vício se você, como eu, não admitir uma morte estúpida e passará muito tempo explorando, experimentando e… morrendo. Mas este é um jogo bem legal para passar o tempo e se distrair!

x

Como sempre, esta é só minha opinião, joguei, matei, morri bastante e me diverti… Deixem sempre de lado os preconceitos e se der, joguem vocês mesmos!

Este jogo já está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e Steam.

______________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Daigor Landi

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Gringo trabalhando como desenvolvedor software, obcecado por videogames e tecnologia. Passo o tempo entre Xbox, trabalho e ouvir os xingamentos de quem revisa os meus artigos!