NEWS!

Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Olá, queridos leitores. Esta semana tive o prazer de terminar o jogo Devil May Cry 5 e posso dizer a vocês, com toda certeza: que experiência fantástica! O artigo de hoje traz justamente isso: um pouquinho dessa experiência. Vamos conferir?

Mas, antes, um pouquinho sobre a franquia…

Devil May Cry é uma série de jogos de ação e aventura, no estilo hack and slash, produzida com maestria pela Capcom e criada por Hideki Kamiya. A série é centrada no objetivo de seu personagem, Dante, de vingar o assassinato de sua mãe. Dessa forma, ele sai exterminando todos os demônios que cruzarem seu caminho.

A jogabilidade é frenética na maior parte do tempo, pois com apenas um golpe em determinado demônio, ou até mesmo só por colocar os pés em determinado local, você pode desencadear o surgimento de vários demônios, tendo que combinar vários golpes e estilos diferentes, os quais influenciarão na classificação do personagem, assim que as missões forem concluídas. Além disso, ao final de cada missão, o jogador recebe uma letra de classificação: A, B, C ou D e em algumas situações, a classe mais alta S, de acordo com seu desempenho. Essa classificação é dada conforme critérios, como tempo gasto para completar a missão, itens usados, danos recebidos, número de “orbes vermelhos” coletados e estilo utilizado durante os combates.

Enredo

A história acontece alguns anos após DMC4, com o personagem Nero criando sua própria agência de caça aos demônios, cuja uma das bases é a van adornada com um letreiro em neon, escrito “Devil May Cry”, presente de Dante, Kyrie e sua engenheira, Nico. Porém, Nero encontra um demônio que arranca seu braço, Devil Bringer, transformando-o em Devil Arm Yamato, para abrir um portal de escape.

Pouco tempo depois, “V” aparece e contrata Dante, Lady e Trish para matar um certo demônio e é onde a jornada deles e de Nero vai se cruzar, uma vez que estão à procura do mesmo demônio, Urizen, o qual plantou uma árvore demoníaca, Qiphoth, na cidade, matando as pessoas e trazendo caos e destruição.

Dante tenta derrotá-lo com a Espada Sparda, mas é derrotado e expulso da Qiphoth. Urizen captura Lady e Trish, usando-as como núcleo para os demônios Artemis e Cavaliere Angelo.

Um tempo depois, Nero, equipado com o braço protético criado por Nico, Devil Breaker, encontra com V, após derrotar o demônio Golias, que está a procura de Qiphoth e seu fruto. Enquanto destróis as raízes de Qiphoth, Nero derrota Artemis, salvando Lady, e “V” mata o demônio-parasita Nidhogg, liberando por acidente a raiz de Gilgamesh, que vai atrás de Nero.

fUGURA 1 - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Os personagens “V” e Nero se dividem para sair em busca de Sparda, mas acabam encontrando Dante em hibernação, o qual estava sendo escondido pela espada. Após descobrir os acontecimentos, Dante luta contra Cavaliere Angelo, libertando Trish. Então, “V” revela à Trish que Urizen é o lado demoníaco do irmão de Dante, Vergil, separado de seu lado humano, “V”, pela Yamato. Dante, ao ouvir a história, deduz que o poder da Rebellion é o oposto da Yamato.

Percebendo que recebera de seu pai a Rebellion, Dante se apunhala com o punho quebrado da espada e absorve Aparda em si próprio, adquirindo a forma Sin Devil Trigger, junto com seu próprio Devil Sword Dante. Novamente, Nero tenta confrontar Urizen, mas sua tentativa é frustrada novamente, sendo que Dante chega a tempo de salvá-lo.

Muito debilitado, “V” insiste em ir atrás de Urizen. Dessa forma, eles se separam para encontrarem seu próprio caminho. Dante chega primeiro, derrotando o King Cerberus, antes de chegar a Urizen. Ao mesmo tempo, após salvar “V” de Malphas, Nero descobre a relação entre Dante e Vergil. Ele e “V” se encontram com Dante, justamente quando ele derrota Urizen. Então, um “V” à beira da morte se funde ao demônio, revivendo Vergil novamente.

Dante tenta atacá-lo, mas Vergil, extremamente forte, abre um portal até o topo de Qiphoth e diz a Dante que recupere suas forças antes de enfrentá-lo. Nero insiste em ir jutno, mas Dante diz que ele não pode, pois Vergil é seu pai. Chocado, Nero, junto com Trish, Lady e Nico, escapam de Qiphoth. Mas, irritado, Nero volta e vai atrás de Vergil.

Nero, em conflito, desabafa com Kyrie, por não ter conseguido salvar seu irmão, Credo, alguns anos atrás, e a mesma diz para que siga seus instintos. Então, ele vai atrás de salvar Dante e seu pai de se matarem. Ele chega bem a tempo, em seu clímaz, despertando totalmente seu Devil Trigger, regenerando seu braço perdido. Vergil resiste, mas logo cede, deixando como recordação o livro de “V” para Nero. Então, ele e Dante se juntam em uma viagem de ida para o Submundo, para cortar Qiphot e selar o portal, antes que cause uma destruição maior. Quando Qiphoth cai, Nero deixa a cidade junto com Nico, eliminando os demônios que restaram.

Confesso que no final da gameplay, fiquei boquiaberta com o personagem Nero, pois considerei ele fraco e inexpressivo no início. Nunca imaginei que ele colocaria um fim ao conflito entre Dante e Vergil.

Orbes

No decorrer do jogo, temos vários orbes, de diversas cores, cada um com seu significado e utilização:

  • Orbes Vermelhos: pedras que representam o sangue dos demônios. Em alguns momentos da série, o número de orbes vermelhos que o jogador possui, influencia em sua classificação final. Esses orbes podem ser encontrados quebrando objetos ou derrotando inimigos. Nos três primeiros jogos, são oferecidos como recompensas por completar as missões. A quantidade destes orbes adquiridos ao derrotar os inimigos vai depender do nível de estilo que o jogador adquiriu no momento em que os derrotou. Em todos os jogos, os orbes vermelhos devem ser detectados pelo jogador sem ajuda, exceto em DMC4, onde o jogador pode encontrá-los com a capacidade automática de busca do personagem Nero. Por fim, estes orbes servem para compra de equipamentos, acessórios, novas habilidades e até mesmo energia. Quando o personagem “morre”, você pode revivê-lo através da troca de alguns milhares de orbes vermelhos ou dourados.
  • Orbes Verdes: consistem nos líquidos cristalizados dos demônios. Em todos os jogos, em alguns momentos, você poderá revitalizar a energia do jogador simplesmente coletando estes orbes. Se a energia do personagem estiver cheia, ele acrescentará orbes vermelhos para o jogador. São raros, mas podem ser encontrados quebrando objetos ou derrotando inimigos.
  • Orbes Brancos: consistem em lágrimas cristalizadas e no espírito dos demônios. Ele pode revitalizar alguns jogadores que assumem alguma forma demoníaca, como é o caso do personagem V que pode invocar a forma Pesadelo, um golem de sombra enorme, que pode causar danos imensuráveis aos inimigos. Assim como os orbes verdes, se a energia do jogador estiver cheia, ele vai acrescentar orbes vermelhos ao personagem. No entanto, se o personagem adquirir orbes brancos em sua forma demoníaca, esses orbes serão perdidos. Eles também são raros, mas podem ser encontrados quebrando objetos ou derrotando inimigos.
  • Orbes Roxos: são, simplesmente, magia cristalizada. Aumenta a vitalidade do Devil Trigger (forma demoníaca), ortanto, a duração do personagem em determinado momento pode estar escondida ai. Só pode se robtido comprando-os nos pontos onde existem a Estátua da Divindade (ponto onde é possível fazer melhorias no personagem). Há um número limitado desse orbe em cada jogo.
  • Orbes Dourados: são pedras mágicas criadas através de um processo de alquimia. Quando o jogador morre, é possível revitalizá-lo através do uso destes orbes, que podem ser adquiridos de forma ilimitada nas Estátuas da Divindade ou até mesmo em alguns lugares do jogo. Porém, não é nada fácil encontrá-los. É necessário ficar bem atento. Também podem substituir os orbes azuis ou os fragmentos de orbes azuis, adquiridos anteriormente através das missões. São capazes de levar o jogador à vida, novamente, mesmo em meio à uma briga com algum chefão.
Orbes - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Personagens

Quando iniciei o jogo, confesso que fiquei um pouco insatisfeita com relação ao personagem Nero: achei-o fraco e sem recursos. Porém, como era o início do jogo, isso não foi motivo para que eu desanimasse. Apesar de levar uma surra literalmente do primeiro “boss”, segui em frente, pois o desenrolar dos fatos me deixaram bem curiosa e querendo mais.

Nero - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Na segunda missão, fui obrigada a seguir com o personagem “V”, que apesar de ser carinhosamente apelidado pelo meu marido de “apelão” (rs), se tornou meu personagem preferido naquele momento. “V” é um personagem misterioso e de certa forma meio nebuloso, mas que graças a esse mistério todo nos leva a pensar que existe um papel fundamental para ele na história. Este personagem é o lado “humano” do personagem Vergil, sendo que o demônio desse personagem seria “Urizen”. Ambos foram separados pela Yamato e durante o desenrolar da gameplay, “V”, enfraquecendo cada vez mais, tenta se unir ao seu lado demoníaco para que possa reviver.

O combate entre ele e os inimigos é sempre bem-sucedido à distância. Em qualquer tentativa de aproximação para um combate mais próximo, o personagem sai em desvantagem. Para esse combate à distância, “V” utiliza a Sombra e o Grifo, demônios facilmente acionados e cada qual com seu comando em botões diferentes. Porém, em alguns momentos do combate, você poderá combinar os ataques, criando efeitos poderosos. Mas, essas duas formas acionadas não conseguem finalizar os inimigos, parte onde “V” entra em ação. Fácil para o mocinho, não é?

O Devil Trigger de “V” é o Pesadelo, um golem de sombra enorme, que pode causar danos terríveis ao inimigo, mas que para ser usado, é necessário que o personagem tenha o mana, obtidos com orbes brancos ou roxos.

O personagem é extremamente fácil de ser manuseado, porém, cuidado. Essa facilidade toda, pode deixar o jogador acomodado com as mesmas táticas e sem preparo para situações inusitadas.

V - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Após jogar algumas missões com “V”, conforme a gameplay vai passando, ele vai ficando enfraquecido. E é aí que surge o melhor personagem do jogo, Dante. Falo para vocês, sem remorso nenhum: foi muito bom jogar com os três personagens e suas formas demoníacas, mas Dante foi, de longe, o melhor personagem até chegarmos no último “boss”, dominado por Nero.

Dante é o personagem mais completo, complexo e variado do jogo. Isso porque ele possui quatro estilos diferentes: Trickster, Gunslinger, Swordmaster e Royal Guard. E cada um destes estilos, as armas, os golpes, as táticas e habilidades mudam. Por exemplo, em um dos estilos você consegue deixar o personagem mais na defensiva, pronto para um contra-ataque poderoso. Em outro estilo, você consegue deixá-lo com golpes mais rápidos e mais fluídos, porém com uma defesa mais aberta. A combinação dos estilos é o que faz o personagem tão completo!

As skills do personagem também mudam, de acordo com o estilo selecionado, o que vai alterar também os efeitos das armas utilizadas, até mesmo os golpes executados com a famosa Rebellion, espada que é a marca registrada de Dante, criada pelo Cavaleiro das Trevas, Sparda, ao lado das duas outras espadas, Sparda e Yamato. Ao contrário de Yamata, que pode separar o homem do Diabo, a Rebellion pode unir as duas forças.

O Devil Trigger de Dante ativa sua forma demoníaca e como não poderia ser diferente, ele assume a forma clássica e poderosa de seu demônio, que dura poucos segundos, mas pode ser melhorada com upgrades. Mas, atenção: cuidado ao utilizar esta forma, pois ela deixa o personagem com um maior poder de nãos, mas também com uma defesa bem aberta e mais suscetível à ataques do inimigo. Este é um jogador que requer planejamento estratégico, antes de sair batendo e espancando.

Dante - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Em meio à tantos golpes, estilos e personagens demoníacos, vou falar um pouco sobre uma personagem essencial durante toda a gameplay e alidada de nossos personagens: Nico. Seu nome verdadeiro é Nicoletta Goldstein e ela é a fiel parceira de Nero. Além disso, ela é a criadora de vários acessórios, como a mão mecânica do caçador de demônios, as pistolas Ebony and Ivory do personagem Dante, e aparentemente das pistolas do demônio Sparda. Na verdade, Nico é neta de Nell Goldstein e ao que tudo indica, herdou o talento de sua avó.

Nico - Uma Jornada Obscura em Devil May Cry 5

Concluindo

Tenho que confessar algo para vocês: sabe o que me cativou no jogo? O fato de ele ter sido inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Os personagens, descendo para níveis cada vez mais obscuros, cheios de armadilhas e criaturas horrendas, lembra a visão do Inferno de Dante. Fantástico!

Para quem não sabe, o jogo original foi criado como parte da série Resident Evil, mas como acabou fugindo muito da ideia original da série, acabou sendo criado como independente, com sua própria história. E olhem só, o sucesso que foi garantido!

Durante as transmissões que fiz, fiquei com muita vontade de jogar os anteriores e curiosa às alusões feitas, assim como em DMC5.

Para os que não jogaram e curtem esse estilo de jogo, recomendo que joguem. E deixo aqui uma pergunta: Será que teremos Devil May Cry 6?

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.

Postar um comentário