NEWS!

Uma Experiência com SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

Uma Experiência com SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom – Rehydrated

O Bob Esponja sempre foi um personagem carismático, que diverte muitas pessoas, não importa a idade, desde os tradicionais desenhos, até suas aparições na indústria dos games. Neste artigo, vou contar um pouco sobre minha experiência com o novo game SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom – Rehydrated, após jogar e testar em livestream em meu canal do Facebook Gaming.

Dizem que perto do fim da jornada envolvendo Bob Esponja e o fundo do mar, você está encarregado de guiar uma bola através de uma máquina gigante de Rube Goldberg no Covil do Homem-Sereia. E depois de ativar a máquina, precisará corresponder à velocidade lenta da bola enquanto usa o arsenal de habilidades de bolha do Bob Esponja para garantir que ela não caia. É uma tarefa simples em conceito, mas tentar executá-la é uma das jogadas mais desonestas que eu presenciei em games deste tipo.

Mas vamos conhecer um pouco deste mais novo game?

Sobre o game que acaba de chegar aos consoles

O novo game é um pouco divertido (não em todos os capítulos), mas raramente é desafiador, pois completá-lo se torna uma experiência repetitiva e sem surpresas. É uma experiência que posso classificar como boa e traz de volta boas lembranças de um desenho animado clássico por meio de cenários icônicos e uma dublagem marcante, mas sua mecânica desconfortável e desatualizada faz você se sentir frustrado, preso e, inclusive, superado por inúmeros outros jogos de plataforma modernos e clássicos que seguem o mesmo estilo.

Bob Esponja, de fato, é um programa construído com humor rápido e bom ritmo, mas esse game erra nesse objetivo. O jogo eletrônico em si é um remake do clássico cult 3D de 2003, inclusive com o mesmo nome. Existem três versões do original: um game no estilo plataformas 2D, outro de plataformas 3D e uma versão contendo minijogos. Mas essa versão possui cerca de 20 horas para percorrer a história principal e obter um monte de itens colecionáveis de bônus, desde o movimento até as piadas, tudo parece um pouco lento, sem aquela essência dos desenhos animados.

O menu principal é um mundo central, onde você pode selecionar estágios com base em locais notáveis de Bob Esponja, como o Cemitério Flying Dutchman, Jellyfish Fields e Goo Lagoon. Seu principal objetivo é coletar espátulas douradas. Eles estão espalhados pelo mundo e são usados para desbloquear estágios.

Você também pode encontrar Shiny Objects and Socks que podem ser gastos para comprar espátulas do Sr. Siriguejo ou Patrick, respectivamente.

Bob Esponja 3 1024x563 - Uma Experiência com SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Mergulhar neste game é emocionante no começo. A área inferior do “biquíni” maior é cuidadosamente reimaginada em um estilo limpo e revitalizado, surgindo com uma nova pintura. Parece brilhante, mas você deve se perguntar o quão necessária é toda a atualização visual quando o original nem parece ruim. Ele tem a mesma trilha sonora que o original, com quase todos os dubladores do programa pegando seus papéis no jogo, direcionando você para vários objetivos e conversando rapidamente. Você pode dizer que os dubladores estão se esforçando para levar a experiência, mas eles não podem fazer isso porque recebem apenas algumas linhas enlatadas que se repetem uma e outra vez fora das cenas.

De certa forma, Battle for Bikini Bottom – Rehydrated funciona como um “museu” de Bob Esponja, destacando os ambientes que dão vida à série. Há uma grande atenção aos detalhes na recriação do encanto do original, o que é bem feito, mas o fascínio deste mundo subaquático se esgota sem atualizações da qualidade que consideram na geração atual.

Após as primeiras áreas, explorar rapidamente se torna uma tarefa árdua. Algumas espátulas são lançadas contra você por não fazer nada e outras, parecem quase impossíveis de obter devido a ângulos de câmera ruins e sistemas inexplicáveis que você deveria saber. É um desequilíbrio!

Felizmente, existem postagens e orientações existentes que podem guiá-lo pelas partes mais irritantes. Mas essa falta de consideração dada aos locais da espátula dourada é desanimadora e faz com que a gameplay comece a “se arrastar” nas primeiras horas.

Bob Esponja 4 1024x577 - Uma Experiência com SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Como mencionei no começo, a gameplay é um pouco desagradável. É uma luta constante com mecânicas que são restritivas e constrangedoras a ponto de remover o foco do objetivo atual e fazer com que você queira desligar o controlador. As plataformas móveis são lentas e você precisa pular sobre elas com frequência. Se você sente falta deles, fica entediado, sentado ali, esperando a plataforma novamente, enquanto observa uma animação ociosa por muito tempo e ouve o mesmo pequeno loop de música repetidamente.

Mesmo se você gosta dos bangers de Stephen Hillenburg, isso fica irritante rapidamente. Depois de aceitar os ritmos estranhos de uma plataforma em movimento, isso não significa que acabou. Às vezes, existem robôs posicionados no final dessas sequências, que são grandes demais para que seu personagem se mova adequadamente por causa de sua falta de mobilidade. Parece que suas únicas opções são fazer Bob Esponja pular para um lugar fora dos limites e ser escoltado de volta ao palco pela mão gigante flutuante chamada “Hans”, ou cair no começo para repetir novamente as jogadas. Isso cansa com o tempo!

Existem vários pontos no game em que subi ao topo de uma estrutura alta e um robô desonesto me jogou na água. Ironicamente, nenhum dos protagonistas sabe nadar, então eu instantaneamente morri e reapareci no posto de controle. Ter que começar tudo de novo é realmente desanimador. Estou disposto a aprender como se destacar nos controles de um jogo, mesmo que sejam difíceis de entender no início, mas com Battle for Bikini Bottom – Rehydrated, em específico…

… não é uma questão de entender os controles e as habilidades, pois é  um caso dos controles simplesmente não responderem bem aos seus comandos e no seu ritmo.

Bob Esponja 5 1024x576 - Uma Experiência com SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

É bom deixar claro que não há problema nos games que “punem” os jogadores por serem ruins, mas esse parece constantemente castigá-lo sem motivo, pelo menos é a impressão que fica. Às vezes, existem maneiras diferentes de chegar a espátulas douradas, mas o game também bloqueia aleatoriamente caminhos com paredes invisíveis e limitando partes dos cenários, tornando inútil sua tentativa de chegar lá e informando que sua solução não está certa.

Os níveis giram em torno de caminhar para personagens recorrentes ao redor do mapa, pegando tarefas deles, lutando contra robôs e trocando entre dois personagens para utilizar seus pontos fortes e completar a área. O loop pode ser divertido, mas você não pode correr ou mesmo esquivar.

Você precisará andar devagar, lutar contra quase todos os robôs em seu caminho (algumas áreas estão cheias de inimigos) e frequentemente se mover para as paradas de ônibus que estão fora do caminho para realizar trocas de personagens e conseguir seguir adiante em sua jornada.

Todos os protagonistas têm estilos distintos que permitem acesso a diferentes partes dos mapas. Se Bob Esponja não puder pular lá, corra até um ponto de ônibus para que você possa trocar.

Bob Esponja 6 1 1024x489 - Uma Experiência com SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom - Rehydrated

Se você morrer, tenha calma e paciência para prosseguir. As mortes podem parecer injustas, reiniciando seu progresso a tal ponto que você pode acabar olhando para as profundezas escuras da tela de carregamento. Agora, a diversão é um ponto de destaque que tive durante as lutas contra chefes, pois “acordam” você, transformando os movimentos monótonos do game em algo que exige sua atenção.

As cenas antes do início das lutas são genuinamente engraçadas, apoiadas por uma intensa sintetização, e cada batalha é comentada ao vivo por um peixe falante. Esses momentos são uma luz brilhante no jogo e fazem com que pareça vivo, apenas por um momento.

SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom – Rehydrated aparenta ser um game focado em emular e embelezar o original. Este game é interessante e tem um pouco de diversão, mas não promove uma jogabilidade curiosa ou afiada, o movimento não é tranquilo e a coleta de itens colecionáveis ​​nunca parece gratificante. Mas vale a experiência com as crianças!

Por fim, segue a mais recente livestream que fiz sobre o game no Canal ReVargasBR, do Facebook Gaming, contendo a primeira parte da gameplay e onde vocês poderão ter uma boa noção do novo game.

SpongeBob SquarePants:  Battle for Bikini Bottom – Rehydrated está disponível para as plataformas Xbox One (versão testada), PlayStation 4, Nintendo Switch e Microsoft Windows.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário