NEWS!

Primeiras Impressões de Anthem: A Experiência da DEMO VIP

Primeiras Impressões de Anthem: A Experiência da DEMO VIP

Como foi amplamente divulgado nas redes sociais, no último final de semana houve a abertura dos servidores da EA para uma Demo Vip do novo game da Bioware, Anthem. Tratou-se de uma Demo que seria, conforme divulgado, apenas acessível aos assinantes dos serviços da EA no PC e Xbox One, além daqueles que haviam feito a pré-compra em todas as plataformas.

Houve relatos de que a Demo esteve acessível para todos aqueles que a baixaram, sendo talvez esse um dos motivos dos servidores estarem altamente sobrecarregados, sobretudo, no primeiro dia (25 de janeiro), quando foi praticamente impossível ter uma jogatina prolongada.

No sábado 26, foi possível realizar as três missões disponíveis do enredo da campanha, além de testar o modo livre e uma incursão. Eu tive a oportunidade de testar duas “lanças” ou “javelins”, Ranger e Storm, que são as armaduras de “homem-de-ferro”, as quais você literalmente, veste!

No domingo 27, foi possível experimentar também as outras duas, Interceptor e Colossus. Seria muito precoce tentar fazer uma análise comparativa entre as lanças, para além daquilo que é mais evidente: Interceptor a mais rápida, Colossus a mais resistente, Storm forte em ataques elementais, Ranger a mais equilibrada entre as habilidades.

Apesar dos problemas com os servidores da EA, as primeiras impressões foram as melhores possíveis, superando as expectativas  geradas a partir dos vídeos de gameplays que eu havia assistido. Passo então a observar alguns elementos do jogo que me chamaram bastante a atenção:

Originalidade

O jogo apresenta uma espécie de lobby animado em primeira pessoa. Nele você pode interagir com NPCs para ativar missões, ter acesso à lojas de itens cosméticos e melhorias, fabricação de itens e customização das lanças.

A movimentação é outro aspecto marcante da experiência. Não só temos uma verticalização do mundo aberto construído no jogo, inédita, como há precipícios, túneis submersos, montanhas em uma escala de altura realmente impressionantes, tudo criado conforme uma estética natural alienígena em fauna e flora exuberantes.

Para interagir com esse cenário gigantesco, foi muito apropriado e divertido adicionar às lanças a capacidade de voar e plainar, algo que se faz de forma bastante instintiva. Talvez esse seja um dos grandes atrativos do game, algo também muito original.

Jogabilidade fluída

A movimentação ágil está em harmonia com os demais comandos de combate das lanças, permitindo uma jogabilidade frenética nas arenas de batalhas com grandes quantidades e variedade de inimigos. Há duas habilidades de apoio, uma de ataque com foco preciso, outra de ataque em área. Há uma outra habilidade de escudo ou de suporte, por último, há uma habilidade de ataque especial altamente poderoso que carrega conforme elimina os inimigos mais fracos.

Além de manter-se vivo e exterminar as tropas inimigas, é necessário cumprir alguns objetivos, tais como coletas de itens e acionamento de dispositivos. Tudo flui de forma rápida e instintiva, com pouca dificuldade no nível normal, muito embora haja quatro (4) níveis acima do normal.

Podemos dizer que a Bioware teve muito êxito na construção da jogabilidade de Anthem, já que em síntese, podemos afirmar que jogar Anthem é absolutamente divertido e até perigosamente viciante. Foi unânime o testemunho de todos os colegas: a galera que jogou, simplesmente adorou.

PvE cooperativo

Outro ponto forte de Anthem é o cooperativo contra a I.A. Normalmente, esse estilo de gameplay tem menor destaque em shooters FPS ou TPS. Ao menos em seu lançamento, o jogo não inclui o modo PvP, o que vai contra à tendência dominante. Eu, particularmente, gosto muito do PvE cooperativo e no caso de Anthem, o cooperativo permite uma equipe de até 4 players.

O perfil da equipe poderá influenciar muito no sucesso da realização das incursões em níveis maiores de dificuldade, uma vez que há a possibilidade de combinações estratégicas das habilidades das lanças para desencadear oportunidades de combos com alto poder ofensivo. Certamente, isso estimulará uma curva de aprendizagem desafiadora e exigirá a sincronização da equipe.

Customização

Outro aspecto que me agradou bastante, foram as numerosas possibilidades de customização cosmética e tática do jogo, algo que o aproxima do gênero RPG. É possível customizar todo o formato das lanças: suas texturas, cores e emotes. Há também customização das habilidades e armas, permitindo que você adapte a lança conforme seu estilo, mesmo considerando a mesma classe da lança.

A exemplo, a lança Storm tem habilidades com base na manipulação dos elementos fogo, gelo e energia. Você pode montar um esquema de habilidades usando apenas um dos elementos ou combinando dois deles, se preferir pode ainda combinar todos.

Há também slots de componentes que vão sendo desbloqueados conforme você sobe o nível da sua lança. Esses componentes, dropados como espólios de missões e incursões, oferecem melhorias de desempenho ofensivo ou defensivo. Outras possibilidades de customização são os consumíveis: tipos específicos de projéteis ou melhorias ofensivas e defensivas com durabilidade para apenas uma missão.

Síntese preliminar da experiência da DEMO VIP de Anthem

Eu gostei bastante e os amigos que jogaram comigo também. O jogo cobre uma lacuna para aqueles que não curtem  muito jogar PvP, mas gostam da experiência social do multiplayer cooperativo. Recomendado para fãs do modo horda de Gears of War, das incursões em The Division, ou ainda modos cooperativos PvE em geral. Não resta dúvida que Anthem será um dos jogos mais divertidos de 2019! Parabéns a BioWare por mais um jogo espetacular!

______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Fábio Pires Gavião

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Professor de História e gamer na plataforma Xbox One nas horas vagas. GT: Gavian Gamer.

Postar um comentário