NEWS!

Pokémon Legends: Arceus

Pokémon Legends: Arceus

Em 1996, Pokémon era ousado, pois esse RPG excêntrico era mecanicamente mais simples e mais ambicioso do que seus contemporâneos, consistindo em um sistema de batalha acessível e uma enorme lista de 150 adoráveis ​​personagens. Desde então, os principais games de Pokémon seguiram o padrão estabelecido pelas primeiras produções, desenvolvendo uma sensação de familiaridade com a iteração constante e leve. Pokémon Legends: Arceus quebra esse padrão iterativo, tentando estabelecer uma nova base enquanto empresta pedaços dos principais games de Pokémon para criar algo novo. O resultado às vezes é confuso e nem sempre funciona, mas suas qualidades distintas o diferenciam da série principal. Embora seja um spin-off, Pokémon Legends: Arceus não está emprestando as armadilhas de Pokémon a um conjunto totalmente diferente de mecânicas, como a série Mystery Dungeon ou Stadium. Em vez disso, este game reimagina a mecânica central de Pokémon, encontrar e capturar Pokémon e lutar com eles, dentro do novo contexto de explorar vastos espaços abertos em 3D.

Legends: Arceus se passa muito antes dos games modernos, em uma época em que os Pókémon não se integravam à vida cotidiana como animais de estimação e animais de carga. Há uma sensação de que o deserto aqui é perigoso e os aldeões tratam os Pokémon como feras temíveis e selvagens. A exceção a isso é o Survey Corps, um pequeno grupo de cientistas florescentes que trabalham sob as forças de segurança locais. Quando você cai no mundo, o Survey Corps quase imediatamente reconhece seu talento para seu estilo de pesquisa e o coloca para trabalhar. Uma fenda sempre presente no céu parece estar deixando os Pokémon furiosos, incluindo Pokémon sagrados maiores que a vida que recebem reverência e proteção especiais pelas tribos locais Diamond e Pearl.

Pokémon Legends: Arceus é uma releitura significativa do que faz um game Pokémon, com um nível emocionante de flexibilidade e que é apenas um pouco prejudicado por uma lenta rotina no início da experiência e história do game

Pokemon Legends Arceus Imagem 2 1024x576 - Pokémon Legends: Arceus

Como um estranho em uma terra estranha sem outras opções, você se junta ao Survey Corps na esperança de resolver o mistério da fenda. O trabalho diário do Survey Corps é construir o primeiro “Pokedex”, um caderno encadernado em papel que compila todo o conhecimento Pokémon acumulado. A Tropa ainda tem algum conhecimento básico de como capturar Pokémon, incluindo como construir uma Pokébola rudimentar com materiais encontrados. Completar seu “Pokedex” é sempre o objetivo dos jogos de Pokémon, mas geralmente é um objetivo secundário incidental coletar novos Pokémon para treiná-los para as batalhas.

Em um game de Pokémon principal, simplesmente pegar algum preencheria sua entrada no “Pokedex”, mas esse não é o caso aqui. Como você está construindo o primeiro “Pokedex”, e como a mecânica de captura furtiva se presta a descobertas mais rápidas, concluir uma entrada no “Pokedex” envolve concluir uma série de tarefas. Uma folha deste irá delinear tarefas, muitas vezes com vários níveis, como pegar um certo número de um Pokémon, derrotar um certo número, pegar um número sem ser notado, vê-lo usar um certo movimento, alimentá-los várias vezes. Depois de concluir várias dessas tarefas, você pode entregar suas descobertas e a entrada do “Pokedex” é considerada concluída. É um sistema notavelmente flexível que permite que você jogue Pokémon do seu jeito. Se você gosta de fazer batalhas de Pokémon, pode fazer quase todo o seu progresso apenas lutando contra monstros selvagens.. Se você preferir se concentrar em furtividade e quase não se envolver em batalhas, essa opção também está disponível.

Muitas vezes nos vemos verificando nossas tarefas da Pokedex e nos orientando para a conclusão ou folheando as páginas da Pokedex procurando as que eu precisava. Mas depois de um tempo, descobri que era muito mais agradável apenas vagar pelo mundo, pegando furtivamente e lutando como eu queria, e depois deixando as fichas caírem onde pudessem para a conclusão do Pokedex. Isso também leva a um senso de dinâmica de grupo muito diferente do que um típico game de Pokémon. Como você está pegando Pokémon pelo barril e o Pokémon em evolução não é necessariamente necessário para completar suas entradas no Pokedex, há menos incentivo para manter uma equipe principal de favoritos à mão e nivelá-los passivamente ao longo da história. Trocar constantemente o time em campo, fazendo check-in nos acampamentos base, substituindo qualquer Pokémon que tivesse sido superado por uma captura mais recente. Mas isso significa que alguns dos antigos favoritos, incluindo o meu inicial, estão guardados em câmaras frias há horas.

No Arceus, completar o Pokedex é o principal, reintroduzindo-o como um objetivo fundamental que conecta tudo o que você faz, incluindo como você progride no game.

Pokemon Legends Arceus Imagem 3 1024x576 - Pokémon Legends: Arceus

Infelizmente, o controle do progresso da campanha também está vinculado ao preenchimento dos resultados da pesquisa “Pokedex”. O “Survey Corps” concede classificações de estrelas que sobem de nível à medida que você ganha pontos de pesquisa por concluir tarefas e preencher entradas da Pokedex. Novos ambientes se abrem à medida que você progride na história, mas entre cada ponto importante da história, você precisa se classificar para o próximo nível de estrela. Isso significava que, nas primeiras classificações de estrelas, eu estava preso precisando passar por áreas que já havia explorado extensivamente, me esforçando para progredir o suficiente para prosseguir. Mais tarde no game, uma vez que ganhei acesso a uma seleção maior de ambientes, tive acesso a montarias que tornaram novas áreas alcançáveis, onde foi muito mais fácil progredir sem sentir que precisava voltar a uma área anterior com um bom -pente de dentes.

O sistema de batalha é possivelmente o aspecto mais reconhecível dos jogos Pokémon anteriores, com cada Pokémon em Legends: Arceus só sendo capaz de equipar um total de quatro movimentos de cada vez e todas as combinações elementares habituais de pedra-papel-tesoura intactas. Mas a necessidade de conhecer as nuances mais sutis para os confrontos de tipos não é enfatizada em Arceus, a ponto de os movimentos serem listados apenas como Efetivos, Super Efetivos, Não Muito Efetivos e Sem Efeitos desde o início. Os jogos Pokémon mais recentes incluíram esse recurso, e agradeço a ajuda como alguém que não tem espaço no cérebro para acompanhar todas as combinações de movimentos, mas anteriormente manteve essas dicas bloqueadas por ter concluído uma entrada no “Pokedex”. Em Pokemon Legends: Arceus, essa borda áspera é lixada para ser ainda mais suave, já que você os verá listados imediatamente, mesmo na primeira vez que encontrar um novo Pokémon.

Você também pode entrar em um encontro contra vários Pokémon, às vezes apenas por pura sorte, iniciando uma batalha no meio de uma multidão de criaturas selvagens. Esses momentos podem parecer angustiantes, já que você ainda pode ter apenas um monstro por vez. E às vezes você simplesmente encontrará Pokémon muito acima do seu nível, incluindo Pokémon “Alpha” de olhos vermelhos que são maiores e mais poderosos do que a média de suas espécies. Se você pode pegá-los, eles são essencialmente os predadores de seu tipo com o aumento de estatísticas necessário. Adicionar uma ruga pequena, mas às vezes vital, ao sistema de batalha é a opção de fazer qualquer um de seus ataques no estilo “Ágil” ou “Forte”.

Seus oponentes podem fazer seus ataques Agile ou Strong também, então corta nos dois sentidos, aumentando o número de variáveis ​​que você deve considerar no meio de uma luta e tornando-o muito mais gratificante quando sua estratégia compensa com uma vitória.

Pokemon Legends Arceus Imagem 4 1024x576 - Pokémon Legends: Arceus

Um ataque ágil sacrifica um pouco de força pela velocidade, o que às vezes permite que você ataque duas vezes antes que seu oponente possa responder. Por outro lado, um ataque Forte terá um impacto extra, mas pode atrasá-lo o suficiente para que seu oponente possa agir duas vezes. Uma linha do tempo de batalha opcional mostra quando os turnos ocorrerão, para que você possa ver como a troca entre movimentos ágeis e fortes afetará a ordem dos turnos. Isso adiciona uma camada extra de criatividade e estratégia, especialmente quando você começa a complementar ataques menos eficazes com o estilo “Forte” porque deseja infligir um efeito de status ou usar o estilo “Ágil” em um ataque “Super Efetivo” para acabar com seu oponente.

Uma série de batalhas contra chefes chamadas batalhas Frenzy também são uma mudança significativa da norma Pokémon. Esses conflitos em grande escala estão ligados à história, enquanto você trabalha com o zelador de cada Pokémon, o “Warden”, para aprender que tipos de alimentos eles gostam para que você possa fazer Bálsamos especiais. Você então entra em uma arena distinta onde você tem que evitar os ataques do Pokémon furioso e acertá-lo com Balms, apenas ocasionalmente enviando seu próprio Pokémon para atordoá-lo por tempo suficiente para que você possa disparar Balms nele. Saciar essas feras fazendo malabarismos com as prioridades de esquiva ativa, procurando oportunidades abertas para jogar e, em seguida, misturando batalhas tradicionais de Pokémon é o mais emocionante da série em anos. Os Guardiões e os líderes de seus clãs são personalidades de destaque em Legends: Arceus, apresentando um elenco totalmente novo de personagens, mas mantendo o foco relativamente pequeno.

Os games de Pokémon geralmente têm um elenco bastante amplo de amigos, professores, líderes de ginásio, membros da Elite Four e o Campeão, e raramente conhecemos algum deles particularmente bem. Em Legends: Arceus, há menos de uma dúzia de personagens principais, e passamos muito mais tempo com eles, conhecendo suas personalidades e como eles se chocam. Não há uma quantidade enorme de profundidade na história e nos personagens, mas ainda me apeguei a essas crianças fofas de anime. O mundo é apresentado de forma semelhante a Breath of the Wild, mas as zonas distintamente separadas de Legends: Arceus não combinam com a ampla abertura do último Zelda. Eles ainda são bastante grandes e capturam a mesma sensação de admiração, mas não é o mesmo nível de um feito técnico impressionante.

Pedaços da geometria do mundo aparecem e saem com certa regularidade, e corpos d’água e o céu mostram uma repetição de textura reveladora que é difícil não notar. É uma prova da qualidade do game que esses problemas prejudicaram apenas um pouco da diversão.

Por fim, algumas das novas ideias em Arceus têm arestas, e é lento para começar antes de você ter acesso a muitos ambientes e montagens. Este é um primeiro passo, e foi um grande ajuste, principalmente para os fãs da série. Uma vez que Pokemon Legends: Arceus encontra seu passo, porém, é o mais ousado e inventivo da série em anos, quebrando o núcleo sério e criando algo novo e emocionante. Divirtam-se!

__________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário