NEWS!

Pokémon Brilliant Diamond E Shining Pearl Mistura O Clássico Com O Contemporâneo

Pokémon Brilliant Diamond E Shining Pearl Mistura O Clássico Com O Contemporâneo

No contexto de uma série que recebe regularmente críticas por parecerem estereotipados, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são particularmente familiares. Como remakes dos títulos da quarta geração, Diamond e Pearl, são homenagens a uma era de Pokémon quando a série estava apenas começando a se estabelecer em um nicho confortável. Não só isso, mas estes são remakes extremamente fiéis, até ao estilo visual e mecânica de combate clássica. Isso faz com que a experiência pareça completamente caseira,.

Mesmo aqueles que não passaram as últimas décadas pegando “eles” repetidamente já sabem a essência agora. Você é um garoto corajoso que parte em uma grande aventura cross-country treinando monstros de bolso e, finalmente, se tornando o campeão mundial. É reconhecível da mesma forma que você basicamente já sabe que Mario terá que salvar a princesa, e tem um certo nível de apelo simplista.

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são confortavelmente nostálgicos, com ajustes modernos apenas o suficiente para suavizar todas as arestas.

Pokemon Brilliant Diamond E Shining Pearl Imagem 1 1024x576 - Pokémon Brilliant Diamond E Shining Pearl Mistura O Clássico Com O Contemporâneo

Essa mesma marca de simplicidade está presente nos fundamentos mecânicos. Diamond e Pearl vieram de uma era mais simples do Pokémon, antes que o 3D completo se tornasse a norma. Em vez disso, eles voltaram às raízes da série como um RPG baseado em sprites. Haveria uma delimitação clara entre um “ladrilho” de grama e um “ladrilho” de cidade e você passaria de um para outro como se estivesse em um tabuleiro de damas. Você pode ver algumas dessas raízes em ação nos remakes de Brilliant Diamond e Shining Pearl. Embora seu personagem tenha uma gama completa de movimentos no mundo e a geometria não seja terrivelmente bloqueada, existem alguns anacronismos óbvios, como os NPC’s sempre se movem em ângulos retos, por exemplo, ou como os ladrilhos são dimensionados para se encaixar perfeitamente em seu personagem . É apenas um pouco perturbador e, na maior parte, simplesmente encantador!

Igualmente encantador é o próprio estilo de arte, especialmente no mundo exterior. Enquanto o Sword and Shield mais recente adotou um estilo mais flexível e alongado que se parece com as várias séries animadas de Pokémon, Brilliant Diamond e Shining Pearl traduziram a arte de pixel agachado dos originais em um estilo “chibi” igualmente agachado e adorável. Seu personagem parece apropriadamente retrô enquanto simplesmente explora na grama alta ou caminha pela cidade, mas o estilo parece especialmente ótimo quando a câmera aumenta o zoom durante as sequências de diálogo. Nesses pontos, a arte realmente brilha porque você consegue ver os contornos e a vibração dos personagens. Eles se parecem quase com bonecos de vinil.

Da mesma forma, muitos dos próprios Pokémon homônimos se beneficiam desse novo estilo de arte, especialmente os designs que são mais elegantes e simples, como o agradavelmente rechonchudo Starly. Alguns dos designs mais complexos sofrem com isso, já que os pequenos floreios podem parecer estranhos. Isso é um problema quando você vai gastar uma quantidade significativa de tempo olhando para a bunda delineada em vermelho de um Monferno, mas por outro lado não é muito perturbador.

Seus próprios personagens e NPC’s também mudam de suas formas chibi agachadas para modelos mais parecidos com Espada e Escudo durante as batalhas, e aqueles parecem perfeitamente bem, mesmo que tenham menos personalidade.

Pokemon Brilliant Diamond E Shining Pearl Imagem 2 1024x576 - Pokémon Brilliant Diamond E Shining Pearl Mistura O Clássico Com O Contemporâneo

Além das distinções visuais, esses remakes trazem alguns ajustes de qualidade de vida de games posteriores que tornam mais fácil voltar a esta geração. Pegando emprestado uma parte de Sword and Shield por padrão e distribui experiência para todos os Pokémon atualmente em seu grupo, o que torna os níveis de grinding muito menos trabalhosos. Da mesma forma, adquirir “Hidden Moves” fornece acesso permanente a eles, independentemente de quem está no seu grupo, que automaticamente cuidará das tarefas de navegação como quebrar pedras ou navegar na água. E você pode acessar suas caixas de Pokémon de qualquer lugar, ao invés de precisar voltar para a cidade e fazer o check-in em um Centro Pokémon. Você pode ter um Pokémon de sua escolha o seguindo assim que você progredir, o que adiciona um bom senso de personalidade à sua amizade com os monstrinhos de bolso.

A outra adição importante é o “Grand Underground”, uma revisão da mecânica original do Underground que pega emprestados alguns elementos de games mais recentes. Você pode ver Pokémon vagando livremente, e alguns Pokémon só podem ser capturados explorando aqui, semelhante às Áreas Selvagens em Espada e Escudo. A mudança não parece enorme, mas preparada para adicionar longevidade ao game final, uma vez que os jogadores tenham lutado em todas as academias e vencido a Elite 4.

Apesar de toda a sua adesão à fórmula de Pokémon testada e comprovada, Diamond e Pearl e seus remakes são notáveis ​​por romper com o formato, embora apenas ligeiramente. Existem significativamente mais missões de história que acontecem entre as academias, especialmente a parte de trás, que prolonga a aventura e ajuda a interromper o ritmo. Alguns games de Pokémon podem parecer repetitivos quando você simplesmente corre de uma academia para outra, então essa é uma mudança bem-vinda.

Além disso, ao contrário da maioria dos games de Pokémon, você realmente encerrará a história principal girando em torno de um misterioso Pokémon lendário.

Embora a aventura principal seja quase sempre tranquila, há um aumento surpreendente de dificuldade quando você atinge o Elite Four e o Pokémon Champion, os desafios finais representando o fim da missão principal. Esta manopla de cinco batalhas pretende ser a mais desafiadora do jogo, mas aumenta a um nível tão alto do que qualquer outra coisa no game que pode ser um rude despertar. O resto do game também geralmente mantém o ritmo com seus níveis, especialmente com o advento do EXP Share, mas para este desafio final, onde você provavelmente precisará gastar uma quantidade significativa de tempo. Há uma razão para o campeão deste game, e especialmente o Pokémon final, ter a reputação de um dos mais difíceis da série!

Por fim, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl mantêm elementos clássicos suficientes para dar a sensação de uma viagem de nostalgia confortável, enquanto suavizam as arestas para que pareçam contemporâneos como outros games Não parece ser fácil para uma franquia histórica prestar homenagem ao seu legado enquanto também se moderniza dessa forma, mas Brilliant Diamond e Shining Pearl encontram o equilíbrio certo. É o Pokémon clássico que você lembra com um toque mais contemporâneo. Divirtam-se!

__________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário