NEWS!

Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Para os gamers que gostam de um ótimo RPG no estilo oriental, mas também curtem games que trazem mecânicas de ação rápidas e precisas, vai gostar bastante de Persona 5 Strikers, que além disso, insere momentos especiais que promovem uma apreciação mais profunda do que é Persona 5 e o que representa. Deste combate com RPG de ação selvagem, personagens que conhecemos e amamos podem mostrar o quanto cresceram e provar que ainda podem arrasar com estilo.

O novo game traz a sequência após os eventos de seu antecessor, e os “Ladrões Fantasmas” parece que possuem um pouco de tempo livre. Antes mesmo que os personagens possam fazer planos, são pegos em outra rodada de derrotar os males metafísicos do Metaverso e mudar corações. Desta vez, o fenômeno está acontecendo em todo o Japão e você encontrará padrões semelhantes estabelecidos em Persona 5, como lutas em masmorras surreais. Mas o contexto é diferente narrativamente e em termos de jogabilidade!

Persona 5 Strikers tropeça em alguns tropos desajeitados ao longo do caminho e às vezes tenta um pouco demais recapturar a magia do game anterior, mas traz um ótimo combate de ação!

Persona 5 Strikers imagem inicial 1 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Os Ladrões Fantasmas imersos em muita ação

Para começar, seus primeiros alvos estarão relacionados com manipular os desejos das pessoas para alimentar suas ambições de fama e fortuna, mas há um mistério maior sobre os comportamentos estranhos em massa. Neste contexto, você começa a desvendar que passados trágicos os levaram por um caminho escuro de exploração do Metaverso, onde a mensagem mais ampla não é desculpar o comportamento ou dizer que o trauma certamente corromperá suas vítimas , mas que nossas circunstâncias e as pessoas ao nosso redor (ou a ausência) possuem influência sobre como processamos a dor e, também, em quem somos.

Através de cada parte da história, o elenco principal de Persona 5 Strikers se relaciona com essas situações trágicas que já estiveram em posições semelhantes no game original. Isso tudo mostra o quanto nossos companheiros conhecidos como Ladrões Fantasmas amadureceram desde os eventos de Persona 5, onde foram capazes de vencer seus traumas e de transmitir sua sabedoria aos outros.

A história nem sempre atinge esses tópicos com nuances particulares, deixando algumas de suas mensagens parecendo um pouco superficiais ou confusas. O diálogo às vezes depende de uma exposição breve e clichês, ou conversas em círculos para aprofundar o ponto da trama principal. Muitos dos vilões também se resumem a serem apenas um avatar para um certo tipo de falha de personagem de uma forma muito abreviada também e que parece ser prática para a fluidez da gameplay.

Embora a história possa não ser muito impactante, os Ladrões Fantasmas não se esqueceram do que são!

Persona 5 Strikers imagem 1 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Embora não seja bastante explorado em profundidade, Persona 5 Strikers tem uma mensagem pungente sobre o papel da tecnologia em nossas vidas, principalmente com relação as vantagens, as armadilhas, o poder que proporciona a certas pessoas e como pode ser abusada. Como de costume em Persona, a história também apresenta uma conexão humana genuína como uma fonte de força e, no final da jornada, ambos os temas ficam mais claros. É uma experiência marcante e que deixa o jogador muito envolvido.

Os temas narrativos mencionados estendem-se aos arcos dos novos personagens Sophia e Zenkichi, grandes adições que se destacam e se encaixam bem ao lado dos Ladrões Fantasmas. Desta vez, Sophia é a inteligência artificial fofa, uma companheira de telefone que assume uma forma humana para lutar no Metaverso. Sua atitude alegre e compreensão gradual dos maneirismos humanos dão uma vibe calorosa!

Por outro lado, Zenkichi é um adulto pateta, mas como inspetor da segurança pública do Japão, é uma figura de autoridade em que todos desconfiam, principalmente quando tenta jogar bola com o grupo. No entanto, seu crescimento é a chave para alguns dos temas mais importantes, onde desafiar instituições imperfeitas permite que rompa barreiras mentais para superar suas falhas do passado, o que também o ajuda a reconstruir um relacionamento com sua filha. Acredito que a história se torna mais interessante com este personagem.

Persona 5 Strikers tem uma mensagem comovente sobre o papel da tecnologia em nossas vidas, como as vantagens, armadilhas e até o poder que proporciona a certas pessoas e como pode ser abusada.

Persona 5 Strikers imagem 4 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Em Persona 5 Strikers, o cenário muda em quase cada capítulo da história e, com um carro tipo trailer à mão e Makoto com carteira de motorista, esta se torna sua casa longe do contexto de lar. Embora este game siga um fluxo familiar para Persona 5, é muito mais leve nos elementos de simulação social e existe um tipo de calendário para contextualizar a linha do tempo da história, mas ausentes estão os prazos e as pressões do tempo pairando sobre sua cabeça. A mudança do cenário é um ponto muito interessante!

Para somar a isso, você tem o que é chamado de “Solicitações”, que são simples missões secundárias que permitem acessar novos equipamentos ou aumentar sua classificação. E esse tal sistema de Bonds, que sobe de nível após certos momentos entre personagens, desbloqueia vantagens poderosas para aumentar sua eficácia na batalha. Você pode sair e entrar nas masmorras do Metaverso em qualquer ponto de verificação durante a exploração para se recuperar sem penalidades. Isso serve para apertar o ritmo da narrativa e criar uma vibração menos estressante, além de dar mais dinâmica ao longo da história.

Das praias ensolaradas de Okinawa ao movimentado centro da cidade de Dotonbori, é emocionante compartilhar a experiência de viajar pelo Japão com esses personagens. Mesmo que não haja muito o que fazer nessas cidades além de comprar itens ou conversar com NPCs e seus companheiros, apreciar o novo cenário é agradável. Além disso. preparar refeições para itens de HP e chamar a atenção da tripulação. 

Depois de todas as batalhas e tragédias que os Ladrões Fantasmas superaram, é bom vê-los curtindo a vida, mesmo enquanto continuam lutando contra um mal que se aproxima.

Persona 5 Strikers imagem 2 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Depois de explorarmos as novidades, é bom destacar que nem sempre será fácil navegar nesse mundo. Às vezes, a forma do metaverso de um vilão é uma caricatura de sobrepeso, usando a obesidade como uma abreviatura para o mal que, mesmo no contexto, não faz sentido, já que essa história não tem nada a ver com gula ou qualquer coisa do tipo. Também não há uma, mas duas cenas de banho que tentam colocar o elenco feminino em situações desconfortáveis como uma piada sem sentido. Mas tirando estes detalhes, o novo game conseguiu agradar muitos de seu público.

Durante sua jornada, irá explorar masmorras como faria em Persona 5, esgueirando-se nas sombras para emboscadas ou confrontando-as para iniciar batalhas, mas agora você precisará pular direto para a ação em tempo real. Cada personagem possui suas próprias afinidades elementares, habilidades pessoais e propriedades únicas para seus combos de ataque. E você pode trocar para qualquer um dos quatro em seu grupo para assumir o controle direto e aproveitar ao máximo suas capacidades. Embora você possa parar o tempo puxando feitiços, os movimentos de combate são tão rápidos que você precisa atacar ou se esquivar consistentemente enquanto inventa maneiras de explorar as fraquezas dos seus inimigos.

De fato, é muita coisa para se processar nas primeiras horas do game, onde os tutoriais são extensos e as batalhas se tornam caóticas antes que qualquer pessoa normal tenha um entendimento firme das coisas. Mas as várias mecânicas começaram a fazer sentido depois de alguma prática, e quando começar a formar estratégias gerais de combate, provavelmente chegará a um ponto em que a ansiedade chama para lutar.

A maneira como Persona 5 Strikers incorpora a mecânica de RPG do Persona 5 e o estilo pródigo dos Ladrões Fantasmas é o ponto principal e a inovação agradável para a franquia.

Persona 5 Strikers imagem 6 1 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

É satisfatório atravessar multidões de sombras enquanto enfrenta o desafio de inimigos mais fortes que atacam com tudo e possuem uma tonelada de HP. Você não pode necessariamente escapar impune com spams de feitiços e é melhor aprender como usar os combos elementais para complementar o ataque. O Joker ainda possui uma lista de personas criadas que o ajudarão a ganhar oportunidades de ataque total, muito necessárias, eliminando os pontos fracos. E ao longo da história, você será incentivado a usar todos os membros com as várias afinidades que podem cobrir para o combate. Também é ótimo ver como todas as suas personalidades e charme transparecem na forma como funcionam em batalha. Além disso, você pode até mesmo controlar atributos durante a exploração da masmorra.

E tão gratificante quanto esmagar ondas de inimigos é destruir os chefes mais fortes, pois é um sistema de combate um tanto frenético. As coisas podem ficar complicadas quando há uma quantidade esmagadora de inimigos na tela, tornando difícil telegrafar ataques e isso pode se acumular em um momento para resultados devastadores e de pura ação. Mais adiante, há momentos em que o game pode ficar à sua maneira, especialmente quando é entregue por meio de sequências de combate essenciais, onde algumas batalhas baseadas na história se tornariam uma confusão de diálogos, pistas de áudio, efeitos sonoros e música.

Voltando a abordar às masmorras, é interessante saber que são projetadas bem o suficiente e, embora dependam de formatos básicos e não sejam tão imaginativas quanto no Persona 5, a versão final do novo game traz uma escala e estética que correspondem ao estilo bombástico daquele ponto da história. O que é um aborrecimento, entretanto, é que a exploração é frequentemente interrompida por diálogos supérfluos que explicam cada etapa do processo da masmorra.

E durante o combate, você constrói um medidor para executar ataques em horário de exibição, que é outro movimento bombástico que causa muitos danos.

Persona 5 Strikers imagem 8 - Persona 5 Strikers, Um RPG Que Prospera Em Combate Baseado Na Ação

Com relação a trilha sonora, antigas melodias favoritas como “Last Surprise” e “Rivers In The Desert” recebem rearranjos no estilo punk/metal com percussão que carregam uma nova atitude para combinar com a ação caótica. O calabouço de Osaka reorganiza uma música que você ouve durante o game e estabelece uma tensão elevada no que já é uma faixa intimidante de metal sinfônico. Cada cidade que você visita vem com canções de fundo novas e reconfortantes e acredito que alguma ficará um tempo na sua mente.

Muitas partes deste game são exageradas, mas quando as peças se encaixam mais para o final, tudo começa a fazer mais sentido. Persona 5 Strikers possui um “elenco” profundo de personagens e a maneira como reúne toda a equipe para esses momentos finais faz os Ladrões Fantasmas se sentirem essenciais. Todos se empenham para salvar o mundo novamente, assim como no game anterior, mas com mais agitação.

Por fim, e apesar de todas as suas deficiências, Persona 5 Strikers mostra como os personagens queridos amadureceram desde a última vez que os vimos. Uma vez que você tenha entendido tudo isso, o combate de RPG de ação é uma emoção desafiadora, e ninguém pode fazer floreios da mesma maneira que esses personagens, principalmente nos nos momentos mais intensos. Jogue se puder e divirta-se!

A trilha sonora de Strikers mostra a amplitude dos compositores da Atlus e Koei Tecmo, e também sua capacidade de fazer música que agita o espectro de emoções, e se torna inseparável de toda a experiência.

Persona 5 Strickers está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e Microsoft Windows.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário