NEWS!

O Sucesso Inesperado de Wolcen: Lords of Mayhem

O Sucesso Inesperado de Wolcen: Lords of Mayhem

Saudações, meus caros nerds de plantão. Tudo bom convosco? Em novembro do ano passado postei uma matéria que abordava o anúncio do jogo Diablo 4 e trazia algumas informações sobre outros action RPG’s previstos para o ano de 2020 e que fariam concorrência com o queridinho da Blizzard. Lembro-me que, como se fosse hoje, de todos os games que cheguei a comentar, elegi Wolcen: Lords of Mayhem como o mais promissor entre eles.

E não deu outra! No dia 13 de fevereiro de 2020, o jogo saiu de sua versão teste e foi oficialmente lançado, sendo vendido na Steam por R$75,49. Todavia, a pequenina Wolcen Studio (desenvolvedora e publicadora do game) não estava preparada para o sucesso imediato que seu produto viria a ter.

Figura 1 710x1024 - O Sucesso Inesperado de Wolcen: Lords of Mayhem

Algumas horas após estar disponível para a venda, Wolcen já configurava entre os 15 jogos mais jogados da Steam. Em boa parte do segundo dia após o lançamento, os servidores registraram picos de quase 100 mil contas logadas e jogando ao mesmo tempo. Por essa razão, desconexões e outros tipos de bugs aconteciam com frequência, o que acabou por diminuir os índices de avaliação positiva do game, freando, um pouco, as vendas e a vinda de novos players.

Mesmo assim, o jogo não deixava de ser bom! Tudo o que havia sido prometido e demonstrado nas versões alpha e beta se confirmaram: gráficos lindíssimos, graças à potente CryEngine 4, que conferem a Wolcen o título de detentor da melhor e mais bonita qualidade gráfica entre os action MMO RPG’s; boa jogabilidade; possibilidade de jogar offline; construção intuitiva de builds; um endgame promissor em questão de expansão de conteúdo.

Figura 2 1024x576 - O Sucesso Inesperado de Wolcen: Lords of Mayhem
Árvore de skills passivas de Wolcen. É possível girar cada um dos três anéis para fazer ligações entre as habilidades.

A desenvolvedora, ainda composta por poucos membros, se matou para corrigir os principais problemas do jogo e, na minha opinião, fez um ótimo trabalho. A atual versão do patch de Wolcen é a 1.0.13.0, que corrigiu a maior parte dos problemas gráficos e deu maior estabilidade na conexão, praticamente. Durante todo o modo campanha, não tive um problema sequer. Já no endgame

As desconexões ainda são o pior problema do jogo e, no endgame, isso acaba sendo bem frustrante. Evidentemente, não acontecem com a mesma frequência que tinham no lançamento, porém, mesmo sendo bastante esporádicas, atrapalham seu progresso. Explico: de modo resumido e sem muitos spoilers, no final de Wolcen você se torna o gestor de uma cidade e precisa completar as expedições (similar as fendas maiores de Diablo 3) para conseguir pontos a fim de comprar produtos e serviços para trazer progresso a ela.

As expedições são por níveis de dificuldade que aumentam de três em três, conforme mostra a imagem inferior esquerda da foto abaixo. Para que uma nova expedição seja habilitada, você precisa completar a de maior grau disponível por três vezes seguidas. Por exemplo: observem que, na foto, a expedição de maior dificuldade é a de nível 115. Para habilitar a 118, eu devo começar uma expedição 115 e concluí-la. Assim que se mata o boss, são abertos 2 portais, sendo que um que leva o personagem de volta para a cidade e dá a bonificação pela conclusão da expedição, mas não habilita outro nível; e o outro, leva o personagem para outro mapa, onde ele fará outra expedição de nível 115, avisando que se ele morrer, perderá toda a bonificação já ganha.

Figura 3 1024x574 - O Sucesso Inesperado de Wolcen: Lords of Mayhem

Aí é contigo, valente nerd! Caso continue e conclua a expedição novamente, os dois portais abrem outra vez e te dão as mesmas opções. Compreenderam? Completando pela terceira vez, só abrirá o portal que leva até cidade, onde o jogador pegará uma bonificação muito maior, além de habilitar, agora, a expedição de nível 118.

E quer saber onde está o problema nisso tudo? Tomar uma desconexão é a mesma coisa que morrer e jogar fora todo o progresso que havia conquistado! Tenho 78 horas de jogo em Wolcen e já perdi a conta de quantas vezes cai durante uma expedição, sendo que, em várias dessas quedas, eu estava próximo de completar uma expedição pela terceira vez e habilitar outra de nível superior.

Possivelmente, isso é uma dificuldade estrutural, onde será necessário a alocação e disponibilização do game por mais servidores espalhados ao redor do mundo para que ele tenha uma melhor estabilidade. Acredito que a Wolcen Studios não estava preparada para o sucesso tão massivo e imediato que seu produto teria e, por hora, não tenha à disposição recursos (pessoal e financeiro) para sanar todos os problemas. Ainda assim, Wolcen: Lord of Mayhem é bastante jogável. Continuemos na torcida para que sua desenvolvedora foque na resolução do que ainda não está bom e na criação de novos conteúdos para o game, especialmente em relação ao seu endgame. Caso assim o faça, Wolcen será uma pedra considerável nos calcanhares dos iminentes Diablo 4 e Path of Exile 2. Isso se não acabar vencendo a concorrência!

Abaixo, deixo três vídeos, onde exibo a build do meu personagem e mostro sua jogabilidade ao passar pelos três nível da expedição de nível 109. Abraços e até breve!

 _____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.

Postar um comentário