NEWS!

O Aguardado Cataclisma em Anthem

O Aguardado Cataclisma em Anthem

No dia 06 de Agosto, um pouco mais de 5 meses após seu lançamento, Anthem recebeu sua primeira grande expansão gratuita. Anteriormente, esse originalíssimo e overhated game da BioWare havia recebido apenas pequenas adições de conteúdo, tais como missões lendárias e uma nova fortaleza, além de patchs de correções, infelizmente tão comuns nos primeiros meses de lançamento de jogos multiplayer.

A percepção da iminência do evento do Cataclisma ocorria semanas antes, quando já era possível identificar modificações climáticas, perturbações estranhas no céu e a presença de novos tipos de inimigos nos eventos de coleta de cristais no modo livre. Nós também sabíamos que testes estavam sendo realizados como um grupo fechado de jogadores no PC.

O evento do Cataclisma

A palavra cataclisma tem origem grega e faz referência à uma grande catástrofe climática. Por meio de novos capítulos da história de Bastion, os freelancers são imbuídos da missão de evitar que o cataclisma se consume. Somos, então, direcionados à uma nova e grande arena, onde a atmosfera tempestuosa de voo é hostil e desestabiliza as javelins.

Figura 1 - O Aguardado Cataclisma em Anthem

A nova arena em Anthem

Em meio ao caos e com o tempo cronometrado, o objetivo dos jogadores é maximizar a pontuação por meio da resolução do maior número possível de puzzles espalhados e escondidos pelo mapa. Tudo deve ser feito de forma muito ágil para que ao final, sobre tempo suficiente para enfrentar Vera Brom, a grande culpada por todos os transtornos. A competitividade foi estimulada por meio da introdução de um rankeamento de jogadores.

Figura 2 - O Aguardado Cataclisma em Anthem

Vera, o novo boss na arena do Cataclisma

Ao final da partida, a pontuação é convertida em moedas temporárias (cristais secundários e principais), que poderão ser utilizadas na loja temporária, que contém novos itens introduzidos com a expansão. Ao longo das semanas, novos puzzles serão ativados na grande arena, os itens na loja serão renovados e o drop de novos itens mais potentes ficarão disponíveis.

O evento, como um todo, tem duração de 8 semanas, das quais 2 foram pré-evento, ou seja, antes do dia 06 de agosto. No momento que escrevo, adentramos a quarta semana, portanto, temos à frente mais um mês de novidades em Anthem!

O Cataclisma e reforço da cooperação

Particularmente, além dos novos efeitos visuais do ambiente e dos novos dispositivos e cosméticos, o que mais gostei nessa expansão foi o incentivo para que os jogadores voltassem a se comunicar.  A resolução dos puzzles e a eficiência exige a sincronia entre os membros da equipe, portanto, o sentido cooperativo do jogo foi reforçado. O bom trabalho em equipe exige a comunicação pelo chat para que haja uma escalada da pontuação na partida. O estímulo a cooperação e comunicação também é evidenciado pela disponibilidade da versão beta do app de Guilda, do Anthem.

Figura 3 - O Aguardado Cataclisma em Anthem

Alguém que entre na nova arena sozinho em uma partida aleatória, ficará bastante confuso. Mesmo depois de jogar algumas vezes e entender o “roteiro” básico dos puzzles principais e mais evidentes, uma equipe jogando sem se comunicar, certamente terá uma pontuação menor.

O Cataclisma e os servidores cheios novamente

Sabemos os problemas que Anthem enfrentou em seu lançamento, sobretudo, os problemas de servidores insuficientes para o hype que o jogo gerou. Esses problemas frustraram muitos jogadores e provocaram um processo patológico de haterismo na internet. O exagero sensacionalista dos problemas do game, levados a efeito pela mídia de baixa categoria, produziram um desengajamento no jogo, muito embora Anthem tenha conseguido consolidar uma boa comunidade de jogadores mais resistentes ao efeito manada.

Nós que não paramos de jogar nesses quase 6 meses, sabemos que os servidores em Anthem nunca chegaram perto de estarem vazios, e também sabemos que a maior parte de problemas do jogo foram sendo resolvidos logo nos dois primeiros meses.

Entretanto, a mídia de baixa categoria criou a percepção ilusória para os não jogadores, de que o jogo teria “morrido”. Seja como for, o evento do Cataclisma conseguiu produzir bastante interesse e muitos jogadores que estavam engajados em outros jogos, voltaram para conferir as novidades.

Infelizmente, com a expansão e com mais gente nos servidores, problemas que praticamente tinham sumido, tais como loads demorados e quedas do servidor, voltaram a acontecer. Fica aqui nossa manifestação de pesar sobre essa questão. Fora esses problemas, Anthem, antes e agora, continua sendo uma das experiências mais originais e divertidas de 2019!

Leia também nossos textos anteriores sobre Anthem:

_______________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para conhecer o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Fábio Pires Gavião

É Autor/Colaborador do UniversoNERD.Net. Professor de História e gamer na plataforma Xbox One nas horas vagas. GT: Gavian Gamer.

Postar um comentário