NEWS!

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

O game Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é a sequência direta do Spider-Man da Marvel, de 2018. O novo game, também desenvolvido pela Insomniac Games e distribuído com o selo  Sony Interactive Entertainment, começa até mesmo com a opção de assistir a uma breve recapitulação do primeira jogo e de seu DLC para atualizá-lo sobre as origens de Miles, reforçando a noção de que isso é uma extensão do que veio antes.

Nesta nova aventura do universo de Marvel’s Spider-Man, o adolescente Miles Morales está se adaptando à sua nova casa enquanto segue os passos de seu mentor, Peter Parker, para se tornar um novo Spider-Man. Mas uma violenta disputa de forças ameaça destruir seu novo lar e faz o aspirante a herói perceber que com grandes poderes também vêm grandes responsabilidades. Para salvar a Nova York da Marvel, Miles precisa reconhecer e assumir o título de Spider-Man.

E assim chegamos ao último artigo de 2020… Espero que gostem!

Spider Man Miles Morales imagem inicial - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

Sobre Spider-Man: Miles Morales

Como seu antecessor, Spider-Man: Miles Morales coloca o jogador direto na ação. Após uma breve introdução, Miles Morales se veste e se junta a Peter Parker na escolta de um comboio que transporta o vilão Rhino, que está sendo levado de volta para a prisão após sua fuga no game anterior. As coisas não saem de acordo com o planejado, mas Miles consegue dar um grande passo durante a missão, provando a seu mentor que ele é capaz de zelar por Nova York por conta própria enquanto Peter sai de férias com Mary Jane.

É uma ótima abertura, com um ritmo frenético, pois o novo game leva você direto para a mecânica de combate e travessia nas ruas de Nova York, fazendo com que você lute imediatamente contra alguns condenados fugitivos antes de colocá-lo nas costas de um “rinoceronte” furioso. De início, você precisa conduzir o bruto desajeitado em torno de obstáculos e pedestres em um shopping center lotado, e então você é lançado ao mundo aberto para perseguir o vilão através das curvas das ruas da cidade.

Com moderação, acho que essa é uma ótima maneira de transmitir ao jogador o quão estressante é a nova responsabilidade de Miles. A medida que avançar, Miles adquire uma série de dispositivos e habilidades em um ritmo bastante constante também. Às vezes, pode parecer que o novo game está quase correndo em direção à sua conclusão, desesperado para cumprir a promessa de que Miles termina a jornada como um Homem-Aranha experiente, sem realmente desacelerar para mostrar a você como ele consegue ganhar o respeito e a apreciação de uma cidade que já conhece e ama o chamado e conhecido amigo da vizinhança.

Miles controla como Peter no primeiro game, então lançar a teia será sem esforço e o combate semelhante!

Spider Man Miles Morales imagem 2 - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

O enredo principal de Miles Morales mostra um personagem tentando angariar o favor de Nova York atendendo a pedidos deixados por nova-iorquinos aleatórios em um aplicativo de smartphone e parar o conflito crescente entre Roxxon Energy Corporation e uma gangue chamada Underground. A Roxxon está comprando pedaços do Harlem para abrir espaço para reatores que funcionarão com uma fonte de energia totalmente nova. Enquanto isso, os Underground querem fazer um nome para si próprios e, graças ao avançado arsenal de armas que agora possuem, graças ao seu novo chefe, o Tinkerer, a gangue está decidida a destruir a Roxxon.

A história reflete um super-herói padrão com traições e ramificações que são familiares ao gênero, mas ainda assim empolgantes de assistir se desenrolar. De qualquer forma, são os personagens que conseguem impedir que Miles Morales pareça estereotipado. É difícil exagerar o quão bons vilões eles são sem estragar os melhores momentos da campanha de uma vez. . O jogo humaniza um membro clássico, mas um tanto insosso, da galeria dos vilões e dá a uma razão convincente do porquê eles se voltaram para uma vida de crime, reinventando o personagem em uma figura mais trágica. De fato, as ações do Tinkerer podem ser interpretadas como quase heróicas (em uma espécie de anti-herói), permitindo que o personagem exista como um contraste escuro para o Homem-Aranha de Miles. E no centro dessa comparação entre Miles e o Tinkerer estão as experiências de vida compartilhadas dos dois.

Antes das interações regulares de Miles com o Tinkerer, sua evolução como herói é vista principalmente por meio de seus amigos mais próximos e confidentes, pois Miles está cercado por pessoas boas, então uma pequena, mas significativa parte do game representam suas reflexões sobre de quem ele deveria se inspirar. Seus amigos são as duas faces da moeda, desempenhando o papel de anjos e demônios nos debates que definirão Miles. Ganke, por exemplo, sabe que Miles é o novo Spider-Man e entende o que Miles deseja obter do papel, mas não consegue realmente ter empatia com a herança negra ou porto-riquenha de Miles. Outros amigos e aliados, no entanto, se relacionam mais intimamente com as lutas e identidades culturais de Miles, mas não entendem a extensão de sua identidade secreta. Miles fala regularmente com os principais membros do elenco de apoio durante a primeira metade da campanha, e você começa a vê-lo chegando a um entendimento de que tipo de herói ele quer ser por meio dessas conversas.

É incrível, e então quando ele veste seu tradicional traje mais escuro e emerge como um Homem-Aranha novo pela primeira vez, semelhante, mas diferente do Homem-Aranha de Peter Parker.

Spider Man Miles Morales imagem 3 - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

Miles é filho de pai negro e mãe porto-riquenha, uma interessante mistura de culturas e línguas. Seu prédio é adornado com a bandeira de Porto Rico, sua família tem uma coleção antiga de discos de vinil de jazz e ele transita perfeitamente entre o inglês padrão, o inglês vernáculo afro-americano, o espanhol e a linguagem de sinais americana. A maneira como ele salta de telhados e vira para trás para encarar a câmera antes de cair de cabeça é repleta de exageros de um adolescente que gosta de ser “livre”.

Quando Miles começa a balançar, a trilha sonora fica mais alta, mas há uma boa corrente de hip-hop sintético em tudo isso. A música não é tão bombástica quanto a ouvida no Spider-Man de 2018. Em vez disso, estala com uma percussão suave e reverbera em seus ouvidos com um crescente constante que para pouco antes de ultrapassar os sons da cidade. Ele permite que Miles permaneça informado sobre Nova York, mesmo enquanto voa pelo ar em velocidades vertiginosas ao som de batidas de bombas.

Se Ganke não está ligando para direcionar Miles para seu próximo objetivo, então é a mãe de Miles checando ou seu tio oferecendo algum conselho ou J. Jonah Jameson discursando sobre a nova ameaça da teia ou outra pessoa. O game está constantemente cortando a música para fornecer um novo waypoint para você seguir ou uma conversa para ouvir. E, felizmente, você pode desligar algumas dessas vozes, mas muitas estão ligadas à história – então, você quase sempre terá alguém “latindo” em seu ouvido. Estou gostando muito da travessia, pois posso apreciar a batida rítmica da música enquanto fico maravilhado com os belos murais, parques movimentados e outros aspectos da cultura de Nova York.

Infelizmente, o novo game não consegue fazer o suficiente para você realmente mergulhar na música.

Spider Man Miles Morales imagem 4 - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

Além disso, fora do Harlem, a Nova York de Miles Morales é praticamente a mesma do game anterior, onde a cidade agora está apenas coberta de neve e decorações festivas. Estou jogando no PS5 e o game está muito bonito, mas a diferença não é drástica o suficiente para mudar fundamentalmente a experiência de quem joga no PS4 Pro. Mas, de fato, o game é mais nítido, reflexos de personagens nas janelas são muito mais claros e os tempos de carregamento são mais rápidos. Os recursos técnicos fornecidos pelo controle DualSense do PS5 também não adicionam nada de essencial à jogabilidade, mas há resistência de gatilho para representar o esforço que Miles precisa fazer para atirar em teias quando planando no ar, e vibrações mais sutis no controlador para sempre que o smartphone vibra ou um trem se move ao longo de seu percurso.

Independentemente de onde você esteja jogando, os edifícios de Miles Morales são muito mais impressionantes enquanto em movimento, sendo que toda a cidade está belíssima. Fazer uma pausa no uso na luta contra o crime ou no uso do App para andar nas ruas da cidade, revela NPCs incríveis, mas um tanto monótonos e sem nenhuma maneira significativa de Miles interagir com seu povo. Dado que uma das maiores motivações de Miles no game é se conectar com as pessoas de sua cidade, é decepcionante que não haja uma maneira de como fazer isso e, a única escolha que você tem ao tentar ajudar as pessoas de Nova York, é exatamente superando o problema que estão enfrentando.

No entanto, existem missões secundárias que não são sobre Miles lutando contra o crime e são encontradas nas novas atividades do lado da solicitação do aplicativo. Entre os capítulos, Miles normalmente pensa em voz alta que deve reservar um momento para responder aos pedidos de ajuda em seu App. E é nessas pequenas histórias que você vê Miles interagindo com sua comunidade, embora com personagens superficiais e esquecíveis, exceto por um homem que precisa de você para resgatar seu gatinho e uma garota que é surda e pode ter uma queda por Miles. E, honestamente, acho que diz muito que só consigo me lembrar do nome do gato, e isso só porque é também “Spider-Man”, que é muito memorável. Mas você tem que continuar selecionando essas missões de propósito, caso contrário, Ganke liga depois de você completar uma para que saiba onde ir em seguida para a campanha principal.

Você pode interromper o fluxo geral da campanha principal para fazer atividades paralelas ou acompanhar o ritmo da história principal, o que em grande parte significa avançar de capítulo em capítulo.

Spider Man Miles Morales imagem 5 scaled - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

Em termos de jogabilidade, Miles Morales é construído sobre a base já sólida do Spider-Man de 2018, contando com um sistema de tempo simples, mas ainda atraente para travessia e combate. Balançar a teia no ar e se lançar de telhados é fácil de pegar, e as seções de combate e furtividade não são muito mais difíceis. No entanto, apesar de quão acessível o game é, Miles Morales ainda o empurra para melhorar, recompensando-o por obter um tempo mais avançado no ritmo das habilidades de combate e balanço da teia de Miles. Mas você precisa usar essas habilidades difíceis para vencer todo o game? Não. Mas diminuir o tempo e melhorar as habilidades produz um ritmo semelhante a um fluxo tanto para travessia quanto para combate, permitindo que eles se moldem de maneira ainda mais satisfatória ao longo da campanha.

Embora Miles Morales controle exatamente como Peter fez no game anterior, ele tem alguns superpoderes únicos, como ataques venom e camuflagem. Os ataques venom oferecem a ele ataques de área de efeito, atordoando e causando dano a grupos de inimigos. Enquanto isso, sua camuflagem permite que ele reinicie facilmente um encontro furtivo ou execute quedas silenciosas que Peter não poderia fazer. Mas mesmo sem essas habilidades, Miles é tão poderoso quanto seu mentor.

Os poderes únicos de Miles Morales são seus, mas se encaixam no conjunto de movimentos já estabelecido de Peter Parker. Portanto, apesar de ser um novo Homem-Aranha, Miles não joga como Peter, o que parece uma oportunidade perdida de usar a jogabilidade para reforçar que Miles traz seu próprio toque criativo às habilidades de seu mentor. Há momentos em que usar os poderes únicos de Miles seria benéfico, mas eles são raros, relegando os ataques especiais e camuflagem para situações específicas.

E como Miles é mais do que competente sem tais vantagens, a introdução de novos tipos de inimigos que podem desabilitar temporariamente seus ataques ou vê-lo quando ele está invisível não o força a ser criativo e enfrentar os desafios de novas maneiras.

Spider Man Miles Morales imagem 6 - Marvel's Spider-Man: Miles Morales É Aventura Para Muita Diversão

E assim, a dificuldade de Miles Morales permanece razoavelmente plana ao longo da campanha, apenas aumentando para batalhas de chefes, das quais gosto porque força você a alternar constantemente entre os ataques normais de Miles e os especiais para derrotar o chefe. Mas você não pode apenas fazer spam nas habilidades de Miles porque ataques especiais, dispositivos e camuflagem são necessários para controlar a multidão de inimigos normais que também estão presentes. É uma batalha tão legal de atrito e gerenciamento de multidões, que o encoraja a abraçar os poderes de Miles Morales e lutar de uma forma totalmente diferente da maior parte da campanha. A luta toda é muito representativa de como o novo Spider-Man poderia ter se beneficiado de mais encontros de combate que incorporassem os poderes únicos e destacassem como seu estilo de luta é diferente do de Peter Parker.

Como descrevi no começo do artigo, Miles Morales parece muito com um capítulo que faltava no Spider-Man de 2018. A jogabilidade é muito semelhante e o ambiente é basicamente o mesmo. É nos personagens, especialmente Ganke e o Tinkerer, e na história que o novo game conta que Spider-Man: Miles Morales consegue se libertar do que já foi feito para entregar algo que você desejará ver até o fim.

Por fim, o game perde pouco tempo te levando para a história de Miles Morales e raramente pisa no freio, embalando a primeira saída solo do jovem rastreador de parede com mais superpoderes e conversas de rádio do que o game realmente precisa. E ainda, apesar de seu ritmo frenético, é um game de ação de mundo aberto atraente que ajuda a destacar porque Miles Morales é tão especial: em sua cultura. São as diferenças únicas de Miles e as tentativas sérias de descobrir como proteger sua comunidade que o tornam um herói tão maravilhoso, não a máscara que ele usa e os superpoderes que possui.

É uma aventura com muita diversão!

O game Spider-Man: Miles Morales está disponível para PS4 e PS5.

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário