NEWS!

Grounded: Uma “Semente” Com Grande Potencial

Grounded: Uma “Semente” Com Grande Potencial

Grounded é um game de sobrevivência, desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela Xbox Game Studios. O game foi lançado em 28 de julho de 2020 como uma experiência em acesso antecipado, onde o personagem controlado pelo jogador foi reduzido ao tamanho de uma formiga e deve lutar para sobreviver, em um quintal repleto de perigos. Não parece ser uma experiência curiosa e divertida?

Gostaria de começar este texto com uma reflexão: pense em seus games de sobrevivência favoritos, em como eles foram lançados, em sua exibição pública inicial (as primeiras gameplays). Bem… O meu é DayZ e posso dizer com segurança que melhorou cada vez mais com o tempo. Se seus favoritos forem como os meus, certamente notará uma tendência: nenhum deles era muito bom quando foi lançado para o público em geral.

Pois é partindo desta mesma linha de raciocínio e após as experiências adquiridas que acredito em algo semelhante para Grounded, pois está atualmente em sua parte classificada como inicial para a fase de acesso antecipado e, mesmo agradando, está devendo em muitos aspectos.

Acredito muito que Grounded tem o que parece ser o potencial de se transformar em algo muito maior e consequentemente melhor. Mas só o tempo irá confirmar se teremos avanços e suporte.

Grounded Game Preview Imagem Inicial - Grounded: Uma "Semente" Com Grande Potencial

Minha opinião inicial sobre Grounded

Neste trabalho da Obsidian, um game de sobrevivência cooperativo Grounded, coloca você na pele de um dos quatro exploradores adolescentes e o desafia a viver em um quintal suburbano. Nesta experiência, você tem um milésimo do seu tamanho normal, imaginando como se fosse como “Querida, Encolhi as Crianças” ou “Terra de Gigantes”. Em meio a todo este cenário, certamente participar de tal situação será muito legal .

É claro que você acorda sem se lembrar de como caiu nessa situação e seus objetivos são duplos: descobrir como voltar ao tamanho normal e, mais urgentemente, sobreviver. E nenhum dos objetivos é tão simples!

Neste cenário curioso e interessante, você pode realmente encerrar o conteúdo da história de Grounded em algumas poucas horas. Depois de saber o que está fazendo e para onde ir, quase nada o impedirá de concluir as etapas necessárias para “terminar” o jogo. Mas claro que distrações irão “surgir” para que você deseja jogar um pouco mais ou até mesmo por um grande período de tempo. Então, sobreviva!

Mesmo terminando, você será capaz de completar missões alternativas e poderá continuar a explorar e construir no mundo do quintal, mas não alcançará nenhum novo objetivo da história.

Grounded Imagem 2 - Grounded: Uma "Semente" Com Grande Potencial

Mas é claro que a história está longe de terminar em sua forma atual. Você não será “grande” novamente depois de terminar o que está disponível; o resto ainda não foi implementado. Isso não é surpreendente, pois temos outros games de sobrevivência centrados na história, como Subnautica e The Forest, que seguem premissas semelhantes, pois depois de um curto período, então, você fica com apenas um objetivo: sobreviver.

Os games de sobrevivência são sobre gerenciamento de prioridades. As boas são uma série de listas de verificação, tarefas vitais para você marcar cada dia da história para continuar a lista novamente amanhã ou quando puder. Esse é o ponto que nos dá vontade de sempre retornar e seguir sobrevivendo.

Grounded começa enganosamente fácil e você precisa de comida e água ou morrerá. O primeiro dia envolve descobrir o que é comestível e o que não é. Você pode comer cogumelos e encontrar com segurança o orvalho da água pendurado nas folhas da grama para também consumir.

Infelizmente, como você tem o tamanho de uma formiga, descobre que até os ácaros vão tentar comê-lo.

Grounded Imagem 3 - Grounded: Uma "Semente" Com Grande Potencial

De repente, suas prioridades mudam. Agora você precisa de comida, água e algo para se defender. É claro que Grounded possui um bom sistema, que detalha de forma útil as “receitas”. Infelizmente, ao pegar ramos e fibras de plantas que você precisa para fazer uma lança, pode ficar preso em uma teia de aranha. E, novamente, suas prioridades mudam. De fato, Grounded tem “ganchos” de jogo de sobrevivência convincentes e cabe a cada um de nós aprender a lidar e a uperar os perigos que envolvem tal experiência.

Embora a progressão esteja superficialmente ligada ao mecanismo de “varredura”, em que você coloca objetos em um computador para aprender novas receitas, o crescimento real vem de sua própria internalização. Quanto melhor você entender o mundo, melhor poderá gerenciar seus desejos e necessidades. E esse conhecimento leva à capacidade de alterar suas estratégias de gestão para fazer a diferença.

Mesmo em sua forma “larval”, Grounded fornece uma série de métodos para negar as pressões que envolvem questões de sobrevivência. Você pode construir cantis para transportar água e tanques para armazená-la. pode cozinhar, construir paredes e criar armaduras, armas e muito mais.

Mas a emoção de jogar um ótimo game de sobrevivência vem da maneira como o gerenciamento de prioridades leva a histórias inesperadas. Está preparado(a)?

Grounded Imagem 4 - Grounded: Uma "Semente" Com Grande Potencial

E saber dessas coisas permite que você ajuste ainda mais sua lista de tarefas para aumentar a eficiência. Mesmo quando você é heroi em miniatura, a narrativa acaba mudando continuamente porque há sempre algo que você não consegue explicar ao virar da esquina. Embora o layout do mapa seja corrigido em cada corrida, muitos dos recursos e da localização do inimigo não são. Tome muito cuidado!

Em um ponto de uma corrida bem-sucedida, duas aranhas saltadoras nojentas, grandes em comparação com o personagem do jogador, estarão deixando suas casas para destruir a base do seu grupo. E não precisa fazer nada para provocar o ataque. Muito cuidado ao tentar derrotar duas aranhas de uma vez. Quem sabe serão salvos da morte certa se joaninhas aparecerem e começarem a atacar as aranhas.

O que torna os jogos de sobrevivência especiais é que ninguém mais terá exatamente a mesma história. E Grounded une esse elemento emergente de uma forma natural e consequente. Essas são ocorrências comuns, mas as circunstâncias que as cercam as tornam afetuosamente pessoais.

Mesmo quando você sabe exatamente o que está fazendo, há um ar de inevitabilidade no conhecimento de que as coisas estão sempre a poucos minutos de dar terrivelmente errado.

Grounded Imagem 5 - Grounded: Uma "Semente" Com Grande Potencial

O ciclo de sobrevivência ao longo da história presente no game, como está agora, ainda é muito curto, e nada complicado de gerenciar e controlar de maneira efetiva. E além de fazer missões, ainda há poucos motivos para estender seu alcance. Na verdade, em sua forma atual, construir bases gigantescas em modo que não seja um do tipo criativo, por exemplo, irá exigir de você um grande esforço e demasiado trabalho.

As fitas de áudio que você encontra (fitas de áudio são um dispositivo narrativo antigo) sugerem que a vida selvagem de repente está se tornando hostil. A partir daí podemos descobrir por que os insetos são tão agressivos. Até que isso possa ser resolvido, é melhor construir sua base em uma estrutura permanente, como uma lata de refrigerante e, mesmo assim, você está apenas afastando os maiores vilões.

Embora Grounded tenha planos de expansão, há claramente um cenário “em construção” em algumas áreas do mapa, pois o mundo parece, no geral, um pouco pequeno no acesso antecipado. Além disso, o mapa não parece ser maior ou mesmo vasto. Você se move ao redor dele rapidamente, pula alto e sofre poucos danos de queda e pode até conseguir um dente-de-leão para permitir que você deslize com mais agilidade.

O game tem uma vibração de aventura de desenho animado, então o movimento no estilo arcade faz sentido, mas a velocidade parece encolher o mapa quando consegue explorar completamente.

Curiosamente, não há bússola no game, o que torna difícil encontrar o caminho no início. Não é tão simples se virar nas florestas de talos de grama do quintal porque pode ser difícil localizar qualquer ponto de referência. E até você se orientar (e adicionar alguns marcadores de trilha), a única coisa que realmente o deixa mais lento enquanto você pula no mapa é a necessidade de usar o mapa para saber aonde está indo.

Por fim, Grounded tem a base necessária para se tornar um ótimo game de sobrevivência, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Este é o estado atual da investida de Obsidian no gênero de sobrevivência cooperativa. Mas, como outros games que foram citados ao longo deste texto, tudo o que podemos fazer é sentar e esperar para ver se o game  evolua e alcance o ucesso. Torço muito por iso!

Grounded está disponível para Xbox One, Xbox Game Pass e PC com Windows 10 através da Steam.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net e Xbox Ambassador.

Postar um comentário