NEWS!

Gris, Uma Aventura Cativante E Emocionante

Gris, Uma Aventura Cativante E Emocionante

A nova produção do estúdio Nomada Studio, distribuído pela Devolver Digital, trata-se de um game que possui uma bonita aventura e se chama Gris. Mesmo em meio às ruinas, cada elemento desse jogo de plataformas enfatiza sua inegável beleza. Das tomadas de ângulo amplo e da música etérea à maneira delicada como você planeja graciosamente para uma plataforma distante, Gris se entusiasma de maneiras que dificultam o afastamento. E embora leve cerca de apenas quatro horas para chegar ao final da história, o tempo gasto é tão cativante que parece que fará você desejar mais nesta aventura, a qual vale muito a pena conhecer.

Sobre Gris e seu mundo desolado

No game Gris, você será uma jovem que se encontra sozinha em um mundo desolado, onde edifícios arruinados e pilares quebrados dominam a paisagem, remanescentes de uma civilização perdida. Sem dizer uma palavra, a mulher exala solidão, avançando apenas para satisfazer o doloroso sentimento de saudade que agora é sua única companhia. A sensação de perda é palpável e você terá que caminhar por um palácio que poderia cair com uma forte rajada de vento. Além disso, estátuas rachadas estarão presentes, todas de mulheres, onde algumas possuem poses de poder, outras de consideração, mas todas são apenas relíquias de algo que não existe mais.

Quando encontrar, “saboreie” as imagens, porque as estátuas, os edifícios e os pilares podem ser transformados em pó quando pensar em retornar.

O objetivo é obter fragmentos de luz que completem as constelações, permitindo que alcance outras áreas, mas o fluxo é tão sutil que raramente parece que você está concluindo tarefas específicas. Em vez disso, você irá guiar a jovem pelas encostas, pelas varandas e ruínas. Durante grande parte do game, talvez fique perdido(a) enquanto deslizar pelas paisagens serenas, sem saber para onde ir, mas curioso(a) para ver o que irá acontecer com a visão. Estar perdido em Gris é diferente de outras experiência nos games, no entanto; perambular em um novo local tão bonito pode ser muito interessante e divertido.

Enquanto passar pelo mundo de Gris, colete o estranho fragmento de luz e resolva quebra-cabeças para alcançar os fragmentos ao longo do caminho. Esses quebra-cabeças não são puzzles que exigem concentração cuidadosa ou ousadia de tentativa e erro. Em vez disso, você só precisa descobrir como suas habilidades dadas funcionam em uma área específica para continuar sem problemas.

Um pequeno puzzle, mas que traz alegria quando você percebe o quão simples e agradável é a solução!

Gris Figura1Final - Gris, Uma Aventura Cativante E Emocionante

No decorrer da história, encontrará blocos que aparecem quando uma luz brilha sobre eles ou um vento invernal que lança estátuas de gelo em sua imagem, mas nenhum dos quebra-cabeças é apresentado de forma a impedir um jogador. Gris é um game em que sua falta de desafio é uma qualidade positiva, pois qualquer seção frustrante teria descarrilhado o sentimento de paz e serenidade que constrói tão maravilhosamente, à medida que progride. Não há combate ou morte, apenas o prazer de se jogar, de explorar esse mundo, ver visões de tirar o fôlego e mergulhar na trilha melancólica.

Apesar da facilidade dos quebra-cabeças, há surpresas genuínas em como você navega pelo mundo. A magia do Gris é que engloba o conjunto de movimentos variados que você espera em um game de plataforma mais exigente, mas sem esperar maiores dificuldades. Em vez disso, introduz todas as torções de navegação para atraí-lo cada vez mais fundo neste mundo fascinante.

Gris é alegre e ao mesmo tempo triste, uma bela ruína, pois existem contradições que tornam essas experiências tão empolgantes. As surpresas não são reviravoltas ou brindes desbloqueáveis, mas sim momentos em que a mecânica complementa perfeitamente a estética. Todo elemento é usado para engajar seu senso de admiração, mas usa essa beleza de forma única e como poucos games conseguiram alcançar.

Quando subir ao topo da pirâmide, com o sol ficando cada vez mais brilhante e as estrelas acenando, puxe a câmera para trás, para perceber quão pequeno você está diante da majestade do universo.

Gris Figura2Final - Gris, Uma Aventura Cativante E Emocionante

Gris Figura3Final - Gris, Uma Aventura Cativante E Emocionante

Não descarte Gris como um game tão envolvido em seu esplendor artístico que esquece o meio do qual faz parte. No entanto, retire o design e Gris ainda será atraente por causa de seu senso de movimento. A jovem se move com um propósito elegante, é leve em seus pés, mas com a cabeça firme, dando uma sensação de peso que faz com que você sinta que está tentando se libertar da gravidade, mas nunca consegue fazê-lo. Novos poderes são desbloqueados à medida que você se aprofunda na aventura e todos adicionam outra camada de interatividade, que não apenas expande seus horizontes, mas que também é boa para encenar.

Para terminarmos, que tal acompanhar a seguir o trailer de lançamento!

xx
x

Gris entende muito bem como os videogames devem ser e continuamente empurra sua imaginação até que esteja quase explodindo de alegria. As maneiras pelas quais ele se reinventa à medida que você ganha poderes e mergulha cada vez mais neste mundo é realmente especial e assim como sabe exatamente quando puxar a câmera para trás ou introduzir uma nova música, está ciente de quando é hora de dizer adeus.

OgameGris já está disponível para Nintendo Switch, PC (Steam) e Mac OS Classic.

________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário