NEWS!

Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Para todos nós, que denominamos de “gente civilizada”, com nossos hábitos e costumes de grandes centros urbanos, uso demasiado de smartphones e outras riquezas e requintes do chamado mundo moderno, a noção de estar sozinho em uma selva longe de tais confortos e onde tudo quase tudo quer matar, comer, violar, sendo uma fonte perturbadora de horror para muitas pessoas. Você está preparado para “viver” essa experiência?

Com tanto medo consagrado na indústria do cinema como Cannibal Holocaust e, mais recentemente, The Green Inferno (de Eli Roth), seria apenas uma questão de tempo até que esse cenário de pesadelo fosse realizado também nos videogames. Para garantir que o sono seja uma memória distante para os jogadores em todos os lugares, Green Hell não só consegue encapsular essa premissa temível, mas também oferece uma experiência de sobrevivência em sandbox substancialmente inteligente.

É uma sobrevivência sofisticada e aterrorizante, mas que precisa de um polimento extra.

Green Hell Imagem Inicial - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Embora não faltem esforços decentes na questão do sandbox de sobrevivência, nunca houve um que lidasse com um cenário de survival horror que ocorre no cenário realista das selvas sufocantes da Amazônia, recheada de perigos. Deixado sozinho nas profundezas da selva, sem equipamento, comida ou aparente esperança de permanecer vivo, cabe a você descobrir como sobreviver na terra enquanto cria lanças improvisadas, arcos, fogueiras, abrigo e muito mais. Sem spoilers da história!

Nada disso será uma grande surpresa para aqueles de vocês que estão bem internados nos meandros do gênero sandbox de sobrevivência, mas onde Green Hell faz as coisas um pouco diferente é em como lida com as minúcias dessas batidas de sobrevivência. Construir uma fogueira e acendê-la, por exemplo, não é apenas o caso de combinar pedaços de madeira e lançar fogo sobre ela. Em Green Hell, você não deve apenas ter a quantidade correta de madeira para suportar o fogo, mas também criar uma furadeira manual com uma prancha, um pequeno pedaço de madeira e folhas secas para iniciar o fogo.

Da mesma forma, as armadilhas para animais requerem um nível correspondente de inteligência para serem construídas, com a madeira sendo moldada junto com a isca correta sendo colocada dentro. Embora possa parecer um preenchimento desnecessário, eu certamente aprecio o que o desenvolvedor Creepy Jar está buscando aqui em termos de construção de uma experiência sandbox de sobrevivência mais autêntica que o faça passar por uma série de movimentos verossímeis, em vez de apenas interagir com um monte de menus.

O game enfatiza os aspectos psicológicos da sobrevivência em condições extremas. A batalha principal do jogador não é apenas contra a selva, mas para manter sua sanidade.

Green Hell Imagem 2 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Além disso, Green Hell tem mais do que alguns truques digitais a esse respeito. A primeira delas é como lidar com o seu bem-estar; tanto físico quanto mental. Fisicamente falando, como muitos outros jogos desse tipo, há uma boa quantidade de um microgerenciamento. Quer se trate da sua sede, fome, doença ou lesão física, há muito para controlar, a menos que você queira desistir e se entregar para um fim trágico.

Mais uma vez, Green Hell consegue imergir habilmente o jogador, como um ferimento físico, por exemplo, pode ser diagnosticado simplesmente olhando para seus membros e identificando o ferimento que recebeu, permitindo que você o trate de acordo, enquanto um smartwatch prático fornece uma visão mais ampla e fácil para conhecer uma impressão rápida de sua saúde geral.

Muito simplesmente, o nível de sofisticação que Creepy Jar infundiu na questão de sobrevivência em Green Hell é altamente impressionante e é dimensionado de acordo com o jogador. Por exemplo, se você está feliz apenas de viver da terra enquanto tenta se aproximar de seu objetivo, mordiscando cogumelos e bichos ao longo do caminho (embora você precise pesquisar o que é seguro e o que não é para consumo).

Os jogadores mais investidos podem criar raízes na selva construindo uma cabana, começar a plantar e construir um arsenal de armas primitivas para proteção..

Green Hell Imagem 3 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Green Hell, literalmente falando, possui perigo em cada canto. Quer se trate de parasitas na água (aprender a ferver água logo no início é absolutamente uma boa coisa para entender), cobras venenosas, panteras enormes ou pessoas de tribos hostis, a representação do “Inferno Verde” de uma selva amazônica que é tão bela quanto mortal é absolutamente perfeito. Dito isso, se você é novo no gênero, Green Hell oferece uma série de diferentes níveis de dificuldade que aumentam substancialmente a ameaça ao seu personagem.

Como outras ofertas no gênero de terror de sobrevivência, Green Hell negocia com o sentimento constante e crescente de recompensa e satisfação quando você faz algo certo pela primeira vez. Quer seja cozinhar sua primeira refeição ou simplesmente ser capaz de beber água limpa pela primeira vez, porque agora você descobriu como fervê-la corretamente, tudo parece uma conquista adequada e emocionante.

Embora eu tenha tocado nos desafios físicos que você enfrentará ao tentar se manter vivo na selva, Green Hell também atormenta o jogador psicologicamente com todos os tipos de alucinações e visões que ilustram a trama do game e é tão influenciado por Coração das Trevas ou outros horríveis espetáculos canibais produzidos pela indústria cinematográfica.

Uma caixa de areia de sobrevivência com uma sequência de terror psicológico.

Green Hell Imagem 4 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer
Green Hell Imagem 6 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Por ter essa linha narrativa sublinhada por um aspecto psicológico que não é totalmente diferente do que The Forest alcançou anteriormente, Green Hell significativamente se separa de seus companheiros de gênero narrativamente sem objetivo. E aqui está o ponto central da história!

Isto não é apenas uma experiência de sobrevivência sinuosa, em vez disso, este é um esforço de sobrevivência com direção e propósito reais onde a sobrevivência é um meio para um fim, ao invés de apenas o fim em si. Da mesma forma, a missão tutorial embebida em história faz um ótimo trabalho não apenas em apresentá-lo à narrativa, mas também em como ela mostra parte do desafio que você precisará enfrentar.

Se o componente single-player de Green Hell não fosse impressionante o suficiente em seu escopo e execução, então o modo multiplayer online provavelmente irá satisfazer aqueles que procuram por algumas travessuras de sobrevivência mais cooperativas. Com suporte para até quatro jogadores, o modo cooperativo leva os jogadores para o centro da questão de sobrevivência do game, para ver por quanto tempo os jogadores podem trabalhar juntos para sobreviver.

Green Hell é uma verdadeira aventura inesperada e cheia de potencial!

Green Hell Imagem 5 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer
Green Hell Imagem 7 - Green Hell, Uma Visão Aterrorizante Do Gênero Survival Sandbox Que Você Precisa Conhecer

Desprovido da estrutura da história que mantém o lado single-player das coisas penduradas juntas, o modo multiplayer cooperativo de Green Hell representa uma boa distração onde se pode divertir muito enquanto os jogadores lutam não apenas com o ambiente, mas também uns com os outros enquanto tentam sobreviver.

No entanto, onde Green Hell começa a errar, é quando se trata do lado técnico das coisas. Embora possuia um desempenho bom na maior parte, algumas “falhas” do motor de jogo começa a aparecer de vez em quando, com objetos que ocasionalmente caem pelo chão quando colocados no chão e certos ativos que parecem vibrar quando colocados em proximidade de outros ativos.

Apesar disso, também é importante lembrar que Green Hell está realmente fazendo uma série de simulações interessantes que você não vê em nenhum outro jogo deste tipo, como diferentes comportamentos animais, clima dinâmico e como o mundo reage a você e à sua tentativa de viver da terra.

Ainda assim, se Creepy Jar mostrou algo em relação a Green Hell no PC, é que o desenvolvedor atualizaram o jogo! 

Green Hell faz algo único com o gênero sandbox de sobrevivência. Esse foco obstinado em criar uma experiência autêntica de terror de sobrevivência ambientado em um local do mundo real é palpavelmente tenso e agradável. Os desenvolvedores do estúdio Creepy Jar criaram uma experiência única de loucura de terror de sobrevivência ancorada na realidade que todos deveriam jogar. Divirtam-se e tentem sobreviver!

Green Hell, atualmente, se encontra disponível para Nintendo Switch, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, podendo também ser jogado no PlayStation 5 e Xbox Series, atravês das retrocompatibilidades.

______________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Streamer, Parceiro do Facebook Gaming e ArenaXbox.com.br, Idealizador do UniversoNERD.Net, integrante do Podcast GameMania e Xbox Ambassador. Jogador de PlayStation e Xbox!

Postar um comentário