NEWS!

DESPERADOS III: Uma Experiência Tática

DESPERADOS III: Uma Experiência Tática

Os games que possuem uma “pegada” tática não agradam a todas as pessoas, mas eu considero como sendo uma joia especial. Pode ser um exagero, mas não existem muitos com essa caraterística disponíveis no mercado e para a infelicidade de quem gosta muito desse tipo de game. Nesse contexto, Desperados III abusa em táticas em tempo real e foi desenvolvido pela Mimimi Games e publicado pela THQ Nordic.

Além da questão tática, imagine ser capaz de recuperar todos os erros que você cometer, instantaneamente, revivendo cada momento repetidamente até que ocorra conforme o esperado. Em mãos menos astutas, pode parecer um exercício de tentativa e erro. Em Desperados III, no entanto, a história se desdobra de maneira magistral, oferecendo amplo escopo para você sonhar com uma infinidade de planos criativos, além da capacidade de redefinir o quadro rapidamente, caso o plano falhe.

E vai falhar várias vezes! É um processo rápido, que envolve formar uma hipótese, testá-la e jogá-la de lado.

Desperados III imagem 1 1024x576 - DESPERADOS III: Uma Experiência Tática

Sobre Desperados III e sua jogabilidade criativa e recheada de táticas

Os games furtivos podem degenerar em um ciclo de economia e carregamento rápidos. Desperados III é construído em torno desse loop, um aspecto reforçado por um tutorial que o instrui sobre como salvar e carregar rapidamente antes de indicar como lidar com um inimigo. Possui notificações pop-up regulares, informando o tempo desde a última vez que você salvou. Além disso, você pode personalizar esse lembrete, aprimorando o atraso ou desativando-o totalmente, mas o fato de a configuração padrão ser a cada 60 segundos, deve enfatizar a importância de uma estratégia mais ágil e rápida.

O pistoleiro John Cooper e seus amigos são bastante frágeis, mesmo no nível de dificuldade normal, enquanto os quadros de bandidos, demais pistoleiros e vários bandidos armados com rifle contra os quais se deparam são muito da mentalidade de “atirar primeiro e fazer perguntas ou comentários depois”. Então, quando um plano segue para uma direção, geralmente quando uma das gangues é vista ou ocasionalmente um corpo descartado é descuidado, será muito comum morrer e começar novamente do último carregamento.

Ao incentivar a experimentação a todo momento, o game prova ter táticas furtivas onde a criatividade é a chave para prosperar. E vale muito a pena tentar!

Desperados III imagem 2 1024x576 - DESPERADOS III: Uma Experiência Tática
Desperados III imagem 3 1024x576 - DESPERADOS III: Uma Experiência Tática
Fonte: https://mimimi.games/

E Cooper está em busca de vingança, pois passou toda a sua vida adulta na trilha de um homem chamado Frank. De fato, Desperados III conta a história de Cooper principalmente, mas também se entrelaça nos contos mais curtos dos quatro companheiros que ele recruta para formar sua gangue: McCoy, o médico atirador de elite; Hector, o mercenário grisalho; Kate, a noiva fugitiva e fazendeira; e Isabelle, a praticante de “magia negra”. É uma narrativa de vingança ocidental e, ao longo desses personagens, devemos lutar para escapar de vários obstáculos. Mover McCoy e outros personagens para um determinado local, por exemplo, será muito provável que um deles faça um comentário sobre a situação, provocando algumas vertentes mais delicadas e fazendo você pensar em alguma outra alternativa de solução ou até sorrir com a situação.

Em uma missão, grande parte do Desperados III é gasta em um estado de observação, coçando o queixo, com pensamentos profundos, enquanto você pensa em seu próximo passo. Os inimigos patrulham cada nível e é seu trabalho monitorar as rotas, observando onde poderá cruzar com outros inimigos e tentando isolar um ponto cego onde você pode passar despercebido ou com menos combate. Cada mapa se torna uma rede de dados, com todos os inimigos vinculados a um ou mais outros por linhas de visão.

Contemple a visão da missão antes que você sinta vontade de tentar solucionar algum tipo de quebra-cabeça, pois o ideal é remover cada peça (capanga) sem que nenhuma das outras perceba seu desaparecimento.

Desperados III imagem 4 1024x576 - DESPERADOS III: Uma Experiência Tática

À medida que avança na história, irá perceber que paciência e diligência são palavras essenciais, mas recompensadoras. É fácil passar alguns minutos observando, tentando absorver todas as informações sobre os obstáculos que está prestes a enfrentar. O que torna o seu próximo passo tão taticamente satisfatório é a interação entre os diferentes tipos de comportamento dos inimigos e a ampla gama de habilidades dos personagens. Tudo isso funciona porque o comportamento do inimigo é previsível à medida que você observa suas ações, o que significa que você pode fazer um plano munido de pleno conhecimento de como cada inimigo reagirá. Por exemplo: você sabe que quando Cooper jogar uma moeda por trás de um bandido, o dito cujo irá se virar por tempo suficiente para permitir que Hector passe. O resto é contigo!

Os níveis são tão projetados, tão cheios de peças interligadas que quando você executa seu plano, sempre há algo que não levou em consideração, algum fator adicional que interrompe a intenção ideal. O guarda no telhado, que pode ver Kate enfrentando, talvez, ou o inimigo que você esperava distrair, vê as pegadas de Hector na lama, ou talvez Cooper não tenha tido tempo suficiente para se livrar do corpo.

Pois é, caros leitores! É possível improvisar sua maneira de resolver esse problema, mas na maioria das vezes, a melhor jogada é simplesmente pressionar a tecla de carregamento rápido e tentar novamente.

Desperados III imagem 5 1024x576 - DESPERADOS III: Uma Experiência Tática

É notável que essa rotina de economia e também de carregamento rápido nunca se torna frustrante. Em vez disso, parece libertador! Você é livre para experimentar coisas novas e também todos os tipos de ideias que considere malucas. Na maioria das vezes, porém, parece que você está gradualmente aprimorando o que é inicialmente uma jogada vaga, e cada nova tentativa adiciona mais definição até que, eventualmente, a estratégia de sucesso tome forma e prossiga. Além de tudo isso, temos um conjunto de missões cada vez mais longas e complicadas e que agite continuamente os cenários, reorganizando ou introduzindo novos elementos para que cada missão consiga lançar um novo desafio e testá-lo para reinventar novas estratégias até alcançar o progresso. Cada momento valerá toda a sua experiência!

Uma coisa que considero interessante é que poderá repetir cada missão para ganhar distintivos ao concluir certas tarefas consideradas complicadas, como vencer a missão sem usar armas de fogo ou não pisar em certas superfícies e nem matar alguns inimigos. Existem até missões de desafio adicionais desbloqueadas que redirecionam os mapas existentes com objetivos totalmente novos, alguns dos quais se mostraram entre os mais agradáveis e taticamente satisfatórios ao longo da gameplay.

Está curioso para testar Desperados III? Se jogar, por favor, me conte sua experiência e vamos trocar mais ideias deste que considero um dos melhores games deste ano.

Por fim, a experiência com Desperados III é de tirar o fôlego. É um game inteligente e astuto, de furtividade e pensamento tático que, graças a um sistema de economia rápida generoso e uma enorme riqueza de pistas visuais informativas, o leva a mexer com todos os brinquedos que ele tem a oferecer e a explorar completamente os espaços de possibilidade de seus níveis mais elaborados.

Desperados III está disponível para as plataformas Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows e Mac OS.

_____________________________________________________________________________

Se você gostou, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

Professor, Colunista do Arena Xbox e XPGG, Idealizador do http://UniversoNERD.Net e Streamer do #TeamSparkers na MIXER. Curte Games, Tech e Ciência.. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário