NEWS!

Ashen, Uma Visão Diferente De Relacionamento

Ashen, Uma Visão Diferente De Relacionamento

Contando uma história envolvendo a natureza cíclica da luz e das trevas e possuindo tanto combate focado na resistência quanto os chefes maiores, Ashen é fácil de se comparar com o Dark Souls, como sendo uma versão indie da famosa franquia. No entanto, Ashen estabelece sua própria identidade, oferecendo uma experiência que se concentra na criação de um senso de comunidade e confiança com aqueles que você conhece. O sistema de armas pode eliminar alguns dos elementos mais estratégicos do combate do game ao jogar em solo, mas mesmo assim, o game oferece uma incrível aventura, sozinho ou com amigos.

Sobre Ashen, cooperação e relacionamentos

No novo game do estúdio Aurora44, você começa como um “ninguém” ouvindo a origem de seu mundo, suas três raças, e como tudo ficou coberto de escuridão após o desaparecimento do “Ashen“, uma figura divina de imenso poder. Quando uma explosão repentina traz brevemente a luz de volta à terra, permitindo que todos vejam claramente pela primeira vez em anos, faz uma busca pelo Ashen na esperança de que seu retorno afaste os últimos vestígios de escuridão. Liderando o ataque, você assume um acampamento de bandidos e o transforma em um posto avançado chamado Vagrant’s Rest. A partir deste ponto, você terá que partir para o mundo em busca de pessoas para se juntar à sua nova casa e tentar encontrar o Ashen.

Sua jornada levará de um ponto de deslocamento rápido para o próximo em uma série interconectada de ambientes abertos, onde encontrará diversos tipos de inimigos ao longo do caminho. Cavernas e castelos irão lhe seduzir para explorar o caminho e desfrutar de longas expedições para armas, armaduras e tesouros escondidos. Você precisará correr e pular na sua maior parte no início, mas os controles parecem razoavelmente “duos”. Neste game, desbloquear uma nova e divertida habilidade de navegação no meio fará com que você volte a locais antigos para procurar por segredos para os quais não poderia encontrar antes.

Existem poucas opções para combates, então na maioria das vezes, você estará no meio das coisas com seus oponentes e tentando manobrar uns aos outros. Atacar, defender e esquivar-se de todos irá usar quantidades diferentes de energia,e administrar com cuidado o quanto você ainda tem é a chave para a sobrevivência.

Se você já jogou Dark Souls, Ashen funciona de maneira semelhante!

Ashen figura1 final - Ashen, Uma Visão Diferente De Relacionamento

Em suas viagens, você irá precisar recrutar personagens e os enviar de volta ao “Vagrant’s Rest” para se estabelecer, onde poderá interagir para missões secundárias e itens especiais. A maioria vai se juntar a você em sua aventura sempre que sair do acampamento, ajudando-o em combate e revivendo-o. Eles também podem ajudar com a exploração, já que as portas da masmorra exigem que duas pessoas abram e algumas bordas só podem ser alcançadas se uma equipe impulsionar uma à outra. Quanto mais pessoas se juntarem ao Vagrant’s Rest e você completar mais quests, seu assentamento crescerá. Estradas são pavimentadas, estruturas são construídas e a comunidade se torna uma cidade próspera.

Infelizmente, não é possível administrar tudo, mas há pequenos acenos divertidos para as missões que você precisará enfrentar. A personagem Vorsa usa uma roupa composta das peles dos animais que você acabou caçando, por exemplo, e a personagem Eila constrói uma doca para que você possa descer o rio próximo em um barril. Em um game onde os inimigos estão constantemente reaparecendo, é gratificante ver seu trabalho duro realmente tendo um impacto permanente no curso da história.

Se você jogar online, entrará em um mundo compartilhado, pois utros jogadores aparecerão como os NPCs que você recrutou para o Vagrant’s Rest. Sem bate-papo por voz, as ações definem o caráter de uma pessoa e isso pode formar laços poderosos que duram toda a história. Eu trouxe comigo um Jokell controlado por computador, torcendo por ele quando faz algo incrível e largando tudo para reanimá-lo quando ele caiu.

É um exemplo bastante simples de transferência no trabalho quando tudo está dito e feito, mas é gostoso criar essa confiança com o personagem.

Ashen figura2 final - Ashen, Uma Visão Diferente De Relacionamento

Se trabalhar com os outros não é seu forte, poderá jogar offline com NPCs ou usar um item de game anterior que lhe permita jogar completamente sozinho. Certamente aumenta a dificuldade de Ashen de tocar sem os outros e cria uma experiência mais tradicional como a de Souls. No entanto, o maior desafio de jogar sozinho não vale a pena perder as desventuras em que você se encontra quando viaja com outro personagem. Mesmo se você jogar offline com personagens controlados por computador, você ainda formará ligações com um ou dois deles, e isso melhora toda a experiência de Ashen. Se você realmente quer esse desafio maior, há um modo que reduz sua saúde e resistência máximas, o que é uma maneira muito melhor de tornar o jogo mais difícil.

Em Ashen, as armas podem ser de três tipos: machado, taco/martelo ou lança. Entretanto, ferramentas da mesma classe podem ser bem diferentes. Alguns eixos usam uma animação vertical que permite que você dê o salto em seu inimigo antes que ele reaja, enquanto outros têm uma barra horizontal que pode atingir mais facilmente vários alvos. Os problemas surgem quando você está jogando com NPCs, já que será incapaz de escolher qual arma um personagem controlado por computador traz para a batalha.

Praticamente todos os inimigos podem ser atacados com qualquer arma, mas existem alguns locais e uma batalha de chefe onde a velocidade de animação de uma arma tem um efeito substancial sobre você e as chances do seu parceiro. Não ter a opção de escolher a arma do seu parceiro introduz um elemento de sorte em algumas batalhas que devem ser inteiramente baseadas na habilidade. Apesar de como você joga, batalhas com chefes são de onde a maioria de suas mortes provavelmente virão, já que cada uma dura entre 5 a 15 minutos.

E não há dois chefes se comportando da mesma maneira!

Ashen figura3 final - Ashen, Uma Visão Diferente De Relacionamento

Em alguns casos, encontrar o truque de um chefe torna a batalha mais fácil, mas também pode apenas mudar a forma como ela irá se desenrolar. Em vez de sentir que precisa da mesma estratégia repetidamente contra cada chefe, você é ocasionalmente recompensado por experimentar e tentar algo novo. Isso ajuda a diminuir qualquer frustração que possa surgir da perda repetida para o mesmo inimigo.

Por fim, o game Ashen faz mais do que suficiente para diferenciá-lo de outros e, embora seu combate utilize a mesma mecânica focada na resistência, a inclusão de recursos que promovem o senso de comunidade com os personagens cria uma experiência totalmente diferente. É frustrante desovar e ver que seu parceiro controlado por computador tem uma arma que não é complementa a que você está usando. No entanto, mesmo quando se joga com NPCs, os esforços de seus aliados para ajudá-lo na batalha fazem com que você se importe com os destinos do colorido elenco de pessoas que você encontra em sua jornada. As relações que você forja definem sua aventura, onde ajudar seus amigos será essencial para seguir adiante através deste belo mundo,

Para terminarmos, que tal acompanhar a seguir o trailer de lançamento!

x

O game Ashen já está disponível para Xbox One e PC (Steam).

________________________________________________________________________

Se você gostou deste artigo, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas

Postar um comentário